A partir da compreensão do conceito de gênero como estrutura social, tal qual formulado por teorias sociais feministas, e considerando as intersecções entre gênero, raça e classe social, dentre outros marcadores sociais da diferença, a disciplina tem como objetivo oferecer às e aos estudantes subsídios para: - a compreensão das políticas educacionais, da gestão escolar, do currículo e das práticas pedagógicas a partir da ótica das relações de gênero, discutindo especialmente a persistência de violência, desigualdades e discriminações criadas e/ou reproduzidas no âmbito educacional. - a proposição e o desenvolvimento de práticas pedagógicas de enfrentamento às discriminações de gênero e de valorização da diversidade sexual e de identidade de gênero na educação básica.
Tomando por base a discussão do conceito de gênero e como pressuposto a intersecção classe social-raça-gênero, o curso abordará as relações de gênero nas políticas públicas de educação e no cotidiano escolar da educação básica, tendo como focos as questões relativas a identidade de gênero e orientação sexual, a presença majoritária de mulheres no corpo docente, as diferenças de trajetória escolar entre meninos e meninas e as relações entre família e escola.
- o conceito de gênero: recortes teóricos e aspectos históricos; - identidade de gênero e orientação sexual; - gênero nas políticas educacionais; - divisão sexual do trabalho e feminização do magistério; - desempenho escolar na educação básica: articulações entre gênero, classe e raça; - relações de gênero no cotidiano escolar; - gênero e relações família/escola.
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