Objetivos Apresentar conhecimentos comerciais, técnicos, administrativos e fiscais relacionados às operações de importação e exportação no Brasil. Propiciar uma ampla visão de negócios internacionais, com ênfase em temas referentes a pagamentos internacionais na exportação e importação, a problemática do câmbio, seguros no comércio exterior e transportes internacionais.
ProgramaØ Estrutura do comércio exterior brasileiro: instituições intervenientes;Ø Mercado internacional: regras e práticas, marketing e política comercial;Ø Internacionalização da empresa e do produto;Ø Principais operações comerciais, formas contratuais e sua terminologia;Ø Administração de exportações;Ø Administração de importações;Ø Práticas cambiais e principais modalidades de pagamentos internacionais;Ø Operações de câmbio e pagamentos internacionais na exportação e importação;Ø Conceitos e práticas de transportes internacionais;Ø Contratação de seguros no comércio exterior;
Bibliografia Básica· BIZELLI, João dos Santos, BARBOSA, Ricardo. Noções Básicas de Importação. São Paulo: Aduaneiras, 1997.· CARLUCCI, José Lence. Uma Introdução ao Direito Aduaneiro. São Paulo: Aduaneiras, 1997.· EXPORTAR. Competividade e Internacionalização: Guia Prático do Exportador. São Paulo: Makron Books, 1997.· FIGUEIRAS, Marcos Simão. Mercosul no contexto Latino-Americano. São Paulo: Atlas, 1996.· MAIA, Jayme de Mariz. Economia internacional e comércio exterior. São Paulo: Atlas, 1998.· RATTI, Bruno. Comércio internacional e câmbio. São Paulo: Aduaneiras, 1997.