Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Educação
 
Adm Escolar e Economia da Educação
 
Disciplina: EDA0665 - Cultura e Educação I I: Imaginário e Processos Simbólicos
EDA0665 2 Culture and Education II: Imagery and Symbolic Processes

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Propiciar ao aluno condições para a análise e compreensão da cultura e do imaginário como processos simbólicos e suas manifestações nas organizações educativas. Realizar viagens didáticas para espaços de educação formal e não formal relacionados à temática da disciplina.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1253112 - Marcos Ferreira dos Santos
1678040 - Rogério de Almeida
5975442 - Rosenilton Silva de Oliveira
 
Programa Resumido
Cultura e processos simbólicos: criação, transmissão, apropriação e interpretação; as formas simbólicas e suas implicações educacionais: o risco etnocêntrico; a estruturação antropológica do imaginário e seus desdobramentos na organização do real; viagens didáticas para espaços de educação formal e não formal relacionados à temática da disciplina.
 
 
 
Programa
A estruturação antropológica do imaginário e seus desdobramentos na organização do real As formas simbólicas e suas implicações educacionais: o risco etnocêntrico Aspectos das matrizes socioculturais de origens africanas e indígenas nas experiências educacionais Aspectos hermenêuticos e antropológicos da relação pedagógica Cultura e processos simbólicos: criação, transmissão, apropriação e interpretação Imaginação, razão sensível e educação de sensibilidade Infância, juventude e performance educacional O Imaginário e a configuração da práxis pedagógica e da cultura escolar Cosmologias, religião e suas interfaces com a educação escolar.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas de introdução e síntese de conteúdos Discussões e outras atividades tendo como referência a literatura concernente, a consideração da realidade das escolas e o exame de materiais curriculares e de instrumentos de avaliação Problematização das leituras indicadas, análise de produções artísticas e audiovisuais viagens didáticas para espaços de educação formal e não formal.
Critério
Avaliação contínua por meio de provas, seminários, trabalhos escritos e outras atividades.
Norma de Recuperação
Os estudantes que precisarem fazer recuperação farão prova ou entregarão trabalho proposto pelo docente após o encerramento do período letivo regular, em período estabelecido por calendário da graduação estabelecido pela USP.
 
Bibliografia
     
BACHELARD, Gaston. A Água e os Sonhos: Ensaio sobre a imaginação da matéria. São Paulo: Martins Fontes, 1989a. BACHELARD, Gaston. A Chama de uma Vela. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1989b. BACHELARD, Gaston. Poética do Devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 1988. BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed UFMG, 1998. CASSIRER, Ernst. Ensaio sobre o Homem: Introdução a uma Filosofia da Cultura Humana. São Paulo: Martins Fontes, 1997. DUBORGEL, Bruno. Imaginaire et Pédagogie. Paris: Privat, 2a.ed., 1992. DURAND, Gilbert. A imaginação simbólica. São Paulo, Cultrix/EDUSP, 1988. DURAND, Gilbert. As Estruturas Antropológicas do Imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 1997. FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008. FASSIN Didier; FASSIN, Éric (orgs). De la question sociale à la question raciale?. Paris: La Découverte, 2009. GUSDORF, Georges. Professores para quê? Por uma Pedagogia da Pedagogia. São Paulo: Martins Fontes, 1987. LÉVI-STRAUSS. Antropologia Estrutural. São Paulo: Cosac Naify, 2010. MAFFESOLI, Michel Elogia da Razão Sensível. Petrópolis: Vozes, 1997. MBEMBE, Joseph-Achille. Crítica da razão negra. Lisboa: Antígona, 2017. MERLEAU-PONTY, Maurice. O Visível e o Invisível. São Paulo: Editora Perspectiva, 3ª ed., 1992. OJO-ADE, Femi. Negro: raça e cultura. Salvador: Edufba. 2006. PAULA CARVALHO, José Carlos. Imaginário e Mitodologia: Hermenêutica dos Símbolos e Estórias de Vida. Londrina: Editora UEL, 1998. PEREIRA, Alexandre Barbosa. “A maior zoeira” na escola: experiências juvenis na periferia de São Paulo. São Paulo: Ed. UNIFESP, 2016. SAHLINS, Marshal. Cultura na pratica. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2004. SANCHEZ TEIXEIRA, M. C. & PORTO, M. R. S. Imagens da Cultura: um outro olhar. São Paulo: Plêiade, 1999. SERRES, Michel. Filosofia Mestiça: Le Tiers-instruit. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993. SILVA, Vagner Gonçalves da Silva (org). Memória afro-brasileira: imaginário, cotidiano e poder. São Paulo: Selo Negro, 2007. TASSINARI, Antonella Maria Imperatriz et all. (orgs). Educação Indígena: reflexões sobre noções nativas de infância, aprendizagem e escolarização. Florianópolis: Editora da UFSC, 2012. WAGNER, Roy. A invenção da cultura. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
 

Clique para consultar os requisitos para EDA0665

Clique para consultar o oferecimento para EDA0665

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP