Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
 
Administração
 
Disciplina: EAD0914 - Economia e Negócios Internacionais
Economics and International Business

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Aplicar os principais conceitos de comercio internacional , utilizando os  em ambientes de incerteza mas fundamentais para a empresa

Analisar através de estudos de casos investigando os efeitos da teoria do Comercio Internacional na gestão das empresas 

Propor estratégias de internacionalização para as empresas traçando as ações resultantes das mesmas 

Identificar conceitos importantes reconhecendo nas discussões de grupo as situações práticas onde os mesmos possam ser utilizados 

Produzir apresentação oral de casos e seminários criando estímulos para que haja interação em sala de aula
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5848082 - Gilmar Masiero
77542 - Paulo Roberto Feldmann
 
Programa Resumido
Introdução ao Comercio Internacional 
Vantagem Comparativa e Vantagem Competitiva
Conjuntura Econômica Mundial
Histórico da Globalização
O Crescimento do Protecionismo 
Fatores que afetam os IDE Investimentos Diretos Estrangeiros
Negociação Internacional e Relações interculturais

Oferecimento: Presencial/Online
 
 
 
Programa
1.Introdução ao Comércio Internacional
      a. Agentes mais importantes , exportadores , importadores 
      b. Arcabouço Legal e Organismos Reguladores Internacionais
2.Vantagem Comparativa e Vantagem Competitiva
       a. De David Ricardo a Michael Porter 
       b. Fontes de Vantagem Comparativa e de Vantagem Competitiva
3. Conjuntura Econômica Mundial 
       a. Diversos fatores que impactam o crescimento da economia mundial
       b. Fatores que tornam diferentes as taxas de crescimento nas diversas regiões
       c. Papel dos blocos regionais de comércio
4.  Histórico da Globalização
       a. A influencia da Tecnologia da Informação no crescimento da globalização
       b. Impacto do comercio eletrônico no futuro do Comércio Internacional
       c. A entrada dos países asiáticos – Japão, Coreia e China – e seus impactos 
5.  O crescimento do protecionismo 
       a. As limitações do conceito de livre comércio
       b. Diferenças entre protecionismos :  países desenvolvidos  X países emergentes
       c. As barreiras utilizadas
6.  Fatores que afetam os IDEs  Investimentos Diretos Estrangeiros
       a. Como as empresas multinacionais tomam suas decisões de investimentos no exterior
       b. As  Regiões que recebem mais investimentos do exterior 
7.  Negociação Internacional e Relações Interculturais
       a. O papel da cultura no desenvolvimento das nações e na forma da gestão de suas empresas
       b . A complexidade da negociação internacional
 
 
 
Avaliação
     
Método
Duas provas escritas ( com pesos 30 e 40 % cada uma ) , pelo menos uma apresentação de seminários em grupos de alunos (peso 20 %) e uma nota de participação (10 %).
Critério
O aluno terá direito a recuperação se obter média final entre 3,0 (três e zero) e 4,9 (quatro e nove) e no mínimo 70% de frequência.
Norma de Recuperação
O aluno será submetido a uma avaliação cuja nota terá peso de 50% na média final.
 
Bibliografia
     
Krugman ,P &  Wells , R. “Introdução à Economia”, Campus , 2007
Dicken, P. “ Global Shift “ 2012 . The Guilford Press
Cavusgil, ST, Knight G & Riesenkerger, J “International Business : The new realities “ Pearson 2020
Stiglitz J & Marsh, C. – “Introdução á Microeconomia” . Campus.2003
 

Clique para consultar os requisitos para EAD0914

Clique para consultar o oferecimento para EAD0914

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP