Propiciar ao aluno elementos para pesquisar e compreender o fenômeno sócio-organizacional educativo em suas dimensões administrativa, econômica, política, cultural e organizacional.
· A Organização da Educação no mundo contemporâneo.· Sistemas de ensino, sistemas de pensamento e sistemas disciplinares.· A Organização como Metáfora.· Campos simbólicos: gênese e estrutura· Instituições, organizações e os fundamentos da dominação· Paisagem Pós-Moderna e Educação· Pensamento institucional e mecanismos de identidade e esquecimento
BAUDRILLARD, Jean. À sombra das maiorias silenciosas. SP, Brasiliense, 1988.BOURDIEU, Pierre. Razões práticas. Campinas, Papirus, 1996.BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998.DOUGLAS, Mary. Como as instituições pensam. SãoPaulo: EDUSP, 1998.ETZIONI, Amitai. Organizações Complexas. São Paulo, Pioneira, 1974.FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1978.LYOTARD, Jean-François. O pós-moderno. Rio de Janeiro, José Olympio, 1996.MORGAN, Gareth. Imagens da organização. São Paulo, Atlas, 1996.MOTTA, Fernando C. Prestes e CALDAS. Miguel P. (orgs.) Cultura organizacional e cultura brasileira. São Paulo, Atlas, 1997.MICELI, Sérgio (org). História das Ciências Sociais no Brasil. São Paulo: Sumaré, vols. I e II, 1989 e 1995