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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Adm Escolar e Economia da Educação
 
Disciplina: EDA0219 - Coordenação do Trabalho na Escola I
EDA0219 3 School Coordination I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Estágio: 30 h , Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
Tendo presente a unidade escolar e o sistema de ensino, o curso busca propiciar aos alunos, na perspectiva da administração escolar, da coordenação pedagógica e da orientação educacional, conhecimentos e habilidades básicas a respeito das condições objetivas em que se realiza o trabalho na escola, visando à identificação de suas necessidades e a busca de formas de intervir na realidade. Neste sentido, tem como alvo a formação do educador escolar que, considerando a realidade da escola e o envolvimento com alunos, professores, demais funcionários, pais e comunidade em geral, esteja apto a coordenar o trabalho coletivo nesses diversos segmentos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1319164 - Ocimar Munhoz Alavarse
1689780 - Roberto da Silva
1838796 - Rubens Barbosa de Camargo
84853 - Sonia Maria Portella Kruppa
 
Programa Resumido
Tendo presente a unidade escolar e o sistema de ensino, o curso busca propiciar aos alunos, na perspectiva da administração escolar, da coordenação pedagógica e da orientação educacional, conhecimentos e habilidades básicas a respeito das condições objetivas em que se realiza o trabalho na escola, visando à identificação de suas necessidades e a busca de formas de intervir na realidade. Neste sentido, tem como alvo a formação do educador escolar que, considerando a realidade da escola e o envolvimento com alunos, professores, demais funcionários, pais e comunidade em geral, esteja apto a coordenar o trabalho coletivo nesses diversos segmentos.
 
 
 
Programa
1; Escola e Justiça Social.
1.1. Igualdade de acesso, tratamento e resultados.
1.2. As escolas eficazes.
1.3. Avaliação em larga escala e Projeto Político Pedagógico.
2. O cumprimento da função social da escola e as condições objetivas de trabalho:
2.1. A organização do trabalho na escola diante dos fins da educação escolar;
2.2. O administrador, as normas e sua aplicação;
2.3. A administração financeira da unidade escolar.
3. A autonomia da escola e a participação na gestão escolar:
3.1. O direito à participação nas decisões da escola: pessoal escolar, alunos, pais e comunidade;
3.2. Tipos e níveis de participação na escola;
3.3. Mecanismos de participação coletiva na gestão escolar (CE, APM, CC e GE).
4. A escola enquanto local de trabalho:
4.1. A questão da especificidade da escola;
4.2. O processo de trabalho no interior da escola;
4.3. A natureza do trabalho pedagógico.
4.4. A questão docente: atratividade, avaliação e retenção.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, seminários, trabalhos de aproveitamento e leitura.
Critério
Avaliação continua por meio de provas orais e escritas, seminários, trabalhos escritos e outras atividades
Norma de Recuperação
A critério do docente
 
Bibliografia
     
ARROYO, Miguel G., org. Da escola carente à escola possível. São Paulo, Loyola, 1986.
BALL, Stephen J. La micropolítica de la escuela: hacia una teoria de la organización escolar. Barcelona, Paidós, 1989.
BARRETO, E. S. S. O Projeto Político Pedagógico das escolas com ciclos. Plures – Humanidades, Ribeirão Preto, n. 8., 2007. p. 33-42.
BROOKE, N. & SOARES, J. F. Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte, Ed. Da UFMG, 2008.
CASSETTARI, N. Remuneração por mérito: uma revisão da literatura. São Paulo, FEUSP – Dissertação de Mestrado, 2010.
CRAHAY, M. Poderá a escola ser justa e eficaz? Da igualdade de oportunidades à igualdade dos conhecimentos. Lisboa, Instituto Piaget, 2000.
FÉLIX, Maria de Fátima Costa. Administração escolar: um problema educativo ou empresarial? São Paulo, Cortez: Autores Associados, 1984.
OLIVEIRA, Dalila Andrade; org. Gestão democrática da educação: desafios contemporâneos. Petrópolis, Vozes, 1997.
OLIVEIRA, R. P. & ARAUJO, G. C. Qualidade do ensino como nova dimensão do direito à educação. Revista Brasileira de Educação, jan/fev/mar/abr, 2005. n. 28, p. 5-23.
PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. 7. ed. São Paulo, Cortez, 1996.
PARO, Vitor Henrique. Por dentro da escola pública. 2.ed. São Paulo, Xamã, 1996.
PEREIRA, L. A Escola numa área metropolitana. São Paulo, Pioneira, 1967.
RIBEIRO, José Querino. Ensaio de uma teoria da administração escolar. São Paulo, Saraiva. 1978. (Edição ver., anotada e ampl. por João Gualberto de Carvalho Meneses).
SANDER, Benno. Consenso e conflito: perspectivas analíticas na pedagogia e na administração da educação. São Paulo, Pioneira, 1984.
 

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