Aplicar os principais conceitos de comercio internacional , utilizando os em ambientes de incerteza mas fundamentais para a empresa Analisar através de estudos de casos investigando os efeitos da teoria do Comercio Internacional na gestão das empresas Propor estratégias de internacionalização para as empresas traçando as ações resultantes das mesmas Identificar conceitos importantes reconhecendo nas discussões de grupo as situações práticas onde os mesmos possam ser utilizados Produzir apresentação oral de casos e seminários criando estímulos para que haja interação em sala de aula
Introdução ao Comercio Internacional Vantagem Comparativa e Vantagem Competitiva Conjuntura Econômica Mundial Histórico da Globalização O Crescimento do Protecionismo Fatores que afetam os IDE Investimentos Diretos Estrangeiros Negociação Internacional e Relações interculturais Oferecimento: Presencial/Online
1.Introdução ao Comércio Internacional a. Agentes mais importantes , exportadores , importadores b. Arcabouço Legal e Organismos Reguladores Internacionais 2.Vantagem Comparativa e Vantagem Competitiva a. De David Ricardo a Michael Porter b. Fontes de Vantagem Comparativa e de Vantagem Competitiva 3. Conjuntura Econômica Mundial a. Diversos fatores que impactam o crescimento da economia mundial b. Fatores que tornam diferentes as taxas de crescimento nas diversas regiões c. Papel dos blocos regionais de comércio 4. Histórico da Globalização a. A influencia da Tecnologia da Informação no crescimento da globalização b. Impacto do comercio eletrônico no futuro do Comércio Internacional c. A entrada dos países asiáticos – Japão, Coreia e China – e seus impactos 5. O crescimento do protecionismo a. As limitações do conceito de livre comércio b. Diferenças entre protecionismos : países desenvolvidos X países emergentes c. As barreiras utilizadas 6. Fatores que afetam os IDEs Investimentos Diretos Estrangeiros a. Como as empresas multinacionais tomam suas decisões de investimentos no exterior b. As Regiões que recebem mais investimentos do exterior 7. Negociação Internacional e Relações Interculturais a. O papel da cultura no desenvolvimento das nações e na forma da gestão de suas empresas b . A complexidade da negociação internacional
Krugman ,P & Wells , R. “Introdução à Economia”, Campus , 2007 Dicken, P. “ Global Shift “ 2012 . The Guilford Press Cavusgil, ST, Knight G & Riesenkerger, J “International Business : The new realities “ Pearson 2020 Stiglitz J & Marsh, C. – “Introdução á Microeconomia” . Campus.2003