Essa disciplina objetiva mostrar a atualidade e originalidade da Teoria de Paulo Freire frente às perspectivas atuais da educação, sua teoria do conhecimento e, às questões da aprendizagem, enfocando quatro de suas intuições mais originais: a ênfase nas condições gnosiológicas do ato educativo; a defesa da educação como ato dialógico; a noção de ciência aberta às necessidades populares e o planejamento comunitário e participativo. Essa disciplina objetiva ainda mostrar a atualidade, da sua teoria epistemológica que parte das necessidades reais e não de categorias abstratas, baseado em quatro passos consecutivos: ler o mundo, que necessita do cultivo da curiosidade; compartilhar o mundo lido, que necessita do diálogo; a educação como ato de produção e reconstrução do saber; a educação como prática da liberdade. Finalmente, esse curso se propõe trabalhar as consequências que a aplicação de suas ideias pedagógicas podem ter e estão tendo na Prática, não apenas em termos de gestão da política educacional e escolas, mas em projetos e práticas que apontem para o surgimento de um novo professor, um novo aluno, um novo sistema educativo, um novo currículo, uma nova pedagogia da educação cidadã.
Estudo e pesquisa da teoria, práxis e método de Paulo Freire, apoiados em suas principais obras e na análise crítica do corpo de ideias, princípios e valores, feitas por estudiosos do seu pensamento, e por contemporâneos de seus trabalho nas diferentes interpretações de sua obra e nos desdobramentos de seu legado de luta e de esperança, mostrando a dimensão universal e a atualidade de sua obra.
Além do estudo sistemático da obra de e sobre Paulo Freire, esse curso possibilitará um o desenvolvimento da temática central "complexidade e a dimensão universal do pensamento de Paulo Freire", através de sub-temas como: 1. Atualidade e universalidade do pensamento de Paulo Freire. Levantamento sobre as referências ao pensamento e à práxis de Paulo Freire, análise e interpretação do material encontrado. 2. Paulo Freire: cidadão do mundo. Levantamento da repercussão do pensamento e da práxis de Paulo Freire em alguns países: Argentina, Portugal, Chile, Espanha, Estados Unidos, dentre outros e respectiva análise dos dados coletados. 3. Paulo Freire e o pensamento contemporâneo: mostrando a relação de Paulo Freire com outros autores (Dussel, Habermas, Cassirer, Morin, Bourdieu, Foucault, Marx, Fromm, Marcuse, ...). 4. Paulo Freire na voz de quem trabalhou com ele. Entender a práxis de Paulo Freire através do que dizem e escrevem as pessoas que trabalharam com ele.: Mário Sérgio Cortella, Lilian Contreras, Ana Maria Saul, Lisete Arelaro, Alípio Casalli, Mere Abramovich, Carlos Rodrigues Brandão, Osmar Fávero, Paulo Rosas, Eliete Santiago e Vera.
Principais obras de Paulo Freire 1. Educação como prática da liberdade. Rio, Paz e Terra, 1967. 2. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1974. 3. Cartas à Guiné-Bissau. São Paulo, Paz e Terra, 1978. 4. Educação e mudança. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1981. 5. A importância do ato de ler. São Paulo, Cortez, 1982. 6. A educação na cidade. São Paulo, Cortez, 1991. 7. Pedagogia da esperança. São Paulo, Paz e Terra, 1992. 8. Professora sim, tia não. São Paulo, Olho d'Água, 1993. 9. À sombra desta mangueira. São Paulo, Olho d'Água, 1995. 10. Pedagogia da autonomia. São Paulo, Paz e Terra, 1997. 11. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo, UNESP, 2000 12. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo, UNESP, 2001. Algumas obras sobre Paulo Freire BARRETO, Vera. Paulo Freire para educadores. São Paulo, Arte & Ciência, 1998. BEISIEGEL, Celso de Rui. Política e educação popular. São Paulo, Ática, 1982. BRANDÃO, Carlos Rodrigues (editor). O que é método Paulo Freire. São Paulo, Brasiliense, 1981. FREIRE, Ana Maria Araújo. A pedagogia da libertação em Paulo Freire. São Paulo, UNESP, 2000. FREIRE, Ana Maria Araújo. Paulo Freire: uma história de vida. Indaiatuba: Villas das Letras, 2006 GADOTTI, Moacir. Convite à leitura de Paulo Freire. São Paulo, Scipione, 1989. ---------- Um legado de esperança. São Paulo, Cortez, 2001. REVISTA Educação: História da Pedagogia: “Paulo Freire”, v.4, dez 2010. SAUL, Ana Maria (org.). Paulo Freire e a formação de educadores: múltiplos olhares. São Paulo, Articulação Universidade/Escola, 2000. SCOCUGLIA, Afonso Celso. A história das ideias de Paulo Freire e a atual crise de paradigmas. João Pessoa, Editora Universitária, 1999. TORRES, Rosa Maria. Educação Popular: um encontro com Paulo Freire. São Paulo, Loyola, 1987.