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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
 
Economia
 
Disciplina: EAE1325 - Sociologia Econômica I
Economic Sociology I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
A partir da leitura de autores clássicos e contemporâneos, a disciplina visa introduzir os  alunos nos temas da Sociologia Econômica, enfatizando a inserção social dos fenômenos  econômicos
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
8891823 - Tatiana Gomes Rotondaro
 
Programa Resumido
Ementa 
1. Fundamentos da Sociologia 
2. Fundamentos teóricos da Sociologia Econômica 
3. A Nova Sociologia Econômica 
4. Sociedade e Mercado: Estudos Empíricos
 
 
 
Programa
1. O objeto da Sociologia Econômica
2. A ação econômica, ação social e ação política
3. A economia para além do mercado
4. A Nova Sociologia Econômica e a análise em rede
5. Economia, cultura e capital social
6. A Problematização de Temas Contemporâneos
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas Seminários articulados com as aulas expositivas
Critério
Provas escritas e/ou Trabalhos
Norma de Recuperação
Frequência mínima de 70% e média final inferior a 5,0, porém superior a 3,0. A nota final da reavaliação será alcançada pela média aritmética simples entre a média final do semestre e a nota final da reavaliação, devendo esta ser igual ou superior a 5 (cinco).
 
Bibliografia
     
ABRAMOVAY, Ricardo. “Entre Deus e o Diabo: mercado e interações humanas nas Ciências
Sociais”. In: Tempo Social, vol. 16, n.2, Nov. 2004.
BAUMAN, Zygmunt. Cultura consumista. Rio de Janeiro: Zahar, 2008
BOURDIEU, Pierre. “Gosto de Classe e estilo de vida”. In: Renato Ortiz (org.). Pierre
Bourdieu. São Paulo, Ática, 1983.

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BOURDIEU, Pierre. O campo econômico: a dimensão simbólica da dominação. Campinas:
Papirus, 2000.
DIMAGGIO, P. “Aspectos Culturais da Ação e da Organização Econômica”. In: PEIXOTO,
J.; MARQUES, R. A Nova Sociologia Econômica. Lisboa: Celta, 2003.
FLIGSTEIN, Neil e DAUTE, Luke. “A sociologia dos mercados” In: Cadernos CRH, vol. 25,
66, set-dez, 2012, pp. 481-504.
GEERTZ, Clifford. The Bazaar Economy. In: GRANOVETTER and SWEDBERG. The
Sociology of Economic Life, p. 139-145.
GRANOVETTER, Mark S. “The Strength of Weak Ties: A Network Theory Revisited”. In:
Sociological Theory, Volume 1 (1983), 201-233.
GRANOVETTER, Mark. Getting a job: a study of contacts and careers. Chicago: Chicago
Press, 1995.
GRANOVETTER, Mark. "A construção social da corrupção”. In: Política e Sociedade, vol. 5,
n. 9, outubro de 2006.
GRANOVETTER, Mark. “Ação econômica e estrutura social: o problema da imersão”. In:
RAE, Vol. 6, n. 1, São Paulo, jan/junho, 2007
GUIMARÃES, Nadya. “A sociologia dos mercados de trabalho, ontem e hoje”. In: Novos
Estudos, CEBRAP, n 85, nov. 2009, pp. 151-170.
LÉVESQUE, B. “Contribuição da nova sociologia econômica para repensar a economia no
sentido do desenvolvimento sustentável”. In: RAE, v. 47, 2007.
MAUSS, Marcel. “Ensaio sobre a dádiva: forma e razão nas sociedades arcaicas”. In: MAUSS,
M. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Edusp, 1974.
PEIXOTO, João e MARQUES, Rafael (eds.). A Nova Sociologia Econômica. Oieras: Celta,
2003.
POLANYI, Karl. A grande transformação. Rio de Janeiro: editora Campus, 1980.
PORTES, Alejandro e HALLER, William. “The informal economy”. In SMELSER, Neil and
SWEDBERG, Richard (eds). The Handbook of Economic Sociology. Princeton, Princeton
Univ. Press, 2005.
RAUD-MATTEDI, Cécile. “Análise Crítica da Sociologia Econômica de Mark Granovetter:
os limites de uma leitura do mercado em termos de redes e imbricação”. In: Política e
Sociedade, v. 6, Florianópolis, 2005, p 59-82.
SMELSER, Neil and SWEDBERG, Richard (eds.) The Handbook of Economic Sociology.
Princeton: Princeton University Press, 2nd. edition, 2005.
STEINER, Philippe. A Sociologia Econômica, São Paulo: editora Atlas, 2006.
SWEDBERG, Richard. “Sociologia econômica: hoje e amanhã”. In: Revista Tempo Social, 16
(2), 2004, pp. 7-34.
SWEDBERG, Richard. Max Weber e a ideia de sociologia econômica. Rio de Janeiro: Editora
da UFRJ, 2005.
VEBLEN, Thorstein. A teoria da classe ociosa. São Paulo: Pioneira, 1965.
WEBER, Max. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. São Paulo: Companhia das
Letras, 2005.
WEBER, Max. Economia e sociedade. Brasília: Editora da UnB, 1999. (Vol.I, Parte I, Cap.2:
As categorias sociológicas fundamentais da gestão econômica, pp.37-138).
ZELIZER, Viviana. "Culture and Consumption”. In: SMELSER, Neil e SWEDBERG,
Richard. Handbook of Economic Sociology, Princeton, N.J.: Princeton University.
 

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