Propiciar o contato com novos temas e áreas de pesquisa no campo da economia da educação; Analisar as correntes e tendências da educação no Brasil, com ênfase na relação entre economia política e educação; Desenvolver temáticas relativas às teorias de Estado e desenvolvimento e econômico e social; Analisar o desenvolvimento da educação face ao processo de globalização/tecnologização e desenvolvimento do trabalho na sociedade contemporânea.
Esta disciplina tem como finalidade analisar as tendências de áreas de pesquisa relacionadas ao campo da economia da educação, com ênfase na discussão sobre as Teorias de Estado, as teorias de desenvolvimento econômico e social e nas abordagens recentes da Teoria do Capital Humano, bem como analisar o desenvolvimento da educação face ao processo de globalização e de tecnologização e desenvolvimento do trabalho na sociedade contemporânea.
1. Relações entre Estado, Economia, Educação e qualificação da força de trabalho. 2. Métodos e Técnicas de Economia da Educação. 3. Problemas atuais da Economia da Educação no Brasil e no mundo. 4. Educação e trabalho: novas reflexões. 5. Educação e desenvolvimento social no Brasil: evolução de conceitos e temáticas. 6. Globalização: Estágio atual e transformações em curso - Globalização: o significado do termo - A mundialização do capital - Tecnologia e Globalização - Cidadania e Globalização 7. Tecnologia, Reestruturação do Trabalho e Qualificação - Dimensões da Reestruturação Produtiva - Os novos atributos da qualificação para o trabalho - Polarização das qualificações - dimensões de gênero, geracionais, étnicas e sociais - Novos paradigmas de gestão pública e empresarial 8. O Terceiro Setor e as novas relações entre o espaço público e o privado - Novas determinações e novos espaços de ação: ONGs, Fóruns, Instituições - Temáticas mobilizadoras no espaço para-estatal: questões ambientais, ações complementares, ações afirmativas.
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