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Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
Economia
Disciplina: EAE0110 - Fundamentos de Microeconomia
Foundations of Microeconomics
Créditos Aula:
4
Créditos Trabalho:
0
Carga Horária Total:
60 h
Tipo:
Semestral
Ativação:
01/01/2013
Desativação:
Objetivos
O objetivo geral do curso de Introdução à Economia é apresentar os fundamentos básicos da moderna teoria econômica. A microeconomia do funcionamento do mercado como forma de organização para a alocação eficiente dos recursos escassos da economia. Neste sistema são determinados os preços e quantidades que otimizam o bem estar da sociedade, sob o regime de plena concorrência. As falhas no funcionamento do mercado devido a concorrência imperfeita e/ou externalidades podem ser mitigadas com as políticas de intervenção do Governo, inclusive aquelas destinadas a redistribuir da riqueza para reduzir a pobreza. Ênfase é dada ao estudo da produtividade e do comércio internacional como fontes de ganhos de bem estar para a sociedade. A macroeconomia cuida de analisar os determinantes da renda nacional e do emprego no curto e no longo prazo. A determinação dos macros preços: juros, câmbio e salários, fazem parte do processo das flutuações da renda nacional, cujo sinal de desequilíbrio em relação ao pleno emprego, é apontado nos índices de inflação ou taxa de desemprego. As políticas macroeconômicas e curto prazo levam o governo a praticar a sintonia fina através das políticas monetárias e curto prazo levam o governo a pratica a sintonia fina através das políticas monetárias e fiscais, que numa economia aberta aos fluxos de comércio e de capital tem reflexos na política cambial. Finalmente, é estudada a contribuição da acumulação de fatores (capital e trabalho) e das inovações tecnológicas para o crescimento da renda nacional no longo prazo.
Espera-se que com os ensinamentos da teoria básica os alunos façam um acompanhamento analítico dos fatos do cotidiano do mundo econômico, inclusive avaliem a eficiência e a eficácia das políticas econômicas.
Docente(s) Responsável(eis)
67224 - Jose Paulo Zeetano Chahad
41820 - Maria Cristina Cacciamali
Programa Resumido
Programa
INTRODUÇÃO
I. AS FORÇAS DE MERCADO DA OFERTA E DA DEMANDA
1. Mercados e concorrência
2. Demanda
3. Oferta
4. Oferta e Demanda em Conjunto
II. ELASTICIDADE E SUAS APLICAÇÕES
1. A elasticidade da demanda.
2. Elasticidade da oferta
3. Três aplicações da oferta, da demanda e da elasticidade.
III. OFERTA, DEMANDA E POLÍTICAS ECONÔMICAS DO GOVERNO
1. Controles de preço.
2. Impostos.
IV. CONSUMIDORES, PRODUTORES E A EFICIÊNCIA DOS MERCADOS
1. Excedente do consumidor.
2. Excedente do produtor.
3. Eficiência de mercado.
V. APLICAÇÃO: CUSTOS DA TRIBUTAÇÃO
1. O peso morto dos impostos.
2. Determinantes do peso morto dos impostos.
3. O peso morto dos impostos e a receita tributária quando os impostos variam.
VI. APLICAÇÃO: COMÉRCIO INTERNACIONAL
1. Os determinantes do comércio exterior
2. Ganhadores e perdedores no comércio internacional.
3. Argumentos em favor da restrição ao comércio exterior.
VII. EXTERNALIDADES
1. Externalidades e ineficiência de mercado
2. Soluções privadas paras as externalidades.
3. Políticas públicas paras as externalidades.
VIII. BENS PÚBLICOS E RECURSOS COMUNS
1. Os diferentes tipos de bens.
2. Bens públicos.
3. Recursos comuns
IX. CUSTOS DE PRODUÇÃO
1. O que são custos?
2. Produção e custos.
3. As várias medidas do custo.
4. Custos no curto e no longo prazos.
X. EMPRESAS EM MERCADOS COMPETITIVOS
1. O que é um mercado competitivo?
2. Maximização do lucro e curvas de oferta da empresa competitiva.
3. A curva de oferta no mercado competitivo.
XI. MONOPÓLIO
1. Por que surgem os monopólios.
2. Como os monopólios decidem preços e produção.
3. O custo do monopólio em termos de bem-estar.
4. Políticas públicas para os monopólios.
5. Discriminação de preços.
XII. OLIGOPÓLIO
1. Entre o monopólio e a concorrência perfeita.
2. Mercados com poucos vendedores.
3. A teoria dos jogos e a economia de cooperação.
4. Políticas públicas para os oligopólios.
XIII. CONCORRÊNCIA MONOPOLÍSTICA
1. Concorrência com produtos diferenciados.
2. Publicidade.
Avaliação
Método
Aulas expositivas com o uso de lousa, canhão, atividades extra-classe e discussões em grupo.
Critério
Provas e trabalhos escritos e orais.
Norma de Recuperação
Média simples calculada entre o resultado final alcançado na primeira avaliação e a nota obtida na prova de reavaliação, mantida a exigência de freqüência mínima de 70%.
Bibliografia
Texto básico:
MANKIW, N. Gregory. “Introdução à Economia: princípios de micro e macroeconomia”; Tradução da 2ª edição original Maria José Cyhlar Monteiro. Editora Campus. Rio de Janeiro, 2001.
Textos complementares:
INTRODUÇÃO A MICROECONOMIA E INTRODUÇÃO A MACROECONOMIA
Joseph E.: Stigiglitz e Carl E. Walsh – Editora Campus.
EQUIPE DE PROFESSORES DA USP – Manuel de Economia – 3º edição – Editora Saraiva.
SAMUELSON, Paul e Nordhaus, William D. “Economia”, 12 edição, São Paulo. McGraw-Hill (330.1 S193 ec), 1988.
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