O objetivo geral do curso de Introdução à Economia é apresentar os fundamentos básicos da moderna teoria econômica. A microeconomia do funcionamento do mercado como forma de organização para a alocação eficiente dos recursos escassos da economia. Neste sistema são determinados os preços e quantidades que otimizam o bem estar da sociedade, sob o regime de plena concorrência. As falhas no funcionamento do mercado devido a concorrência imperfeita e/ou externalidades podem ser mitigadas com as políticas de intervenção do Governo, inclusive aquelas destinadas a redistribuir da riqueza para reduzir a pobreza. Ênfase é dada ao estudo da produtividade e do comércio internacional como fontes de ganhos de bem estar para a sociedade. A macroeconomia cuida de analisar os determinantes da renda nacional e do emprego no curto e no longo prazo. A determinação dos macros preços: juros, câmbio e salários, fazem parte do processo das flutuações da renda nacional, cujo sinal de desequilíbrio em relação ao pleno emprego, é apontado nos índices de inflação ou taxa de desemprego. As políticas macroeconômicas e curto prazo levam o governo a praticar a sintonia fina através das políticas monetárias e curto prazo levam o governo a pratica a sintonia fina através das políticas monetárias e fiscais, que numa economia aberta aos fluxos de comércio e de capital tem reflexos na política cambial. Finalmente, é estudada a contribuição da acumulação de fatores (capital e trabalho) e das inovações tecnológicas para o crescimento da renda nacional no longo prazo. Espera-se que com os ensinamentos da teoria básica os alunos façam um acompanhamento analítico dos fatos do cotidiano do mundo econômico, inclusive avaliem a eficiência e a eficácia das políticas econômicas.
INTRODUÇÃOI. AS FORÇAS DE MERCADO DA OFERTA E DA DEMANDA1. Mercados e concorrência2. Demanda3. Oferta4. Oferta e Demanda em ConjuntoII. ELASTICIDADE E SUAS APLICAÇÕES1. A elasticidade da demanda.2. Elasticidade da oferta3. Três aplicações da oferta, da demanda e da elasticidade.III. OFERTA, DEMANDA E POLÍTICAS ECONÔMICAS DO GOVERNO1. Controles de preço.2. Impostos.IV. CONSUMIDORES, PRODUTORES E A EFICIÊNCIA DOS MERCADOS1. Excedente do consumidor.2. Excedente do produtor.3. Eficiência de mercado.V. APLICAÇÃO: CUSTOS DA TRIBUTAÇÃO1. O peso morto dos impostos.2. Determinantes do peso morto dos impostos.3. O peso morto dos impostos e a receita tributária quando os impostos variam.VI. APLICAÇÃO: COMÉRCIO INTERNACIONAL1. Os determinantes do comércio exterior2. Ganhadores e perdedores no comércio internacional.3. Argumentos em favor da restrição ao comércio exterior.VII. EXTERNALIDADES1. Externalidades e ineficiência de mercado2. Soluções privadas paras as externalidades.3. Políticas públicas paras as externalidades.VIII. BENS PÚBLICOS E RECURSOS COMUNS1. Os diferentes tipos de bens.2. Bens públicos.3. Recursos comunsIX. CUSTOS DE PRODUÇÃO1. O que são custos?2. Produção e custos.3. As várias medidas do custo.4. Custos no curto e no longo prazos.X. EMPRESAS EM MERCADOS COMPETITIVOS1. O que é um mercado competitivo?2. Maximização do lucro e curvas de oferta da empresa competitiva.3. A curva de oferta no mercado competitivo.XI. MONOPÓLIO1. Por que surgem os monopólios.2. Como os monopólios decidem preços e produção.3. O custo do monopólio em termos de bem-estar.4. Políticas públicas para os monopólios.5. Discriminação de preços.XII. OLIGOPÓLIO1. Entre o monopólio e a concorrência perfeita.2. Mercados com poucos vendedores.3. A teoria dos jogos e a economia de cooperação.4. Políticas públicas para os oligopólios.XIII. CONCORRÊNCIA MONOPOLÍSTICA1. Concorrência com produtos diferenciados.2. Publicidade.
Texto básico:MANKIW, N. Gregory. “Introdução à Economia: princípios de micro e macroeconomia”; Tradução da 2ª edição original Maria José Cyhlar Monteiro. Editora Campus. Rio de Janeiro, 2001.Textos complementares:INTRODUÇÃO A MICROECONOMIA E INTRODUÇÃO A MACROECONOMIA Joseph E.: Stigiglitz e Carl E. Walsh – Editora Campus.EQUIPE DE PROFESSORES DA USP – Manuel de Economia – 3º edição – Editora Saraiva.SAMUELSON, Paul e Nordhaus, William D. “Economia”, 12 edição, São Paulo. McGraw-Hill (330.1 S193 ec), 1988.