Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Educação
 
Adm Escolar e Economia da Educação
 
Disciplina: EDA0659 - Seminários de Cultura Escolar I
EDA0659 2 Seminars on School Culture I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2008 Desativação:

Objetivos
Fornecer ao aluno elementos para a análise dos componentes simbólicos do discurso e da ação das organizações educativas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1253112 - Marcos Ferreira dos Santos
1678040 - Rogério de Almeida
 
Programa Resumido
Este curso tem como finalidade fornecer aos alunos do Curso de Pedagogia elementos para a análise dos componentes simbólicos do discurso e da ação das organizações educativas.
 
 
 
Programa
• Conceitos de Cultura e sua construção histórica.
• Cultura, Organização e Educação.
• A escola como campo de reprodução e de reinterpretação cultural
• A Escola como Grupo e Organização Cultural.
• A problemática pedagógico-administrativa: o burocrático, o pedagógico, o simbólico.
• As mediações simbólicas e a organização no cotidiano escolar
 
 
 
Avaliação
     
Método
aulas expositivas, seminários, trabalhos, leituras.
Critério
Redação de uma monografia sobre um dos temas discutidos ao longo do curso, seminários e outras atividades.
Norma de Recuperação
Normas estabelecidas pela Comissão de Graduação da FEUSP.
 
Bibliografia
     
AQUINO, Júlio Groppa & RIBEIRO, Cintya Regina. A Educação por vir - a experiência com o cinema - 2011. São Paulo: Editora Cortez, 2011.
AQUINO, Júlio Groppa & GUIRADO, Marlene & DE LA TAILLE, Yves. Indisciplina na Escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus Editorial, 1996.
CARVALHO, Edgar de Assis. Enigmas da Cultura. São Paulo, Cortez Editora, 2003.
CASTORIADIS, Cornelius. A instituição imaginária da sociedade. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1972.
EAGLETON, Terry. A Idéia de Cultura. São Paulo: UNESP, 2005.
FOURQUIN, Jean Claude. Escola e cultura: bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre, Artes Médicas, 1993.
GARCIA, Olgair Gomes. A Escola Zacaria já é a Escola dos meus sonhos. Campinas: Cadernos CEDES, vol. 31, n. 83, p. 127-144, jan.-abr. 2011.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro, LTC, 1989.
LAPASSADE, Georges. Grupos, Organizações e Instituições. Rio de Janeiro, Francisco Alves Ed., 1977.
LOBROT, Michel. Pedagogia institucional. Lisboa, Iniciativas Editoriais, 1973.

MOTTA, Fernando C. Prestes e CALDAS, Miguel P. (orgs.). Cultura organizacional e cultura brasileira. São Paulo: Atlas, 1997.
MOTTA, Fernando C. Prestes. O que é burocracia? Coleção Primeiros Passos. São Paulo: Brasiliense, 1989.
ROCHA,Gilmar & TOSTA, Sandra Pereira. Antropologia & Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. Coleção Temas & Educação, 10.
SCHILLING, Flávia. Sociedade da Insegurança, violência na escola. São Paulo: Editora Moderna, 2004. 110 p.
TRAGTENBERG, M. A Escola como Organização Complexa. In: Sobre educação, política e sindicalismo. São Paulo: UNESP, 2004.
TRAGTENBERG, M. Relações de Poder na Escola. In: Sobre educação, política e sindicalismo. São Paulo: UNESP, 2004.
 

Clique para consultar os requisitos para EDA0659

Clique para consultar o oferecimento para EDA0659

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP