A disciplina tem como objetivo principal introduzir o aluno na reflexão sobre as relações entre educação e meio ambiente. O curso visa introduzir os alunos na leitura de autores e no aprofundamento dos principais conceitos. As leituras estão centradas em temas que permitam reforçar uma prática interdisciplinar que estimule debates sobre o papel da escola face aos problemas sócio-ambientais. Os objetivos são: 1- Oferecer aos alunos um instrumento teórico que lhes permita aprofundar um processo de ensino-aprendizagem para o exercício da cidadania e da responsabilidade social, face aos riscos provocados pela degradação sócio-ambiental.2- Aprofundar a reflexão sobre as relações entre educação e meio ambiente, sua teoria e sua prática. Objetiva-se assim estimular os alunos a:• Debater conceitos que compõem a reflexão e pesquisa da educação na sua relação com o meio ambiente• Elaborar textos em torno das temáticas debatidas durante a disciplina• Análise, crítica e debate por grupos responsáveis por leituras.
Ementa: Num contexto de crescentes transformações da realidade ambiental, torna-se cada vez mais necessária a inserção da dimensão ambiental nas práticas educativas. A disciplina tem como objetivo principal introduzir o aluno na reflexão sobre as relações entre educação e meio ambiente, enquanto um processo permanente no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem conhecimentos, valores, habilidade e experiências desde uma perspectiva interdisciplinar. O curso visa possibilitar a aquisição do conhecimento capazes de estimular mudanças de atitudes, permitindo a construção de uma nova visão das relações entre ser humano e o seu meio e a adoção de novas posturas indivuduais e coletivas em relação ao ambiente. A inserção do meio ambiente como um tema transversal no currículo escolar, impregnando a prática educativa indica a importância do tratamento interdisciplinar, num processo onde a questão da cidadania assume um papel cada vez mais desafiador, demandando novos saberes, para apreender questões que se tornam cada vez mais complexas, tendo como meta reforçar seu uso pedagógico e a sua presença em sala de aula.
1 - A emergência da questão ambiental na sociedade contemporânea:• Raízes históricas da crise ambiental: perspectivas; • Natureza e cultura: realidade e representações; • A emergência do debate sobre sustentabilidade;• Sustentabilidade e complexidade. 2 - Educação Ambiental: dimensões e desafios• Histórico e correntes da Educação Ambiental;• Educação, meio ambiente e aprendizagem social – dinâmicas e processos;• Mídia, educação e meio ambiente;• Educação Ambiental e Práticas de Cidadania; • Práticas de educação para sustentabilidade;• Educação Ambiental na prática: trabalho em sala de aula;• Atividade de encerramento do curso.
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