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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Adm Escolar e Economia da Educação
 
Disciplina: EDA0224 - Cultura e Educação Afro-brasileira e Indígena
EDA0224 - Afro-Brazilian and Indigenous Culture and Education

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 10 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação: 31/12/2023

Objetivos
Apresentar e discutir aspectos introdutórios da história e cultura afro-brasileira e indígena na forma de subsídios para a atuação futura dos pedagogos e pedagogas na implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08, numa perspectiva de interculturalidade, combate ao racismo e reconhecimento de outras possibilidades de educação para além do modelo escolar ocidental. Realizar viagens didáticas para espaços de educação formal e não formal relacionados à temática afro-ameríndia.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1253112 - Marcos Ferreira dos Santos
1678040 - Rogério de Almeida
5975442 - Rosenilton Silva de Oliveira
 
Programa Resumido
Trata-se de apresentar e discutir, de maneira introdutória, aspectos de história e cultura afro-brasileira e indígena na forma de subsídios para a atuação futura dos pedagogos e pedagogas numa perspectiva de interculturalidade, combate ao racismo e reconhecimento destas outras possibilidades de educação para além do modelo escolar ocidental. Realização de viagens didáticas para espaços de educação formal e não formal relacionados à temática afro-ameríndia.
 
This course introduces and discusses aspects of Afro-Brazilian and indigenous history and culture in order to support the future teachers performance in an intercultural approach, with a view to fight against racism and recognize educational possibilities that go beyond the western school model. It includes didactic tours to formal and non-formal education spaces related to the Afro-Amerindian issue.
 
 
Programa
. A tensão entre a estrutura patriarcal do colonialismo ibérico e o matrialismo das sociedades afro-ameríndias 
. Ancestralidades afro-ameríndias nas artes e no campo cultural, o risco etnocêntrico e o combate ao racismo 
. Aspectos das religiosidades indígenas e de matrizes africanas no contexto escolar.
. Aspectos do mundo afro-atlântico e ameríndio e a constituição da cultura brasileira
. Diáspora africana e suas matrizes na herança atlântica e na costa pacífica 
. Educação e diversidade étnica e racial no Brasil e na América Latina: aportes teóricos e metodológicos.
. O hibridismo intercultural e suas expressões socioculturais e antropolíticas 
. Os limites e possibilidades das experiências de ações afirmativas no Brasil 
. Pesquisa de campo e viagens didáticas para espaços de educação formal e não formal
. Processos educativos indígenas e africanos: perspectivas para a atuação docente na educação básica
. Resistência quilombola e a diferença entre educação indígena e escola para indígenas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas de introdução e síntese de conteúdos. Discussões e outras atividades tendo como referência a literatura concernente, a consideração da realidade das escolas e o exame de materiais curriculares e de instrumentos de avaliação. Problematização das leituras indicadas, análise de produções artísticas e audiovisuais. Viagens didáticas para espaços de educação formal e não formal sobre a temática da disciplina. Atividades práticas e laboratoriais sobre estratégias didático-pedagógicas de matrizes africanas e indígenas. Atividades de Prática como Componente Curricular: - Leituras orientadas da bibliografia obrigatória do curso e complementar; - Realização de fichamentos, resenhas, resumos, textos, pesquisas etc.; - Atividades programadas de trabalhos específicos das disciplinas (levantamentos bibliográficos, fotos, filmes etc.); - Levantamento de legislação específica sobre o tema da disciplina; - Entrevistas com profissionais da área; - Visitas a espaços escolares e não escolares; - Pesquisas em campo; - Levantamento de experiências e práticas pedagógicas relacionados aos contextos africanos e indígenas; - Elaboração de seminários, pôsteres, folders relativos aos temas da disciplina; - Análise e/ou produção de material artístico e audiovisual relativos aos temas das disciplinas.
Critério
Para aprovação na disciplina, é necessário atender cumulativamente, os critérios de nota e presença conforme Regimento da Graduação da Universidade de São Paulo. Os critérios avaliativos são: clareza e consistência nas argumentações em diálogo com a bibliografia da disciplina. Domínio dos conceitos fundamentais do campo disciplinar estudado. Adequação às orientações estabelecidas para a realização dos trabalhos e demais atividades.
Norma de Recuperação
Reformulação dos produtos apresentados sob os critérios de nível de argumentação, assimilação dos conteúdos discutidos, coerência interna da obra, originalidade e criatividade, de acordo com as orientações apresentadas pelo docente, no período previsto no calendário acadêmico da USP.
 
Bibliografia
     
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