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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Educação
 
Adm Escolar e Economia da Educação
 
Disciplina: EDA0645 - Educação, Meio Ambiente e Sociedade
EDA0645 3 Education, the Environment and Society

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
A disciplina tem como objetivo principal introduzir o aluno na reflexão sobre as relações entre educação e meio ambiente. O curso visa introduzir os alunos na leitura de autores e no aprofundamento dos principais conceitos. As leituras estão centradas em temas que permitam reforçar uma prática interdisciplinar que estimule debates sobre o papel da escola face aos problemas sócio-ambientais.
Os objetivos são:
1- Oferecer aos alunos um instrumento teórico que lhes permita aprofundar um processo de ensino-aprendizagem para o exercício da cidadania e da responsabilidade social, face aos riscos provocados pela degradação sócio-ambiental.
2- Aprofundar a reflexão sobre as relações entre educação e meio ambiente, sua teoria e sua prática.

Objetiva-se assim estimular os alunos a:
• Debater conceitos que compõem a reflexão e pesquisa da educação na sua relação com o meio ambiente
• Elaborar textos em torno das temáticas debatidas durante a disciplina
• Análise, crítica e debate por grupos responsáveis por leituras.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2917138 - Pedro Roberto Jacobi
 
Programa Resumido
Ementa: Num contexto de crescentes transformações da realidade ambiental, torna-se cada vez mais necessária a inserção da dimensão ambiental nas práticas educativas. A disciplina tem como objetivo principal introduzir o aluno na reflexão sobre as relações entre educação e meio ambiente, enquanto um processo permanente no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem conhecimentos, valores, habilidade e experiências desde uma perspectiva interdisciplinar. O curso visa possibilitar a aquisição do conhecimento capazes de estimular mudanças de atitudes, permitindo a construção de uma nova visão das relações entre ser humano e o seu meio e a adoção de novas posturas indivuduais e coletivas em relação ao ambiente. A inserção do meio ambiente como um tema transversal no currículo escolar, impregnando a prática educativa indica a importância do tratamento interdisciplinar, num processo onde a questão da cidadania assume um papel cada vez mais desafiador, demandando novos saberes, para apreender questões que se tornam cada vez mais complexas, tendo como meta reforçar seu uso pedagógico e a sua presença em sala de aula.
 
 
 
Programa
1 - A emergência da questão ambiental na sociedade contemporânea:
• Raízes históricas da crise ambiental: perspectivas;
• Natureza e cultura: realidade e representações;
• A emergência do debate sobre sustentabilidade;
• Sustentabilidade e complexidade.

2 - Educação Ambiental: dimensões e desafios
• Histórico e correntes da Educação Ambiental;
• Educação, meio ambiente e aprendizagem social – dinâmicas e processos;
• Mídia, educação e meio ambiente;
• Educação Ambiental e Práticas de Cidadania;
• Práticas de educação para sustentabilidade;
• Educação Ambiental na prática: trabalho em sala de aula;
• Atividade de encerramento do curso.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Participação em aulas e seminários, elaboração de trabalhos, estágios, visitas e pesquisas.
Critério
Avaliação contínua por meio de provas, seminários, trabalhos escritos e outras atividades.
Norma de Recuperação
Realização de provas e trabalhos complementares, de acordo com o calendário da Universidade.
 
Bibliografia
     
CARIDE, J. e MEIRA, P. (2001). Educação Ambiental e Desenvolvimento Humano. Instituto Piaget, Lisboa.
DEAN, W. (1996). A Ferro e Fogo. Companhia das Letras. São Paulo
DIAMOND, J. (2008). Colapso. Ed. Record, Rio de Janeiro.
HOBSBAWN, E. (2005). A Era dos Extremos. Companhia das Letras, São Paulo
IDEC/MMA (2002). Consumo Sustentável – Manual de Educação. IDEC, São Paulo. Bibliot. Digital
JACOBI, P. R. (2003). “Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade”. In: Cadernos de Pesquisa nº 118-março de 2003. Fundação Carlos Chagas, São Paulo – Biblioteca Digital
JACOBI, P. R.(2007). “Educar na sociedade de risco, o desafio de construir alternativas”. In: Pesquisa em Educação Ambiental vol. 2/2- jul/dez. Grupos de Ensino e Pesquisa da USP/UFSCAR, Ribeirão Preto.
JACOBI, P. R. (2008). “Desafios para práticas de consumo sustentável”. In: Reflexões sobre o consumo sustentável. Le Monde Diplomatique/Instituto Paulo Freire, São Paulo.
McCORMICK, J. (1992). Rumo ao Paraiso. Relume Dumara, RJ.
MMA/ Philippe Layrargues(org.) (2004). Identidades da Educação Ambiental Brasileira. MMA, Brasília. Biblioteca Digital
MORIN, E. (2007). Ciência com Consciência. Bertrand Brasil, Rio de Janeiro.
SATO, M. e CARVALHO, I. (2005). Educação Ambiental- pesquisa e desafios. Artmed, Porto Alegre.
UNESCO (1999). Educação para um futuro sustentável: uma visão transdisciplinar para ações compartilhadas. Ed. Ibama, Brasilia
THOMPSON, W. (1990). Gaia- Uma Teoria do Conhecimento. Gaia, São Paulo.
VEIGA, J. E. ( 2006). Meio ambiente e desenvolvimento. SENAC, São Paulo

Indicações de Sites:
Ministério do Meio Ambiente – mma.gov.br - Desafios da Educação Ambiental"
Pegada Ecológica - http://www.pegadaecologica.siteonline.com.br/
GPEA - http://www.ufmt.br/gpea/ - http://www.ufmt.br/gpea/sites_amb.htm
SMA- SP - http://www.ambiente.sp.gov.br/EA
Greenpeace- www.greenpeace.org.br
SOS Mata Atlantica- www. sosmatatlantica.org.br
TEIA USP – www.fe.teia.usp.br
5 Elementos – www.5elementos.org.br
 

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