Esta disciplina tem como objetivo discutir novos temas relativos à organização e gestão de unidades escolares e dos sistemas de ensino no Brasil, buscando trazer para o aluno subsídios teóricos para a compreensão das mudanças ocorridas nas políticas e na legislação educacional, assim como na prática da organização da educação no Brasil.
Tendo em vista uma nova regulação da educação nacional esta disciplina procura discutir modelos de gestão e de organização do espaço escolar; aborda conceitos de democracia em relação ao controle social e a organização da educação; destaca aspectos da gestão democrática do ensino na legislação e na prática escolar e apresenta elementos da gestão pedagógica em ambiente escolar.
1.A nova regulação da educação nacional: modelos de gestão e de organização do espaço escolar;2.Democracia, Educação, controle social e organização;3.Aspectos da gestão democrática na legislação brasileira recente: conselho de escola, participação, eleições, parcerias e projetos;4.As práticas da gestão democrática escolar: entre o formalismo e a emancipação;5.A gestão pedagógica elementos da sala de aula.
OLIVEIRA, Dalila ANDRADE . Mudanças na organização e na gestão da escola. In Andrade Oliveira, D. et Félix Rosar. M.F. (org). Política e Gestão da Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.AGUIAR, Márcia Ângela; FERREIRA, N. S. Carapeto. Gestão da Educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo, Cortez, 2000.BOOKCHIN, Murray. Comunalismo: a dimensão democrática do anarquismo. In Democracia e Autogestão (vários autores). Publicação especial. Temporaes. FFLCH/USP, 1999.BRUNO, Lúcia. Gestão da educação: onde procurar o democrático? In Andrade Oliveira, et Felix Rosar, M.F. (org). Política e Gestão da Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.ORELLADO, Pablo. Princípios da organização democrática. In Democracia e Autogestão (vários autores). Publicação especial. Temaporaes/FFLCH/USP, 1999. PADILHA, Paulo Roberto e SILVA, Roberto da. Educação com qualidade social: a experiência dos CEUs de São Paulo. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2004.PARO, Vitor. Implicações do caráter político da educação para a administração escolar. Revista Educação e Pesquisa. São Paulo. Vol.28, n.2, jul/dez. 2002. p.11-23.PARO, Vitor. Por dentro da Escola Pública, São Paulo, Xamã, 1996.RAMA, Leslie. M.J.S. Legislação do Ensino: uma introdução ao seu estudo. São Paulo, EPO, 1987.ROSAR, Maria de Fátima Félix, Administração Escolar: um problema educativo ou empresarial. São Paulo, Cortez, 1989.SANDER, Benno. Consenso e conflito: perspectivas analíticas na pedagogia e na administração da educação. São Paulo: Pioneira, 1984.TRAGTENBERG, Maurício. Sobre educação, política e sindicalismo. UNESP, São Paulo, 2004.XAVIER, Antonio Carlos; SOBRINHO, José Amaral; MARRA, Fátima. Gestão Escolar: Desafios e Tendências. Brasília: IPEA, 1994.