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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Adm Escolar e Economia da Educação
 
Disciplina: EDA0669 - Paulo Freire - Teoria, Método e Práxis
EDA0669 - Paulo Freire - Theory, method and praxis

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Essa disciplina objetiva mostrar a atualidade e originalidade da Teoria de Paulo Freire frente às perspectivas atuais da educação, sua teoria do conhecimento e, às questões da aprendizagem, enfocando quatro de suas intuições mais originais: a ênfase nas condições gnosiológicas do ato educativo; a defesa da educação como ato dialógico; a noção de ciência aberta às necessidades populares e o planejamento comunitário e participativo.
Essa disciplina objetiva ainda mostrar a atualidade, da sua teoria epistemológica que parte das necessidades reais e não de categorias abstratas, baseado em quatro passos consecutivos: ler o mundo, que necessita do cultivo da curiosidade; compartilhar o mundo lido, que necessita do diálogo; a educação como ato de produção e reconstrução do saber; a educação como prática da liberdade.
Finalmente, esse curso se propõe trabalhar as consequências que a aplicação de suas ideias pedagógicas podem ter e estão tendo na Prática, não apenas em termos de gestão da política educacional e escolas, mas em projetos e práticas que apontem para o surgimento de um novo professor, um novo aluno, um novo sistema educativo, um novo currículo, uma nova pedagogia da educação cidadã.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
79349 - Lisete Regina Gomes Arellaro
1838796 - Rubens Barbosa de Camargo
84853 - Sonia Maria Portella Kruppa
 
Programa Resumido
Estudo e pesquisa da teoria, práxis e método de Paulo Freire, apoiados em suas principais obras e na análise crítica do corpo de ideias, princípios e valores, feitas por estudiosos do seu pensamento, e por contemporâneos de seus trabalho nas diferentes interpretações de sua obra e nos desdobramentos de seu legado de luta e de esperança, mostrando a dimensão universal e a atualidade de sua obra.
 
This course focuses on studying and researching Paulo Freire's theory, praxis and method, on the basis of his main works as well as his contemporaries' and other experts' critical analysis of the body of his ideas, principles and values, and their different interpretations of his work and his unfolding legacy of struggle and hope, in order to show the universal dimension and continuing relevance of his work.
 
 
Programa
Além do estudo sistemático da obra de e sobre Paulo Freire, esse curso possibilitará um o desenvolvimento da temática central "complexidade e a dimensão universal do pensamento de Paulo Freire", através de sub-temas como:
1.	Atualidade e universalidade do pensamento de Paulo Freire. Levantamento sobre as referências ao pensamento e à práxis de Paulo Freire, análise e interpretação do material encontrado.
2.	Paulo Freire: cidadão do mundo. Levantamento da repercussão do pensamento e da práxis de Paulo Freire  em alguns países: Argentina, Portugal, Chile, Espanha, Estados Unidos, dentre outros e respectiva análise dos dados coletados.
3.	Paulo Freire e o pensamento contemporâneo:  mostrando a relação de Paulo Freire com outros autores (Dussel, Habermas, Cassirer, Morin, Bourdieu,  Foucault, Marx, Fromm, Marcuse, ...).
4.	Paulo Freire na voz de quem trabalhou com ele. Entender a práxis de Paulo Freire através do que dizem e escrevem as pessoas que trabalharam com ele.: Mário Sérgio Cortella, Lilian Contreras, Ana Maria Saul, Lisete Arelaro, Alípio Casalli, Mere Abramovich, Carlos Rodrigues Brandão, Osmar Fávero, Paulo Rosas, Eliete Santiago e Vera.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Os trabalhos dessa disciplina optativa serão desenvolvidos em 15 semanas através de leitura e discussão de bibliografia, seminários temáticos, pesquisa e grupos de trabalho.
Critério
O professor deverá coordenar essa disciplina através de aulas expositivas, seminários, trabalhos de aproveitamento e leitura. As atividades discentes estão centradas na participação em aulas e seminários, elaboração de trabalhos individuais e em grupo, pesquisa e elaborações de monografias. Será feita uma avaliação contínua por meio de provas e escritas, seminários, trabalhos escritos e outras atividades.
Norma de Recuperação
Realização de provas e trabalhos complementares, de acordo com o calendário da Universidade
 
Bibliografia
     
Principais obras de Paulo Freire
1. Educação como prática da liberdade. Rio, Paz e Terra, 1967.
2. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1974.
3. Cartas à Guiné-Bissau. São Paulo, Paz e Terra, 1978.
4. Educação e mudança. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1981.
5. A importância do ato de ler. São Paulo, Cortez, 1982.
6. A educação na cidade. São Paulo, Cortez, 1991.
7. Pedagogia da esperança. São Paulo, Paz e Terra, 1992.
8. Professora sim, tia não. São Paulo, Olho d'Água, 1993.
9. À sombra desta mangueira. São Paulo, Olho d'Água, 1995.
10. Pedagogia da autonomia. São Paulo, Paz e Terra, 1997.
11. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo, UNESP, 2000
12. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo, UNESP, 2001.

Algumas obras sobre Paulo Freire

BARRETO, Vera. Paulo Freire para educadores. São Paulo, Arte & Ciência, 1998.
BEISIEGEL, Celso de Rui. Política e educação popular. São Paulo, Ática, 1982.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues (editor). O que é método Paulo Freire. São Paulo, Brasiliense,
1981.
FREIRE, Ana Maria Araújo. A pedagogia da libertação em Paulo Freire. São Paulo, UNESP,
2000.
FREIRE, Ana Maria Araújo. Paulo Freire: uma história de vida. Indaiatuba: Villas das Letras,
2006
GADOTTI, Moacir. Convite à leitura de Paulo Freire. São Paulo, Scipione, 1989.
---------- Um legado de esperança. São Paulo, Cortez, 2001.
REVISTA Educação: História da Pedagogia: “Paulo Freire”, v.4, dez 2010.
SAUL, Ana Maria (org.). Paulo Freire e a formação de educadores: múltiplos olhares. São
Paulo, Articulação Universidade/Escola, 2000.
SCOCUGLIA, Afonso Celso. A história das ideias de Paulo Freire e a atual crise de paradigmas.
João Pessoa, Editora Universitária, 1999.
TORRES, Rosa Maria. Educação Popular: um encontro com Paulo Freire. São Paulo, Loyola,
1987.
 

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