Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
 
Administração
 
Disciplina: EAD0913 - Gestão de Projetos de Desenvolvimento de Novos Produtos e Processos
Management of New Product and Process Development Projects

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
-Entender e Analisar os principais conceitos de Gestão de Projetos Estratégia de Negócios, Importância da Inovação na Área Comercial e Estratégia de Operações aplicados à Gestão de Inovação de Produtos e Processos.
-Analisar as situações e cenários possíveis no Projeto de Desenvolvimento para avaliar as melhores alternativas estratégicas e melhores conceitos para o desenvolvimento do novo produto e/ou processo.
-Compreender e Analisar os principais aspectos de inovação em produtos e processos relacionados a necessidades dos mercados, à gestão da organização e das capacidades produtivas e criativas
-Compreender a importância de projetar produtos e processos que satisfaçam as necessidades dos mercados com performance, funcionalidade, eficiência, sustentabilidade para a sociedade e comunidades envolvidas em todo o processo e seu alinhamento às diretrizes de ESG.
-Trabalhos em Equipe para compreensão e aplicação de conceitos importantes do Projeto de Desenvolvimento.
-Escrever relatório sobre estratégias e etapas do Projeto de Desenvolvimento
-Pesquisar e analisar informações e conceitos sobre estratégias de gestão, de planejamento de marketing e de operações no contexto do projeto de desenvolvimento
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
204522 - Alceu Salles Camargo Júnior
3454983 - Edson Crescitelli
5353963 - Felipe Mendes Borini
73829 - Lino Nogueira Rodrigues Filho
 
Programa Resumido
1-Gestão Estratégica do Desenvolvimento de Novos Produtos e Processos
2-Gestão de Prototipagem no Desenvolvimento
3-Gestão do Desenvolvimento de Produtos Plataformas
4-Gestão do Desenvolvimento de Diferentes Tipos de Inovações
5-Gestão de Projetos
6-Definição do Projeto
7-Planejamento do Projeto
8-Execução do Projeto
9-Tipos de Novos Produtos 
10-Gerenciamento do Processo de Desenvolvimento
11-Teste de Mercado

 
 
 
Programa
1-Gestão Estratégica do Desenvolvimento de Novos Produtos e Processos
·         Desafios e Objetivos do Desenvolvimento
·         O Funil do Desenvolvimento, Gestão do Processo e Etapas
·  O Plano Agregado, Alinhamento Estratégico e Balanceamento de Projetos
2-Gestão de Prototipagem no Desenvolvimento
·         Projeto Integrado e Multidisciplinar
·         Diferentes Tipos de Protótipos e suas Funções
3-Gestão do Desenvolvimento de Produtos Plataformas
·         Gestão de Tecnologias e Recursos para o Produto Plataforma
·         Projeto Funcional e Projeto Modular
4-Gestão do Desenvolvimento de Diferentes Tipos de Inovações
·         Projetos Disruptivos ou Breakthrough
·         Projetos Derivados ou Incrementais
·         Projetos de Inovações Arquiteturais e de Sistemas
5-Gestão de Projetos
·         Áreas de Conhecimento de Gestão de Projetos
·         Ciclo de Vida de Gestão de Projetos
·         Diferenças de Metodologia Cascata e Ágil
6-Definição do Projeto
·         Termos de Abertura do Projeto
7-Planejamento do Projeto
·         Custo, Tempo, Escopo, Qualidade, Equipe, Risco
8-Execução do Projeto
·         Técnicas de Execução da Metodologia Cascata e Ágil
9-Tipos de Novos Produtos
·         Evoluções e Inovações
·         Pesquisas sobre Tendências de Mercado
·         Fatores de Sucesso e Fracasso de Novos Produtos
10-Gerenciamento do Processo de Desenvolvimento
·         Geração e Seleção de Ideias
·         Desenvolvimento e Teste do Conceito
·         Desenvolvimento da Estratégia de Marketing
11-Teste de Mercado
·         Etapas do Processo de Adoção
·         Fatores de Influência no Processo de Adoção.

 
 
 
Avaliação
     
Método
A Avaliação será feita com base em trabalhos e atividades individuais ou em grupo (MT, média dos trabalhos) feitos nas aulas ao longo da disciplina, também no Trabalho Final (Projeto de Inovação) e na Prova (P), conforme a expressão abaixo: Nota=40% Prova + 40% Projeto de Inovação + 20% Atividades Individuais ou em Grupo (MT)
Critério
O aluno terá direito a recuperação se obter média final entre 3,0 (três e zero) e 4,9 (quatro e nove) e no mínimo 70% de frequência.
Norma de Recuperação
O aluno será submetido a uma avaliação cuja nota terá peso de 50% na média final.
 
Bibliografia
     
Carvalho, M. M. & Rabechini JR., R. Fundamentos em gestão de projetos. Construindo competências para gerenciar projetos (5. ed.). São Paulo: Atlas. 2019
Lynn, G. S. & Akgün, A. E.  1998. Innovation strategies under uncertainty: a contigency approach for new product development. Engineering Management Journal, 10(3): 11-17.
Robertson, D. & Ulrich, K. T. 1998. Planning for product platforms. Sloan Management Review, 39(4): 19-31.
Thomke, S. 2001. Managing digital design at BMW. Design Management Journal, 12(2): 20-28.
Wheelwright, S. C. & Clark, K. B. 1992. Creating project plans to focus product development. Harvard Business Review, 70(2): 70-82.
 

Bibliografia Complementar

ANDERSON, James; NARUS, James – Value Merchants  Harvard Business Review Press  (2007).
GALE, Bradley T. - Gerenciando o Valor do Cliente , São Paulo: Ed Pioneira  (1996).
MOORE,GEOFFREY- Atravessando o Abismo Marketing e Vendas de Produtos Disruptivos Para Clientes tadicionais- Rio de Janeiro  Alta Books  2018.
HARARI Y N SAPIENS Uma Breve Historia da Humanidade L&PM Porto Alegre 2017
KOTLER P KARTAJAYA Marketing 4.0 2017
KOTLER, KARTAJAYA, SETAWAN (2021). Marketing 5.0 2021
 LAMBIN, J.J. -  “Le Marketing Stratégique et Operationel”: 4a edição, McGraw-Hill, 2007 , PARIS.
NATER SILVE , O Sinal e o Ruído Intrinseca Editora , Rio de Janeiro 2013
SIMON, Hermann; Gerencie para o Lucro e não para a Participação de Mercado  2007
ZOOK Chris -  “O Lucro pelo Core Business  “Campus Rio de Janeiro  2010
W.CHAN KIM;RENÉE MAUBORGNE – A Estratégia do Oceano Azul Editora Campus Rio de Janeiro 2005
W.CHAN KIM I A TRANSIÇÀO PARA O OCEANO AZUL GMT Rio de Janeiro . 2017
 

Clique para consultar os requisitos para EAD0913

Clique para consultar o oferecimento para EAD0913

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP