Este curso tem como finalidade propiciar ao aluno o conhecimento de novas perspectivas de estudo e de pesquisa sobre a cultura escolar, tendo como base a mudança paradigmática e as contribuições da Teoria da Complexidade.
• Novos paradigmas e Educação • Complexidade Social: os fatores de auto-organização • Aspectos sociais e antropológicos do cotidiano escolar • Dimensões latentes e patentes da cultura escolar • Métodos de investigação e análise da cultura e das formas simbólicas • A contribuição moriniana para a análise escolar: a recursividade e a hipercomplexidade
CHAUÍ, Marilena. Cultura e Democracia: o discurso competente e outras falas. São Paulo: Cortez, 1984.CRESPI, Franco. Médiation symbolique et société. Paris: Librairie des Meridiens, 1983.ENRIQUEZ, Eugène. A organização em análise. Petrópolis; Vozes, 1997.ERNY, Pierre. Etnologia da Educação. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.FÉTIZON, Beatriz A. Moura. Educar professores? (um questionamento dos Cursos de Licenciatura da Universidade de São Paulo). São Paulo: FEUSP, Série Estudos e Documentos, v. 24., 1984.MAFFESOLI, Michel. A Conquista do Presente. Rio de Janeiro: Rocco, 1985.MATURANA, Humberto. Emoções e Linguagem na Educação e na Política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.MORIN, Edgar. Ciência com Consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2ªed., 1997.MORIN, Edgar. O enigma do homem: para uma nova antropologia. RJ, Zahar, 1979.SAHLINS, Marshall. Cultura e razão prática. Rio de Janeiro, Zahar, 1979.TEIXEIRA, M. Cecília Sanchez. Antropologia, cotidiano e educação. Rio de Janeiro, Imago, 1990.