Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Educação
 
Adm Escolar e Economia da Educação
 
Disciplina: EDA0664 - Cultura e Educação I: Teoria da Complexidade e Cultura Escolar
EDA0664 3 Culture and Education I: Complexity Theory and School Culture

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Este curso tem como finalidade propiciar ao aluno o conhecimento de novas perspectivas de estudo e de pesquisa sobre a cultura escolar, tendo como base a mudança paradigmática e as contribuições da Teoria da Complexidade.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1253112 - Marcos Ferreira dos Santos
1678040 - Rogério de Almeida
 
Programa Resumido
Este curso tem como finalidade propiciar ao aluno o conhecimento de novas perspectivas de estudo e de pesquisa sobre a cultura escolar, tendo como base a mudança paradigmática e as contribuições da Teoria da Complexidade.
 
 
 
Programa
• Novos paradigmas e Educação • Complexidade Social: os fatores de auto-organização • Aspectos sociais e antropológicos do cotidiano escolar • Dimensões latentes e patentes da cultura escolar • Métodos de investigação e análise da cultura e das formas simbólicas • A contribuição moriniana para a análise escolar: a recursividade e a hipercomplexidade
 
 
 
Avaliação
     
Método
aulas expositivas, seminários, trabalhos, leituras.
Critério
avaliação contínua por meio de provas, seminários, trabalhos escritos e outras atividades.
Norma de Recuperação
critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalhos
 
Bibliografia
     
CHAUÍ, Marilena. Cultura e Democracia: o discurso competente e outras falas. São Paulo: Cortez, 1984.
CRESPI, Franco. Médiation symbolique et société. Paris: Librairie des Meridiens, 1983.
ENRIQUEZ, Eugène. A organização em análise. Petrópolis; Vozes, 1997.
ERNY, Pierre. Etnologia da Educação. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
FÉTIZON, Beatriz A. Moura. Educar professores? (um questionamento dos Cursos de Licenciatura da Universidade de São Paulo). São Paulo: FEUSP, Série Estudos e Documentos, v. 24., 1984.
MAFFESOLI, Michel. A Conquista do Presente. Rio de Janeiro: Rocco, 1985.
MATURANA, Humberto. Emoções e Linguagem na Educação e na Política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
MORIN, Edgar. Ciência com Consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2ªed., 1997.
MORIN, Edgar. O enigma do homem: para uma nova antropologia. RJ, Zahar, 1979.
SAHLINS, Marshall. Cultura e razão prática. Rio de Janeiro, Zahar, 1979.
TEIXEIRA, M. Cecília Sanchez. Antropologia, cotidiano e educação. Rio de Janeiro, Imago, 1990.
 

Clique para consultar os requisitos para EDA0664

Clique para consultar o oferecimento para EDA0664

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP