Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Adm Escolar e Economia da Educação
 
Disciplina: EDA0637 - Seminários de Administração Escolar
EDA0637 Seminars on School Administration

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2020 Desativação:

Objetivos
Propiciar ao aluno uma visão geral, sistemática e crítica do desenvolvimento de teorias das
organizações, relacionando-as com as atividades educacionais, de modo a fundamentar a
análise da organização de sistemas e de unidades escolares, bem como discutir novos temas
relativos à organização e gestão de unidades escolares e dos sistemas de ensino no Brasil,
buscando trazer para o aluno subsídios teóricos para a compreensão das mudanças
ocorridas nas políticas e na legislação educacional, assim como na prática da organização da
educação no Brasil.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
80612 - Carmen Sylvia Vidigal Moraes
1838796 - Rubens Barbosa de Camargo
84853 - Sonia Maria Portella Kruppa
 
Programa Resumido
Esta disciplina tem como objetivo propiciar ao aluno uma compreensão histórica, sistemática e crítica
do desenvolvimento das práticas e das teorias organizacionais, de modo a fundamentar a análise
sobre as instituições educacionais por meio da discussão sobre poder e ideologia em administração;
evolução das teorias das organizações: escola clássica, escola das relações humanas, behaviorismo,
estruturalismo, teorias de sistemas, toyotismo, autogestão; o desenvolvimento dos controles e da
burocracia (estatal e não estatal); condições de formação de lideranças e do processo participativo
em organizações e na escola. Além disso, procura discutir modelos de gestão e de organização do
espaço escolar; aborda conceitos de democracia em relação ao controle social e a organização da
educação; destaca aspectos da gestão democrática do ensino na legislação e na prática escolar e
apresenta elementos da gestão pedagógica em ambiente escolar.
 
 
 
Programa
1.Organização, Sociedade e Poder: fundamentos políticos, ideológicos, econômicos e
culturais.
2.Desenvolvimento das práticas e da epistemologia das teorias da organização no
capitalismo.
3.Teorias da administração e a educação.
4.Burocracia e controle.
5. A nova regulação da educação nacional: modelos de gestão e de organização do espaço
escolar;
6. Democracia, Educação, controle social e organização;
7. Aspectos da gestão democrática na legislação brasileira recente: conselho de escola,
participação, eleições, parcerias e projetos;
8. As práticas da gestão democrática escolar: entre o formalismo e a emancipação;
9. A gestão pedagógica elementos da sala de aula.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas de introdução e síntese de conteúdos Problematização das leituras indicadas Discussões e outras atividades tendo como referência a literatura concernente, a consideração da realidade das escolas e o exame de materiais curriculares e de instrumentos de avaliação Coordenação de debates com especialistas da área
Critério
Clareza e consistência nas argumentações Domínio dos conceitos fundamentais do campo Adequação às orientações estabelecidas para a realização dos trabalhos
Norma de Recuperação
Os estudantes que precisarem fazer recuperação farão prova ou entregarão trabalho proposto pelo docente após o encerramento do período letivo regular, em período estabelecido por calendário da graduação estabelecido pela USP
 
Bibliografia
     
AGUIAR, Márcia Ângela; FERREIRA, N. S. Carapeto. Gestão da Educação: impasses,
perspectivas e compromissos. São Paulo, Cortez, 2000.
BOOKCHIN, Murray. Comunalismo: a dimensão democrática do anarquismo. In Democracia
e Autogestão (vários autores). Publicação especial. Temporaes. FFLCH/USP, 1999.
BRUNO, Lúcia. Gestão da educação: onde procurar o democrático? In Andrade Oliveira, et
Felix Rosar, Maria de Fátima Félix (org). Política e Gestão da Educação. Belo Horizonte:
Autêntica, 2002.
BRUNO, Lúcia. Poder e Administração no Capitalismo Contemporâneo. In: Andrade Oliveira,
Dalila (org) Gestão Democrática da Educação. Desafios contemporâneos. Editora Vozes, 8º
ed. Petrópolis, 2008.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. Makron Books, 4º ed.
São Paulo, MacGraw Hill,1993.
CLASTRES, Pierre. A sociedade contra o Estado. São Paulo: Francisco Alves, 1988.
ETZIONI, Amitai. Organizações Modernas. São Paulo, Pioneira, 1967.
FARIA, José E. O autoritarismo nas organizações. 1985. Criar Edições. Curitiba.
FAYOL, Henri. Administração industrial e geral: previsão, organização, comando,
coordenação. São Paulo: Atlas, 1996.
FÉLIX, Ma. Fátima Costa. Administração escolar: um problema educativo ou empresarial?
São Paulo: Cortez, 1986.
GORZ, André. Divisão Social do Trabalho, ciência, técnica e modo de produção capitalista.
Porto, Escorpião, 1974.
MAYO, Elton. Teoria das Relações Humanas.
MOTTA, Fernando Cláudio Prestes et BRESSER PEREIRA. L.C. Introdução à organização
burocrática. São Paulo: Brasiliense, 1980.
MOTTA, Fernando Cláudio Prestes. Organização e Poder. São Paulo, Atlas, 1990.
NÓVOA, Antonio. As organizações escolares em análise. Porto: Portugal, 1992.
OLIVEIRA, Dalila ANDRADE. Mudanças na organização e na gestão da escola. In Andrade
Oliveira, Dalila ANDRADE. et Félix Rosar. Maria de Fátima (org). Política e Gestão da
Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
ORELLADO, Pablo. Princípios da organização democrática. In Democracia e Autogestão
(vários autores). Publicação especial. Temaporaes/FFLCH/USP, 1999.
PADILHA, Paulo Roberto e SILVA, Roberto da. Educação com qualidade social: a experiência
dos CEUs de São Paulo. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2004.
PAGÈS, Max. O poder das organizações: o domínio das multinacionais sobre os indivíduos.
São Paulo: Atlas, 1978.
PARO, Vitor Henrique. Administração Escolar. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1990.
PARO, Vitor Henrique. Implicações do caráter político da educação para a administração
escolar. Revista Educação e Pesquisa. São Paulo. Vol.28, n.2, jul/dez. 2002. p.11-23.
PARO, Vitor Henrique. Por dentro da Escola Pública, São Paulo, Xamã, 1996.
RAMA, Leslie. M.J.S. Legislação do Ensino: uma introdução ao seu estudo. São Paulo, EPO,
1987.
RIBEIRO, Quirino. Ensaio de uma teoria da administração escolar. Rio de Janeiro: Imprensa
Nacional, 1950.
ROSAR, Maria de Fátima Félix. Administração Escolar: um problema educativo ou
empresarial. São Paulo, Cortez, 1989.
SANDER, Benno. Consenso e conflito: perspectivas analíticas na pedagogia e na
administração da educação. São Paulo: Pioneira, 1984.
TAYLOR, Winslow Frederick. Princípios da administração científica do trabalho. São Paulo:
Atlas, 1970.
TEIXEIRA, Anísio. O que é administração escolar? Rio de Janeiro: Revista Brasileira de Estudos
Pedagógicos. vol.36, n.84.p.84-89, 1961.
TRAGTENBERG, Maurício. Ideologia e burocracia. São Paulo: Unesp, 2006.
TRAGTENBERG, Maurício. Teoria das Organizações: evolução e crítica. São Paulo, Pioneira,
2001.
TRAGTENBERG, Maurício. Sobre educação, política e sindicalismo. UNESP, São Paulo, 2004.
WEBER, Max. Economía y Sociedad. México: Fundo de Cultura Econômica. (capítulo III: Los
tipos de dominación), 1969.
XAVIER, Antonio Carlos; SOBRINHO, José Amaral; MARRA, Fátima. Gestão Escolar: Desafios e
Tendências. Brasília: IPEA, 1994.
 

Clique para consultar os requisitos para EDA0637

Clique para consultar o oferecimento para EDA0637

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP