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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Adm Escolar e Economia da Educação
 
Disciplina: EDA0663 - Relações de Gênero e Educação II: Escola e Relações de Gênero
EDA0663 - Gender Relations and Education II: Schools and Gender Relations

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
A partir da compreensão do conceito de gênero como estrutura social, tal qual formulado por teorias
sociais feministas, e considerando as intersecções entre gênero, raça e classe social, dentre outros
marcadores sociais da diferença, a disciplina tem como objetivo oferecer às e aos estudantes
subsídios para:

- a compreensão das políticas educacionais, da gestão escolar, do currículo e das práticas pedagógicas a partir da ótica das relações de gênero, discutindo especialmente a persistência de violência, desigualdades e discriminações criadas e/ou reproduzidas no âmbito educacional.

- a proposição e o desenvolvimento de práticas pedagógicas de enfrentamento às discriminações de gênero e de valorização da diversidade sexual e de identidade de gênero na educação básica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
81022 - Claudia Pereira Vianna
869757 - Iracema Santos do Nascimento
61405 - Marilia Pinto de Carvalho
 
Programa Resumido
Tomando por base a discussão do conceito de gênero e como pressuposto a intersecção classe
social-raça-gênero, o curso abordará as relações de gênero nas políticas públicas de educação e no
cotidiano escolar da educação básica, tendo como focos as questões relativas a identidade de gênero
e orientação sexual, a presença majoritária de mulheres no corpo docente, as diferenças de
trajetória escolar entre meninos e meninas e as relações entre família e escola.
 
Based on the discussion about the concept of gender, and focusing on the intersection of social class, race, and gender, this course aims to explore gender relations in public education policies and in basic education school routine, by addressing issues related to gender identity and sexual orientation, the solid majority of women as school teachers, the differences between boys’ and girls’ educational trajectory, and the relationship between family and school.
 
 
Programa
- o conceito de gênero: recortes teóricos e aspectos históricos;
- identidade de gênero e orientação sexual;
- gênero nas políticas educacionais;
- divisão sexual do trabalho e feminização do magistério;
- desempenho escolar na educação básica: articulações entre gênero, classe e raça;
- relações de gênero no cotidiano escolar;
- gênero e relações família/escola.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, leituras, seminários, visitas didáticas a espaços escolares e não escolares, debates com convidados externos.
Critério
Avaliação contínua por meio de provas, tarefas individuais e/ou coletivos em sala de aula, seminários, trabalhos escritos, comunicações orais e outras atividades, considerando: - Clareza e consistência nas argumentações - Domínio dos conceitos fundamentais do campo - Adequação às orientações estabelecidas para a realização dos trabalhos
Norma de Recuperação
Realização de provas ou trabalhos complementares, em conformidade com as orientações e exigências indicadas pela docente e de acordo com o calendário da Universidade.
 
Bibliografia
     
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VIANNA, Cláudia e FINCO, Daniela. Meninas e meninos na Educação Infantil: uma questão de gênero
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