Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Educação
 
Adm Escolar e Economia da Educação
 
Disciplina: EDA0672 - "Educar para Um Outro Mundo Possível"

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Estágio: 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2007 Desativação: 31/12/2010

Objetivos
Oferecer subsídios para a compreensão do papel da educação no contexto do mundo globalizado com vistas a um “outro mundo possível”.
 
Docente(s) Responsável(eis)
56886 - Moacir Gadotti
 
Programa Resumido
O curso pretende refletir sobre a Educação no contexto da Globalização baseado em 4 interrogações preliminares: Por que devemos mudar o mundo? A quem interessa mudar o mundo? O que é esse outro mundo possível? Como construir esse outro mundo possível?
Para se construir um programa em torno do tema epocal “Educar para um outro mundo possível” será necessário o aprofundamento nas teorias e nas práticas de um outro mundo possível, os conceitos de Globalização e Alterglobalização, a emergência das ONGs e dos Movimentos Sociais como a nova cultura política que desemboca no Fórum Social Mundial e no Fórum Mundial de Educação.
 
Programa
Primeira Unidade: Contextualização geral do tema epocal

1. Por que devemos mudar o mundo? Transformar o risco em oportunidade - Da antiglobalização à alterglobalização. A quem interessa mudar o mundo? A força aglutinadora do Fórum Social Mundial – Por uma nova cultura política: politizar sem polemizar; qualificar a disputa pela escuta.
2. O que é esse outro mundo possível? O que produziram as utopias? - Um outro mundo possível é um mundo sustentável. Como construir esse outro mundo possível? - Não se muda o mundo sem um sonho.

Segunda Unidade: Teorias sobre um outro mundo possível.

3.Um outro mundo é possível sem tomar o poder (Holloway).
4. A natureza contraditória do capitalismo: o império (Hardt & Negri; Boron).
5. Que a força esteja convosco: a multidão contra o império (Hardt & Negri).

Terceira Unidade: Práticas de um outro mundo possível

6. Pedagogia do poder mundial (Patomäki & Teivainen).
7. Educar para transformar (O’Sullivan); educar para a vida sustentável: a Carta da Terra e a Ecopedagogia (Boff; Gadotti).
8. Uma sociedade de redes e de movimentos: o ciberespaço da formação (Castells; Levy). Os Fóruns, a Universidade Popular dos Movimentos Sociais e o trabalho da “tradução intertranscultural” (Boaventura; Padilha).
9. O direito à educação frente ao paradigma da mercantilização (Apple; Teodoro; Mészáros): a Campanha Mundial pelo Direito à Educação. A globalização capitalista (Arruda; Bauman) e o paradigma da planetarização (Antunes).
 
Avaliação
     
Método
Os trabalhos desse curso serão desenvolvidos através de aulas expositivas, leitura e discussão de bibliografia. Trabalharemos principalmente em “círculos epistemológicos de cultura” (Paulo Freire), organizados em três unidades.
Critério
- Elaboração de fichamentos sobre as leituras indicadas.
- Apresentação de Seminários sobre temas da disciplina.
Norma de Recuperação
A avaliação será contínua, por meio de fichamentos, trabalhos e participação.
 
Bibliografia
     
ANTUNES, Ângela, 2002. Leitura do mundo no contexto da planetarização: por uma pedagogia da sustentabilidade. São Paulo: FEUSP (Tese de doutorado).
APPLE, Michael W. 2003. Educando à direita: Mercados, Padrões, Deus e Desigualdade. São Paulo: Cortez/IPF.
ARRUDA, Marcos & Leonardo Boff, 2000. Globalização: desafios socioeconômicos, éticos e educativos – uma visão a partir do sul. Petrópolis: Vozes.
BAUMAN, Zygmunt, 1999. Globalização: as conseqüências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
BECK, Ulrich, 1999. O que é globalização? Equívocos do globalismo – respostas à globalização.São Paulo: Paz e Terra.
BOFF, Leonardo, 1995. Princípio-Terra: volta à Terra como pátria comum. São Paulo: Ática.
BORON, Atilio A., 2002. Império & imperialismo: uma leitura crítica de Michael Hardt e Antonio Negri. Buenos Aires: CLACSO.
CASTELLS, Manual, 1999. Fim do milênio - a era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra. Três volumes.
GADOTTI, Moacir, 2001. Pedagogia da Terra. São Paulo: Peirópolis.
HARDT, Michael e Antonio Negri, 2001. Império. Rio de Janeiro: Record.
HARDT, Michael e Antonio Negri, 2005. Multidão: guerra e democracia na era do Império. Rio de Janeiro: Record.
HOLLOWAY, John, 2003. Mudar o mundo sem tomar o poder: o significado da revolução hoje. Tradução de Emir Sader. São Paulo: Viramundo.
IANNI, Octavio, 1996. A sociedade global. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
LEVY, Pierre, 1998. A inteligência coletiva. São Paulo: Summus.
LEVY, Pierre, 2001. A conexão planetária: o mercado, o ciberespaço, a consciência. São Paulo: Trinta e Quatro.
MÉSZÁROS, István, 2005. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo.
NEGRI, Antonio e Giuseppe Cocco, 2005. Glob(al): Biopoder e lutas em uma América Latina globalizada. Rio de Janeiro: Record.
O’SULLIVAN, Edmund, 2004. Aprendizagem transformadora: uma visão educacional para o século XXI. São Paulo: Cortez/IPF.
PADILHA, Paulo Roberto, 2004. Currículo intertranscultural: novos itinerários para a educação. São Paulo, Cortez/Instituto Paulo Freire.
PATOMÄKI, Heikki & Teivo Teivainen, 2004. A possible world: democratic transformation of global institutions. London: Zed.
SANTOS, Boaventura de Sousa (org), 2002. A globalização e as ciências sociais. São Paulo: Cortez.
SANTOS, Boaventura Souza, 2005. Fórum Social Mundial: manual de uso. São Paulo: Cortez.
SANTOS, Milton, 2000. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. São Paulo: Record, 2000.
TEIVAINEN, Teivo, 2003. Pedagogía del poder mundial: relaciones internacionales y lecciones del desarrollo em América Latina. Lima: CEDEP.
TEODORO, António, 2003. Globalização e educação: políticas educacionais e novos modos de governação. São Paulo: Corte/Instituto Paulo Freire.
 

Clique para consultar os requisitos para EDA0672

Clique para consultar o oferecimento para EDA0672

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP