Propiciar ao aluno uma visão geral, sistemática e crítica do desenvolvimento de teorias das organizações, relacionando-as com as atividades educacionais, de modo a fundamentar a análise da organização de sistemas e de unidades escolares, bem como discutir novos temas relativos à organização e gestão de unidades escolares e dos sistemas de ensino no Brasil, buscando trazer para o aluno subsídios teóricos para a compreensão das mudanças ocorridas nas políticas e na legislação educacional, assim como na prática da organização da educação no Brasil.
Esta disciplina tem como objetivo propiciar ao aluno uma compreensão histórica, sistemática e crítica do desenvolvimento das práticas e das teorias organizacionais, de modo a fundamentar a análise sobre as instituições educacionais por meio da discussão sobre poder e ideologia em administração; evolução das teorias das organizações: escola clássica, escola das relações humanas, behaviorismo, estruturalismo, teorias de sistemas, toyotismo, autogestão; o desenvolvimento dos controles e da burocracia (estatal e não estatal); condições de formação de lideranças e do processo participativo em organizações e na escola. Além disso, procura discutir modelos de gestão e de organização do espaço escolar; aborda conceitos de democracia em relação ao controle social e a organização da educação; destaca aspectos da gestão democrática do ensino na legislação e na prática escolar e apresenta elementos da gestão pedagógica em ambiente escolar.
1.Organização, Sociedade e Poder: fundamentos políticos, ideológicos, econômicos e culturais. 2.Desenvolvimento das práticas e da epistemologia das teorias da organização no capitalismo. 3.Teorias da administração e a educação. 4.Burocracia e controle. 5. A nova regulação da educação nacional: modelos de gestão e de organização do espaço escolar; 6. Democracia, Educação, controle social e organização; 7. Aspectos da gestão democrática na legislação brasileira recente: conselho de escola, participação, eleições, parcerias e projetos; 8. As práticas da gestão democrática escolar: entre o formalismo e a emancipação; 9. A gestão pedagógica elementos da sala de aula.
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