ObjetivosDesenvolver os conceitos e características do terceiro setor, sua gestão e sua importância para as políticas públicas.
ProgramaØ Conceituar terceiro setorØ A importância do terceiro setor na articulação de políticas públicasØ Características de organizações do terceiro setorØ Aspectos jurídicos de organizações do terceiro setorØ Marketing socialØ Administração de voluntáriosØ Fund raising, técnicas de levantamento de recursosØ Aspectos financeiros de organizações do terceiro setor
Bibliografia Básica· FOGAL, R.E. Designing and managing the fund raising program in HERMAN, R.D. ASSOCIATES. The Jossey-Bass handbook of nonprofit leadership and management. San Francisco, Jossey-Bass, 1994.· KOTLER, P. Marketing para organizações que não visam o lucro. São Paulo, Atlas, 1994.· KOTLER, P.; ANDREASEN, A.R. Strategic marketing for nonprofit organizations. 5.ed. s.l., Prentice Hall, 1996.· LARANJEIRA, F. Terceiro Setor já é maior que o governo. Gazeta Mercantil, São Paulo, 14 out. 1997. p.A7.· SALAMON, L.M.; ANHEIER, H.K. The emerging nonprofit sector: an overview. New York, Manchester University Press, 1996.