Fornecer ao aluno elementos para a análise dos componentes simbólicos do discurso e da ação das organizações educativas.
Este curso tem como finalidade fornecer aos alunos do Curso de Pedagogia elementos para a análise dos componentes simbólicos do discurso e da ação das organizações educativas.
• Conceitos de Cultura e sua construção histórica.• Cultura, Organização e Educação.• A escola como campo de reprodução e de reinterpretação cultural• A Escola como Grupo e Organização Cultural.• A problemática pedagógico-administrativa: o burocrático, o pedagógico, o simbólico.• As mediações simbólicas e a organização no cotidiano escolar
BALANDIER, Georges. As dinâmicas sociais: sentido e poder. SP, DIFEL, 1976.BOURDIEU, Pierre. Coisas ditas. São Paulo, Brasiliense, 1990.CARVALHO, Edgar de Assis. Enigmas da Cultura. São Paulo, Cortez Editora, 2003.CASTORIADIS, Cornelius. A instituição imaginária da sociedade. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1972.DURAND, Gilbert. A imaginação simbólica. São Paulo, Cultrix/EDUSP, 1988.FOURQUIN, Jean Claude. Escola e cultura: bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre, Artes Médicas, 1993.GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro, LTC, 1989. HOGGART, Richard. As utilizações da cultura, aspectos da vida da classe trabalhadora. Lisboa, Ed. Presença, 1973.LAPASSADE, Georges. Grupos, Organizações e Instituições. Rio de Janeiro, Francisco Alves Ed., 1977.LOBROT, Michel. Pedagogia institucional. Lisboa, Iniciativas Editoriais, 1973.TEIXEIRA, M. Cecília Sanchez. Antropologia, cotidiano e educação. Rio de Janeiro, Imago, 1990.