A partir da leitura de autores clássicos e contemporâneos, a disciplina visa introduzir os alunos nos temas da Sociologia Econômica, enfatizando a inserção social dos fenômenos econômicos
Ementa 1. Fundamentos da Sociologia 2. Fundamentos teóricos da Sociologia Econômica 3. A Nova Sociologia Econômica 4. Sociedade e Mercado: Estudos Empíricos
1. O objeto da Sociologia Econômica 2. A ação econômica, ação social e ação política 3. A economia para além do mercado 4. A Nova Sociologia Econômica e a análise em rede 5. Economia, cultura e capital social 6. A Problematização de Temas Contemporâneos
ABRAMOVAY, Ricardo. “Entre Deus e o Diabo: mercado e interações humanas nas Ciências Sociais”. In: Tempo Social, vol. 16, n.2, Nov. 2004. BAUMAN, Zygmunt. Cultura consumista. Rio de Janeiro: Zahar, 2008 BOURDIEU, Pierre. “Gosto de Classe e estilo de vida”. In: Renato Ortiz (org.). Pierre Bourdieu. São Paulo, Ática, 1983. 2 BOURDIEU, Pierre. O campo econômico: a dimensão simbólica da dominação. Campinas: Papirus, 2000. DIMAGGIO, P. “Aspectos Culturais da Ação e da Organização Econômica”. In: PEIXOTO, J.; MARQUES, R. A Nova Sociologia Econômica. Lisboa: Celta, 2003. FLIGSTEIN, Neil e DAUTE, Luke. “A sociologia dos mercados” In: Cadernos CRH, vol. 25, 66, set-dez, 2012, pp. 481-504. GEERTZ, Clifford. The Bazaar Economy. In: GRANOVETTER and SWEDBERG. The Sociology of Economic Life, p. 139-145. GRANOVETTER, Mark S. “The Strength of Weak Ties: A Network Theory Revisited”. In: Sociological Theory, Volume 1 (1983), 201-233. GRANOVETTER, Mark. Getting a job: a study of contacts and careers. Chicago: Chicago Press, 1995. GRANOVETTER, Mark. "A construção social da corrupção”. In: Política e Sociedade, vol. 5, n. 9, outubro de 2006. GRANOVETTER, Mark. “Ação econômica e estrutura social: o problema da imersão”. In: RAE, Vol. 6, n. 1, São Paulo, jan/junho, 2007 GUIMARÃES, Nadya. “A sociologia dos mercados de trabalho, ontem e hoje”. In: Novos Estudos, CEBRAP, n 85, nov. 2009, pp. 151-170. LÉVESQUE, B. “Contribuição da nova sociologia econômica para repensar a economia no sentido do desenvolvimento sustentável”. In: RAE, v. 47, 2007. MAUSS, Marcel. “Ensaio sobre a dádiva: forma e razão nas sociedades arcaicas”. In: MAUSS, M. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Edusp, 1974. PEIXOTO, João e MARQUES, Rafael (eds.). A Nova Sociologia Econômica. Oieras: Celta, 2003. POLANYI, Karl. A grande transformação. Rio de Janeiro: editora Campus, 1980. PORTES, Alejandro e HALLER, William. “The informal economy”. In SMELSER, Neil and SWEDBERG, Richard (eds). The Handbook of Economic Sociology. Princeton, Princeton Univ. Press, 2005. RAUD-MATTEDI, Cécile. “Análise Crítica da Sociologia Econômica de Mark Granovetter: os limites de uma leitura do mercado em termos de redes e imbricação”. In: Política e Sociedade, v. 6, Florianópolis, 2005, p 59-82. SMELSER, Neil and SWEDBERG, Richard (eds.) The Handbook of Economic Sociology. Princeton: Princeton University Press, 2nd. edition, 2005. STEINER, Philippe. A Sociologia Econômica, São Paulo: editora Atlas, 2006. SWEDBERG, Richard. “Sociologia econômica: hoje e amanhã”. In: Revista Tempo Social, 16 (2), 2004, pp. 7-34. SWEDBERG, Richard. Max Weber e a ideia de sociologia econômica. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2005. VEBLEN, Thorstein. A teoria da classe ociosa. São Paulo: Pioneira, 1965. WEBER, Max. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. WEBER, Max. Economia e sociedade. Brasília: Editora da UnB, 1999. (Vol.I, Parte I, Cap.2: As categorias sociológicas fundamentais da gestão econômica, pp.37-138). ZELIZER, Viviana. "Culture and Consumption”. In: SMELSER, Neil e SWEDBERG, Richard. Handbook of Economic Sociology, Princeton, N.J.: Princeton University.