Propiciar ao aluno elementos para pesquisar e compreender o fenômeno sócio-organizacional em suas dimensões política, cultural e educacional.
• As organizações educativas e o mundo da cultura na contemporaneidade• As relações entre Sistemas de ensino, sistemas de pensamento e sistemas disciplinares.• Teoria da Complexidade, Educação e Cultura.• O cotidiano escolar: conceitos e práticas.
ARRIGHI, Giovanni. “Trabalhadores do mundo no final do século”. In: Praga – Revista de Estudos Marxistas. São Paulo, Boitempo Editorial, n. 1, p. 27-43, 1996.BOURDIEU, Pierre. Contrafogos: táticas para enfrentar a invasão neoliberal. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1998.BOURDIEU, Pierre. Razões práticas. Campinas, Papirus, 1996.BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A Educação como Cultura, São Paulo, Brasiliense, 1985.EAGLETON, Terry. A Idéia de Cultura. São Paulo, UNESP, 2005.FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1982.LYOTARD, Jean-François. O pós-moderno. Rio de Janeiro, José Olympio, 1996.MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. Lisboa, Instituto Piaget, 1990.MOTTA, Fernando C. Prestes e CALDAS. Miguel P. (orgs.) Cultura organizacional e cultura brasileira. São Paulo, Atlas, 1997.TRAGTENBERG, M. Sobre educação, política e sindicalismo. São Paulo, UNESP, 2004.WILLIAMS, Raymond. Vocabulário de Cultura e Sociedade. São Paulo, Boitempo, 2005.