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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Educação
 
Adm Escolar e Economia da Educação
 
Disciplina: EDA0663 - Relações de Gênero e Educação II: Escola e Relações de Gênero
EDA0663 3 Gender Relations and Education II: Schools and Gender Relations

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2009 Desativação:

Objetivos
Oferecer subsídios para a compreensão das políticas educacionais e de alguns dos fenômenos educativos a partir da ótica das relações de gênero, discutindo especialmente: como idéias sobre masculinidade e feminilidade interferem nessas políticas e práticas; como a variável sexo interfere nas estatísticas de desempenho escolar; quais as implicações da presença de mulheres e homens nos diferentes níveis escolares e carreiras.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
81022 - Claudia Pereira Vianna
61405 - Marilia Pinto de Carvalho
 
Programa Resumido
Tomando por base a discussão do conceito de gênero, o curso abordará as relações de gênero nas políticas públicas de educação e no cotidiano escolar da educação básica, tendo como focos a presença majoritária de mulheres no corpo docente, as diferenças de trajetória escolar entre meninos e meninas e as relações entre família e escola.
 
 
 
Programa
- recortes teóricos do conceito de gênero- gênero nas políticas educacionais - divisão sexual do trabalho e feminização do magistério - desempenho escolar na educação básica: articulações entre gênero, classe e raça- relações de gênero no cotidiano escolar - gênero e relações família/escola
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, seminários, trabalhos, leituras.
Critério
avaliação contínua por meio de provas, seminários, trabalhos escritos e outras atividades.
Norma de Recuperação
Realização de provas ou trabalhos complementares, de acordo com o calendário da Universidade
 
Bibliografia
     
ALTMANN, Helena. (2001) Orientação sexual nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Estudos Feministas, Florianópolis: CFH/CCE/UFSC, v.9, n.2, p.575-85.
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CARVALHO, Marília Pinto. (2003) Sucesso e fracasso escolar: uma questão de gênero, Educação e Pesquisa. São Paulo: FEUSP, v.29, n.1, , p.185.193.
CARVALHO, Marília Pinto. (2004) Quem são os meninos que fracassam na escola? Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Cortez/FCC, Vol.34, N.121, Janeiro/Abril, p. 11-40.
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FINCO, Daniela. (2004) Faca sem ponta, galinha sem pé, homem com homem, mulher com mulher: relações de gênero nas brincadeiras de meninos e meninas na pré-escola. Campinas: UNICAMP,. Dissertação (Mestrado).
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GRIGOROWITSCHS, Tâmara. (2007) Jogo, processos de socialização e mimese: uma análise sociológica do jogar infantil coletivo no recreio escolar e suas relações de gênero. São Paulo, FEUSP, Dissertação (Mestrado).
GROSSI, Míriam, HEILBORN, Maria Luiza, RIAL, Carmen. (1998) Entrevista com Joan Wallach Scott. Estudos Feministas. Florianópolis: CFH/CCE/UFSC, v. 6, n.1, p.114-125.
LOURO, Guacira Lopes. (1997) Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. São Paulo: Vozes.
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NOGUEIRA, Vera Lúcia. (2002) Mulheres adultas das camadas populares: a especificidade da condição feminina na busca da escolarização. Belo Horizonte: UFMG, Dissertação (Mestrado).
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ROSEMBERG, Fúlvia. (1996) Educação infantil, classe, raça e gênero. Cadernos de Pesquisa, São Paulo : Cortez/Fundação Carlos Chagas, n.96, fev. p.58-65.
SAPAROLLI, Eliana. (1997) Educador infantil: uma ocupação de gênero feminino. São Paulo: PUC-SP, Dissertação (Mestrado).
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STROMQUIST, Nelly (1992). Mulher e marginalização social: alfabetização de adultos em São Paulo. São Paulo: CEDI.
TELLES, Edna de Oliveira. (2005) O verso e o reverso das relações escolares: um olhar de gênero sobre o uso dos tempos em uma escola municipal da cidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP. (Dissertação de Mestrado),
TILLY, Louise A. (1994) Gênero, história das mulheres e história social. Cadernos PAGU. Campinas: Núcleo de Estudos de Gênero/UNICAMP, n.3, p.29-62.
VARIKAS, Eleni. (1994) Gênero, experiência e subjetividade: a propósito do desacordo Tilly-Scott. Cadernos PAGU. Campinas: Núcleo de Estudos de Gênero/UNICAMP, n.3, p.63-84.
VIANNA, Cláudia Pereira. (2001/2002) O sexo e o gênero da docência. Cadernos PAGU, Campinas: Núcleo de Estudos de Gênero/UNICAMP, n. 17/18.
VIANNA, Cláudia. (1997) Sexo e gênero: masculino e feminino na qualidade da educação escolar. In: AQUINO, Julio Groppa. Sexualidade na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo : Summus, p.119-130.
VIANNA, Cláudia.; RIDENTI, Sandra Unbehaum. (1998) Relações de gênero na escola: das diferenças ao preconceito. IN: AQUINO, J. G. de (coord.) Diferenças e preconceito na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo, Summus, p. 93-105.
VIANNA, Cláudia; UNBEHAUM, Sandra. (2004) O gênero nas políticas públicas de educação no Brasil: 1988-2002. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas/Autores Associados, n.121, p.77-104.
VIANNA, Cláudia; UNBEHAUM, Sandra. (2006) Gênero na educação básica: quem se importa? Uma análise de documentos de políticas públicas no Brasil. Educação & Sociedade. São Paulo, v.27, n.95, maio/ago., p. 407-428.
 

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