Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
 
Administração
 
Disciplina: EAD0908 - Gestão de Negócios Sustentáveis
Sustainable Business Management

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2023 Desativação:

Objetivos
Compreender de que forma os negócios sustentáveis podem ser uma fonte de vantagem competitiva e de impacto positivo na sociedade, interpretando exemplos discutidos nas aulas. 
Analisar como os negócios podem ser geridos de maneira que a sustentabilidade faça parte de sua estratégia, contrastando diferentes modelos de negócios. 
Colaborar na pesquisa e escrita para um trabalho em formato de artigo acadêmico sobre um estudo de caso envolvendo gestão socioambiental de acordo com a estrutura proposta
Escrever um trabalho em formato de artigo acadêmico sobre um estudo de caso envolvendo gestão socioambiental de acordo com a estrutura proposta
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
203945 - Adriana Marotti de Mello
1084243 - Flávio Hourneaux Junior
1013604 - Graziella Maria Comini
2974821 - Kavita Miadaira Hamza
 
Programa Resumido
Desempenho e indicadores de sustentabilidade
Modelos de negócio sustentáveis
Consumo sustentável
Inovação socioambiental
Gestão de cadeias de suprimento circulares
Gestão de negócios sociais: princípios e estratégias

Oferecimento: Semi-presencial
 
 
 
Programa
Desempenho e indicadores de sustentabilidade
Sustentabilidade Organizacional
Estratégia e Modelos de negócio sustentáveis
Consumo sustentável
Certificação sustentável
Gestão de portfolio de produtos sustentáveis
Inovação socioambiental
Economia circular
Economia regenerativa
Gestão de cadeias de suprimento circulares (fechadas / híbridas)
Empreendedorismo Socioambiental e Gestão de negócios sociais: princípios e estratégias
 
 
 
Avaliação
     
Método
Participação em sala de aula: 20% Entregas e exercícios: 30% Trabalho final: 50%
Critério
O aluno terá direito a recuperação se obter média final entre 3,0 (três e zero) e 4,9 (quatro e nove) e no mínimo 70% de frequência.
Norma de Recuperação
O aluno será submetido a uma avaliação cuja nota terá peso de 50% na média final.
 
Bibliografia
     
Abbott, A.; Nandeibam, S.; O'Shea, L. (2011). Explaining the variation in household recycling rates across the UK. Ecological Economics, 70, 2214-2223. 
Austin. 2002. The Collaboration Challenge: How Non profits and Businesses succeed Through Strategic Alliances. San Francisco, CA: Jossey –Bass
Austin, J.; Reficco, E.; et al. Creating social and economic value. 2006. In: SEKN – Social Enterprise Knowledge Network. Effective management of social enterprises: lessons from business and civil society organizations in IberoAmerica. Cambridge, MA: Harvard University.
Borzaga, C., & Galera, G. 2009. Social enterprise: An international overview of its conceptual evolution and legal implementation. Social Enterprise Journal, 5 (3): 210-228.
Bosi, A. 2002. Cultura brasileira: Temas e situações. São Paulo: Editora Ática.
Brugmann, J., & Prahalad, C.K. 2007. Co-Creating Business’s: New Social Compact. Harvard Business Review. Feb2007: 80-90.
Comini, G. 2011. Negócios Sociais e Inclusivos: um panorama da diversidade conceitual. In: Ashoka, Mapa de Soluções Innovadores. São Paulo.
Dalmarco, D.A.S.; Hamza, K.M.; Aoqui, C. (2015). The Implementation of Product Development Strategies Focused on Sustainability: From Brazil—The Case of Natura Sou Cosmetics Brand. Environmental Quality Management, Spring. 
Dawar, N., & Chattopadhyay, A. 2002. Rethinking Marketing Programs for Emerging Markets. Long Range Planning, 35 (5): 457-474. 
Dees, J. 1998. The Meaning of Social Entrepreneurship. Boston, MA: Harvard Business School.
Dyllick, T.; Rost, Z. (2017). Towards true product sustainability. Journal of Cleaner Production, 262, 346-360.
Elkington, J. (1999). Triple bottom-line reporting: looking for balance. Australian CPA, 69(2).
Fischer, R. Intersectoral alliances and the reduction of social exclusion. 2006. In: SANBORN, Cynthia; PORTOCARRERO, Felipe (eds.); et al. Philanthropy and social change in Latin America. Boston, MA: Harvard University David Rockefeller Center for Latin American Studies.
Freyre, G. 2006. Casa grande e senzala. Rio de janeiro: Global Editora.
George, Gerard, Howard-Grenville, Jennifer, Joshi, Aparna and Tihanyi, Laszlo (2016).
Understanding and Tackling Societal Grand Challenges through Management Research,
Academy of Management Journal, Vol. 59, No. 6, 1880–1895. http://dx.doi.org/10.5465/amj.2016.4007
Gleim, M. R.; Smith, J. S.; Andrews, D.; Cronin Jr, J. J. (2013). Against the Green: A Multi-method Examination of the Barriers to Green Consumption. Journal of Retailing, 89(1). 
Guide, V. D. R., & Van Wassenhove, L. N. (2009) The Evolution of Closed-Loop
Supply Chain Research. Operations Research, 57 (1), 10-18.
Hart, S. 2011. Taking the green leap to the base of the pyramid. In: T. London, & S. Hart (Eds). 2011.Next Generation Business Strategies for the Base of the Pyramid. New Jersey: Pearson Education
Haws, K.L.; Winterich, K.P.; Naylor, R.W. (2014). Seeing the world through GREEN-tinted glasses: Green consumption values and responses to environmentally friendly products. Journal of Consumer Psychology, 24 (3) 336-354.
Hudon, M. 2009. Should Access to Credit be a Right? Journal of Business Ethics, 84 (1):17-28.
Jansen, D.; Langen, N. (2017). The bunch of sustainability labels: do consumers differentiate? Journal of  Cleaner Production, 143, 1233-1245. 
Khanna, T., & Palepu, K. 2006. Emerging Giants: Building World-Class Companies in Developing Countries. Harvard Business Review, 84 (10). 
London, T., Hart, S. 2011.Next Generation Business Strategies for the Base of the Pyramid. New Jersey: Pearson Education.
Márquez,P., Reficco, E., & Berger,G. 2010. Conclusiones: aprendizajes sobre el desarrollo de negocios inclusivos. In: P. Márquez, E. Reficco, & G. Berger (Eds). Negocios inclusivos - Iniciativas de mercado con los pobres de Iberoamérica. Bogotá, Colômbia: Amaral Editores.
Martin, C.J. (2016). The sharing economy: A pathway to sustainability or a nightmarish form of neoliberal capitalism? Ecological Economics, 121, 149-159. 
Ngobo, P. V. (2011). What Drives Household Choice of Organic Products in Grocery Stores? Journal of Retailing, 87(1).
Porter, M. Kramer, M. 2011. Creating Shared Value. Harvard Business Review. Jan-Feb 2011.
Portocarrero and Delgado.2010. Negocios Inclusivos y generación de valor social in: In: MÁRQUEZ,P.; REFICCO, E.; BERGER,G. Negocios inclusivos - Iniciativas de mercado con los pobres de Iberoamérica. Bogotá, Colômbia: Amaral Editores / BID.
Prahalad, C. K., & Hart, S. 2002. The Fortune at the Bottom of the Pyramid. Strategy + Business, 1 (26).
Prothero,A.; Dobsha, S.; Freund, J.; Kilbourne, W. E.; Luchs, M. G.; Ozanne, L. K.; Thøgersen, J. (2011). Sustainable Consumption: Opportunities for Consumer Research and Public Policy. Journal of Public Policy & Marketing, 30(1).
Reficco, E. 2010. Negocios Inclusivos y Responsabilidad Social: un Matrimonio Complejo. Debates IESA, XV (3).
Sarkis, J., Zhu, Q. and Lai, K.H. (2011). An organizational theoretic review of green supply chain management literature, International Journal of Production Economics, 130 (1), pp. 1-15.
Sen, A. 2000. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras.
Stindt, D., Quariguasi Frota Neto, J., Nuss, C., Dirr, M., Jakowczyk, M., Gibson, A. and Tuma, A., 2017. On the attractiveness of product recovery: The forces that shape reverse markets. Journal of Industrial Ecology, 21(4), pp.980-994.
Travaglini, C., Bandini, F., & Mancinone, K. 2008. Social Enterprise Across Europe: a comparative study on legal frameworks and governance structures. Report , 2008.
Thøgersen, J., Haugaard, P., & Olesen, A. (2010). Consumer responses to ecolabels. European Journal of Marketing, 44(11/12), 1787-1810.
United Nations Environmental Program (UNEP). (2015). Eco-labelling. Retrieved from http://www.unep.org/resourceefficiency/Default.aspx?tabid=101342.
U. S. Environmental Protection Agency. (1998). Environmental Labeling – Issues, Policies and Practices Worldwide. Washington: EPA. Retrieved from http://www2.epa.gov/sites/production/files/2015-09/documents/wwlabel3.pdf. 
Young, D. Alternative Perspectives on Social Enterprise. 2009. In: J. Cordes, & E. Steuerle (eds.). Nonprofits and Business, Washington, D.C.: The Urban Institute Press.
Young, W.; Hwang, K.; McDonald, S.; Oates, C. J. (2010). Sustainable consumption: green consumer behavior when purchasing products. Sustainable Development, 18(1).
Yunus, M. 2007. Creating a World without poverty: Social Business and the future of capitalism. New York: Public Affairs.
 

Clique para consultar os requisitos para EAD0908

Clique para consultar o oferecimento para EAD0908

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP