Tendo presente a unidade escolar e o sistema de ensino, o curso busca propiciar aos alunos, na perspectiva da administração escolar, da coordenação pedagógica e da orientação educacional, conhecimentos e habilidades básicas a respeito das condições objetivas em que se realiza o trabalho na escola, visando à identificação de suas necessidades e a busca de formas de intervir na realidade. Neste sentido, tem como alvo a formação do educador escolar que, considerando a realidade da escola e o envolvimento com alunos, professores, demais funcionários, pais e comunidade em geral, esteja apto a coordenar o trabalho coletivo nesses diversos segmentos.
1; Escola e Justiça Social.1.1. Igualdade de acesso, tratamento e resultados.1.2. As escolas eficazes.1.3. Avaliação em larga escala e Projeto Político Pedagógico.2. O cumprimento da função social da escola e as condições objetivas de trabalho:2.1. A organização do trabalho na escola diante dos fins da educação escolar;2.2. O administrador, as normas e sua aplicação;2.3. A administração financeira da unidade escolar.3. A autonomia da escola e a participação na gestão escolar:3.1. O direito à participação nas decisões da escola: pessoal escolar, alunos, pais e comunidade;3.2. Tipos e níveis de participação na escola;3.3. Mecanismos de participação coletiva na gestão escolar (CE, APM, CC e GE).4. A escola enquanto local de trabalho: 4.1. A questão da especificidade da escola;4.2. O processo de trabalho no interior da escola;4.3. A natureza do trabalho pedagógico.4.4. A questão docente: atratividade, avaliação e retenção.
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