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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Adm Escolar e Economia da Educação
 
Disciplina: EDA0101 - Fundamentos Econômicos da Educação
EDA0101 2 Economic Foundations of Education

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 10 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Apresentação e discussão de conceitos básicos da Economia da Educação para a análise dos problemas educacionais e discutir o seu significado na formação do educador.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2197776 - Daniel Tojeira Cara
84853 - Sonia Maria Portella Kruppa
 
Programa Resumido
Esta disciplina tem como finalidade analisar conceitos básicos e contribuições da Economia da Educação para a análise dos problemas educacionais e discutir o seu significado na formação do educador.
Abordagem das principais concepções da economia da educação na configuração atual do Estado e suas relações com as políticas públicas de educação. Teorias do Desenvolvimento e Educação, Teorias do Capital Humano.
 
This course aims to analyze the Economics of Education core concepts and contributions, in order to investigate educational issues and discuss their meaning in the future teachers’ education. Approach of the main concepts of the Economics of Education in the current configuration of the Brazilian State, and its relations with public education policies. Theories of Development and Education; Theories of Human Capital.
 
 
Programa
1. Estado, Economia e Política Pública de Educação.
2. Perspectiva econômica da educação.
3. Economia da Educação: abordagem histórica.
4. Teorias do Desenvolvimento e Educação.
5. Teoria do Capital Humano: conceitos básicos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, seminários, trabalhos de aproveitamento. Atividades de Prática como Componente Curricular: - Leituras orientadas da bibliografia obrigatória da disciplina e complementar; - Realização de fichamentos, resenhas, resumos, textos, pesquisas etc.; - Atividades programadas de trabalhos específicos das disciplinas (levantamentos bibliográficos, fotos, filmes etc.); - Entrevistas com profissionais da área; - Visitas a espaços escolares e não escolares; - Levantamentos em jornais de grande circulação sobre empregos e salários; - Pesquisas em campo; - Elaboração de seminários, pôsteres, folders relativos aos temas da disciplina; - Análise e/ou produção de vídeos (com caráter educativo).
Critério
Avaliação contínua por meio de provas orais e escritas, seminários, trabalhos escritos e outras atividades.
Norma de Recuperação
Realização de provas e trabalhos complementares, de acordo com o calendário da Universidade
 
Bibliografia
     
BECKER, Gary. Human Capital: a theoretical and empirical analysis with special reference to education. New York, Columbia University Press, 1964.
BEEBY, C. E. Educação e Desenvolvimento Econômico. Rio de Janeiro, Zahar, 1967.
BLAUG, Mark. Introdução à economia da educação. Porto Alegre: Globo, 1975.
BOWLES, Samuel & GINTIS, Herb. Schooling in Capitalist America: educational reform and the contradictions of economic life. New York, Basic Books, 1977.
BRAVERMAN, Harry. Trabalho e capital monopolista. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.
CARNOY, Martin. International Encyclopedia of Economics of Education. Oxford-New York, Pergamon, 1995.
PSACHAROPOULOS, George. Economics of Education: Research and Studies. Oxford-New York, Pergamon, 1987.
SALM, Claudio. Escola e Trabalho. São Paulo, Brasiliense, 1980.
SCHULTZ, T. O valor econômico da educação. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.
_______. Investindo no Povo: o significado econômico da qualidade da população. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 1981.
SHEEHAN, John. Economia da Educação, Zahar, 1975.

Bibliografia Complementar:
ECHEVERRIA, José Mediana. Funções da educação no desenvolvimento. In PEREIRA, Luís (org.) Desenvolvimento, trabalho e educação. Zahar, 1974. P.17-29.
HALLAK, J. Custos e despesas em educação de primeiro e segundo graus. Cadernos de Pesquisa. n.43, São Paulo : FCC, nov.1982, p. 3-29.. 
MYINT, Hla. Educação e desenvolvimento um balanço teórico. In PEREIRA, Luís (org.) Desenvolvimento, trabalho e educação. Zahar, 1974. P. 130-147
PARO, Vítor Henrique. O custo do ensino público no Estado de São Paulo. Estudo de custo/aluno na rede estadual.
 

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