Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Adm Escolar e Economia da Educação
 
Disciplina: EDA0646 - Cinema e Educação: Pressão Pedagógica e Imaginários Contemporâneos
Cine and Education: pedagogical pressure and contemporary imaginaries

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Estudar as relações entre cinema e educação a partir da implicação com os imaginários contemporâneos, tendo em vista que as imagens de mundo (discursos, proposições, ideologias etc.) figuradas pelos filmes exercem uma pressão pedagógica na compreensão dos sentidos e modos de viver contemporâneos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1253112 - Marcos Ferreira dos Santos
1678040 - Rogério de Almeida
 
Programa Resumido
Abordar, a partir das pesquisas sobre cinema e educação, a potencialidade formativa das narrativas cinematográficas. Aprofundar os fundamentos do cinema e, mais especificamente, os fundamentos educativos do cinema. Estudar a pressão pedagógica que as narrativas cinematográficas, principalmente quando continuamente reiteradas, exercem sobre os imaginários contemporâneos e suas figurações de mundo e modos de vida.
 
 
 
Programa
- Cinema e educação: breve panorama das abordagens sobre o tema.
- Fundamentos do cinema: linguagem, narração, imersão e recepção.
- Fundamentos educativos do cinema: cognitivo, filosófico, estético, mítico, existencial, antropológico e poético.
- Pressão pedagógica: interpretando imagens de mundo e modos de vida.
- Cinema e imaginários contemporâneos.
- Pesquisas sobre cinema: perspectivas, metodologias hermenêuticas (ou como interpretar filmes).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e dialogadas. Problematização das leituras indicadas. Discussões sobre filmes previamente estabelecidos para estudo.
Critério
Realização de exercícios interpretativos. Domínio dos conceitos fundamentais do campo. Adequação às orientações estabelecidas para a realização dos trabalhos.
Norma de Recuperação
Avaliação ou trabalho complementar, de acordo com o calendário da Universidade de São Paulo.
 
Bibliografia
     
ALMEIDA, Rogério de. Cinema, educação e imaginários contemporâneos: estudos hermenêuticos sobre distopia, niilismo e afirmação nos filmes O som ao redor, O cavalo de Turim e Sono de inverno. EDUCAÇÃO E PESQUISA, v. 44, p. 1-18, 2018.
ALMEIDA, Rogério de. Cinema e educação: fundamentos e perspectivas. Educação em Revista (UFMG), v. 33, p. 1-27, 2017.
AUMONT, Jacques et al. A estética do filme. Campinas-SP: Papirus, 2002.
BERGALA, Alain. A hipótese-cinema: pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: Booklink; CINEAD-LISE-FE/UFRJ, 2008.
BORDWELL, David. La narración en el cine de ficción. Barcelona, Buenos Aires, Cidade do México: Paidós, 1996. 
CABRERA, Julio. O cinema pensa: uma introdução à filosofia através dos filmes. Rio de Janeiro: Rocco, 2006. 
DUARTE, Rosália. Cinema & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
DURAND, Gilbert. A Imaginação Simbólica. São Paulo, Cultrix, EDUSP, 1988.
DURAND, Gilbert.  As Estruturas Antropológicas do Imaginário. São Paulo, Martins Fontes, 1997.
FABRIS, Elí Henn. Cinema e Educação: um caminho metodológico. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 33, n. 1, p. 117-134, jan./jun. 2008.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo, Cortez, 1989.
FRESQUET, Adriana. Cinema e educação: reflexões e experiências com professores e estudantes de educação básica, dentro e “fora” da escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A Tela Global: mídias culturais e cinema na era hipermoderna. Porto Alegre: Sulina, 2009.
MARCELLO, Fabiana de A.; FISCHER, Rosa Maria B. Tópicos para pensar a pesquisa em cinema e educação. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 36, n. 2, p. 505-519, 2011.
MORIN, Edgar. O cinema ou o homem imaginário: ensaio de antropologia sociológica. São Paulo: É Realizações, 2014.
RICOEUR, Paul. A função hermenêutica do distanciamento. In: Interpretação e ideologias. São Paulo, Francisco Alves, 1988.
XAVIER, Ismail. Um cinema que “educa” é um cinema que (nos) faz pensar. Entrevista. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 33, n. 1, p. 13-20, 2008.
 

Clique para consultar os requisitos para EDA0646

Clique para consultar o oferecimento para EDA0646

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP