O principal objetivo do curso consiste em apresentar aos alunos a teoria básica do comércio internacional de modo a capacitá-los para a análise empírica. Embora reportando-se recorrentemente a questões empíricas de comércio internacional, atuais e do passado, o curso privilegiará a análise de teorias e modelos
Modelos de comércio internacional
1. Fatos, políticas e instituições do comércio internacional 2. Modelo ricardiano 3. Modelo dos fatores específicos 4. Modelo Heckscher-Ohlin 5. Modelo neoclássico 6. Concorrência imperfeita e economias de escala 7. Movimentos internacionais dos fatores de produção 8. Teoria dos instrumentos de política comercial 9. Acordos comerciais10. Política comercial e desenvolvimento 11. Políticas comerciais estratégicas nos países avançados12. Politica comercial no Brasil
BAUMANN, Renato, Otaviano CANUTO e Reinaldo GONÇALVES, Economia Internacional, Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.KRUGMAN, Paul e Maurice OBSTEFELD. International economics: theory and policy, 6th edition. Massachusetts: Addison-Wesley, 2003. (há a tradução da 5a. edição pela Makron Books, 2000).