Analisar o desenvolvimento da educação face ao processo de globalização/tecnologização e desenvolvimento do trabalho na sociedade contemporânea.
Este curso tem como finalidade analisar o desenvolvimento da educação face ao processo de globalização e de tecnologização e desenvolvimento do trabalho na sociedade contemporânea.
1. Globalização: Estágio atual e transformações em curso- Globalização: o significado do termo - A mundialização do capital- Tecnologia e Globalização- Cidadania e Globalização2. Tecnologia, Reestruturação do Trabalho e Qualificação- Dimensões da Reestruturação Produtiva- Os novos atributos da qualificação para o trabalho- Polarização das qualificações - dimensões de gênero, geracionais, étnicas e sociais - Novos paradigmas de gestão pública e empresarial 3. O Terceiro Setor e as novas relações entre o espaço público e o privado- Novas determinações e novos espaços de ação: ONGs, Fóruns, Instituições- Temáticas mobilizadoras no espaço para-estatal: questões ambientais, ações complementares, ações afirmativas, 4. A escola face às mudanças e seus principais questionamentos- A escola e a formação dos recursos humanos segundo as novas demandas do mercado de trabalho- A escola: qualidade social e formação para a cidadania
ANTUNES, R. Adeus ao Trabalho. São Paulo: Boitempo, 2002.ANTUNES, R. O Caracol e sua concha. São Paulo:Boitempo, 2005.ANTUNES, R. Sentidos do Trabalho. São Paulo: Boitempo, 2002.ARANTES, Paulo, OLIVEIRA, Francisco de, BAVA, Silvio & BAYLEI, Michel (apresentação de Sergio Haddad). ONGs: Identidade e desafios atuais. Cadernos ABONG, maio de 200.BRUNO, L. (org.) Educação e Trabalho no Capitalismo Contemporâneo. São Paulo : Editora Atlas, 1996. CASTELLS, M.. A Era da Informação. São Paulo: Paz e Terra, 2001.CHESNAIS, F. – A Mundialização do Capital. São Paulo: Ed. Xamã, 1996CHMANN, M. Atlas da Exclusão social. São Paulo: Cortez Ed., 2003. COSTA, C.(org.), Gestão da Comunicação: Terceiro Setor, Organizações Não Governamentais, Responsabilidade Social e Novas Formas de Cidadania. São Paulo:Editora Atlas, 2007. DOWBOR, L. et alii (orgs.) O que acontece com o trabalho ? In: dowbor.orgDUPAS, G.) – Economia Global e Exclusão Social. São Paulo: Paz e Terra, 1999.FERRETI, C. et alii (orgs.) Novas Tecnologias, Trabalho e Educação. Petrópolis : Vozes, 1994.FRANZOI, Naira Lisboa. Entre a formação e o trabalho: trajetórias e identidades profissionais. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2006.GORZ, André. O imaterial: conhecimento, valor e capital. [Trad. Celso Azzan Jr.]. São Paulo: Annablume, 2005.HARVEY, D. A Condição Pós–Moderna. São Paulo : Edições Loyola, 1993.HIRATA, H. Parte I. Divisão Internacional do trabalho e taylorismo: Brasil, França e Japão. In: HIRATA, H. Nova Divisão sexual do trabalho. Um olhar voltado para a empresa e a sociedade. São Paulo: Boitempo, 2002, p. 29-44 e 111-130.RIFKIN, J. O Fim dos empregos. São Paulo: M. Books, 2004. SANTOS, B. de S. Pela mão de Alice. São Paulo: Cortez, 2001.STIGLITZ, J. A Globalização e seus malefícios. São Paulo:Futura, 2002.THUROW, L. O Futuro do Capitalismo. Rio de Janeiro : Rocco, 1997.