-Entender e Analisar os principais conceitos de Gestão de Projetos Estratégia de Negócios, Importância da Inovação na Área Comercial e Estratégia de Operações aplicados à Gestão de Inovação de Produtos e Processos. -Analisar as situações e cenários possíveis no Projeto de Desenvolvimento para avaliar as melhores alternativas estratégicas e melhores conceitos para o desenvolvimento do novo produto e/ou processo. -Compreender e Analisar os principais aspectos de inovação em produtos e processos relacionados a necessidades dos mercados, à gestão da organização e das capacidades produtivas e criativas -Compreender a importância de projetar produtos e processos que satisfaçam as necessidades dos mercados com performance, funcionalidade, eficiência, sustentabilidade para a sociedade e comunidades envolvidas em todo o processo e seu alinhamento às diretrizes de ESG. -Trabalhos em Equipe para compreensão e aplicação de conceitos importantes do Projeto de Desenvolvimento. -Escrever relatório sobre estratégias e etapas do Projeto de Desenvolvimento -Pesquisar e analisar informações e conceitos sobre estratégias de gestão, de planejamento de marketing e de operações no contexto do projeto de desenvolvimento
1-Gestão Estratégica do Desenvolvimento de Novos Produtos e Processos 2-Gestão de Prototipagem no Desenvolvimento 3-Gestão do Desenvolvimento de Produtos Plataformas 4-Gestão do Desenvolvimento de Diferentes Tipos de Inovações 5-Gestão de Projetos 6-Definição do Projeto 7-Planejamento do Projeto 8-Execução do Projeto 9-Tipos de Novos Produtos 10-Gerenciamento do Processo de Desenvolvimento 11-Teste de Mercado
1-Gestão Estratégica do Desenvolvimento de Novos Produtos e Processos · Desafios e Objetivos do Desenvolvimento · O Funil do Desenvolvimento, Gestão do Processo e Etapas · O Plano Agregado, Alinhamento Estratégico e Balanceamento de Projetos 2-Gestão de Prototipagem no Desenvolvimento · Projeto Integrado e Multidisciplinar · Diferentes Tipos de Protótipos e suas Funções 3-Gestão do Desenvolvimento de Produtos Plataformas · Gestão de Tecnologias e Recursos para o Produto Plataforma · Projeto Funcional e Projeto Modular 4-Gestão do Desenvolvimento de Diferentes Tipos de Inovações · Projetos Disruptivos ou Breakthrough · Projetos Derivados ou Incrementais · Projetos de Inovações Arquiteturais e de Sistemas 5-Gestão de Projetos · Áreas de Conhecimento de Gestão de Projetos · Ciclo de Vida de Gestão de Projetos · Diferenças de Metodologia Cascata e Ágil 6-Definição do Projeto · Termos de Abertura do Projeto 7-Planejamento do Projeto · Custo, Tempo, Escopo, Qualidade, Equipe, Risco 8-Execução do Projeto · Técnicas de Execução da Metodologia Cascata e Ágil 9-Tipos de Novos Produtos · Evoluções e Inovações · Pesquisas sobre Tendências de Mercado · Fatores de Sucesso e Fracasso de Novos Produtos 10-Gerenciamento do Processo de Desenvolvimento · Geração e Seleção de Ideias · Desenvolvimento e Teste do Conceito · Desenvolvimento da Estratégia de Marketing 11-Teste de Mercado · Etapas do Processo de Adoção · Fatores de Influência no Processo de Adoção.
Carvalho, M. M. & Rabechini JR., R. Fundamentos em gestão de projetos. Construindo competências para gerenciar projetos (5. ed.). São Paulo: Atlas. 2019 Lynn, G. S. & Akgün, A. E. 1998. Innovation strategies under uncertainty: a contigency approach for new product development. Engineering Management Journal, 10(3): 11-17. Robertson, D. & Ulrich, K. T. 1998. Planning for product platforms. Sloan Management Review, 39(4): 19-31. Thomke, S. 2001. Managing digital design at BMW. Design Management Journal, 12(2): 20-28. Wheelwright, S. C. & Clark, K. B. 1992. Creating project plans to focus product development. Harvard Business Review, 70(2): 70-82. Bibliografia Complementar ANDERSON, James; NARUS, James – Value Merchants Harvard Business Review Press (2007). GALE, Bradley T. - Gerenciando o Valor do Cliente , São Paulo: Ed Pioneira (1996). MOORE,GEOFFREY- Atravessando o Abismo Marketing e Vendas de Produtos Disruptivos Para Clientes tadicionais- Rio de Janeiro Alta Books 2018. HARARI Y N SAPIENS Uma Breve Historia da Humanidade L&PM Porto Alegre 2017 KOTLER P KARTAJAYA Marketing 4.0 2017 KOTLER, KARTAJAYA, SETAWAN (2021). Marketing 5.0 2021 LAMBIN, J.J. - “Le Marketing Stratégique et Operationel”: 4a edição, McGraw-Hill, 2007 , PARIS. NATER SILVE , O Sinal e o Ruído Intrinseca Editora , Rio de Janeiro 2013 SIMON, Hermann; Gerencie para o Lucro e não para a Participação de Mercado 2007 ZOOK Chris - “O Lucro pelo Core Business “Campus Rio de Janeiro 2010 W.CHAN KIM;RENÉE MAUBORGNE – A Estratégia do Oceano Azul Editora Campus Rio de Janeiro 2005 W.CHAN KIM I A TRANSIÇÀO PARA O OCEANO AZUL GMT Rio de Janeiro . 2017