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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Adm Escolar e Economia da Educação
 
Disciplina: EDA0674 - 'Trabalho e Educação na Sociedade Brasileira'
EDA0674 - Work and Education in the Brazilian Society

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
A disciplina organiza-se em torno de alguns objetivos específicos: a) identificar os principais desafios interpretativos que se colocam atualmente à sociologia do trabalho e à sociologia da educação no tratamento da temática; b) proceder a uma revisão dos estudos relacionados à reconstrução histórica e conceitual da relação trabalho e educação; c) indicar a renovação nos estudos da área a partir da introdução da noção de "sujeito sexuado"  e da problemática da divisão sexual do trabalho como um aspecto das relações sociais sexuadas; d) analisar, de forma geral e lançando mão do debate nacional e internacional, como a nova realidade do trabalho - e da mudança social -  incide sobre os requisitos de qualificação e, portanto, sobre a  educação e a formação profissional dos trabalhadores, homens e mulheres, jovens e adultos; e) discutir a organização atual da educação/formação profissional e sua relação com a organização do Sistema Nacional de Educação no Brasil.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
80612 - Carmen Sylvia Vidigal Moraes
 
Programa Resumido
Pretende-se proceder à revisão dos estudos relacionados à reconstrução histórica e conceitual da relação entre educação e trabalho, ou seja, da relação entre políticas de trabalho, políticas educacionais e propostas pedagógicas na sociedade brasileira. Para tanto, a disciplina está estruturada em três momentos: no primeiro, trata-se do debate em torno da relação trabalho e educação em suas dimensões epistemológicas e metodológicas, enfatizando-se a pertinência da introdução da dimensão sexuada na análise das relações sociais e, em particular, na divisão do trabalho. No segundo, propõe-se analisar, em perspectiva sócio-histórica, os diferentes projetos políticos de organização do trabalho e da educação/formação profissional, no processo de constituição do estado republicano e conformação/ desenvolvimento das relações capitalistas no país. No terceiro, procura-se repensar as políticas públicas de educação e formação profissional em curso no Brasil, hoje.
 
This course aims to review the studies related to the historical and conceptual reconstruction of the relationship between education and work, that is, the relationship between employment policies, educational policies, and pedagogical proposals in Brazilian society. Therefore, the course is structured in three moments: in the first moment, students will discuss the relationship between work and education in its epistemological and methodological dimensions, by emphasizing the relevance of including gender analysis in the social relations, in particular, in the division of labor. In the second moment, students will analyse, in a socio-historical perspective, the different labour standards, and education and professional development policies during the process of building the republican state as well as the establishment and development of capitalism in the country. In the third, we propose to rethink the public policies on education and professional development that are implemented in Brazil today.
 
 
Programa
1.	A relação trabalho e educação: revisão teórica. a) A contribuição da sociologia da educação e da sociologia do trabalho: avanços e limites. b) A economia da educação e a economia da educação no mundo pós-fordista.
2.	Qualificação e divisão sexual do trabalho.
3.	As formas de organização do trabalho e sua incidência sobre a qualificação e a educação do trabalhador.
4.	As noções de qualificação e competência e seus usos sociais.
5.	Contradições e impasses nas políticas públicas de educação e formação profissional no Brasil: perspectiva histórica
6.	As políticas públicas de educação básica no contexto da globalização econômica e do neoliberalismo.
7.	As medidas do atual governo: as mudanças  no ensino médio, no ensino técnico e na formação profissional.  O projeto do ensino médio integrado e a educação de jovens e adultos/EJA.
8.	Políticas públicas de educação e de trabalho/emprego e a questão da igualdade homens/ mulheres.
 
 
 
Avaliação
     
Método
seminários sobre as temáticas da disciplina;
- aulas expositivas;
- estudo da legislação específica;
- estudo das propostas e documentos que dizem respeito às temáticas da disciplina;
- trabalhos em grupo em campo e em sala de aula;
Critério
a. seminários em grupo e elaboração individual de resenha dos textos básicos, entregues na data prevista. Resenhas obrigatórias: 06 (seis), incluído o texto do seminário.
b. a realização de relatório das visitas ou estágios (em grupos de até 3 alunos), com apresentação oral do trabalho para a classe.
c. Prova ou resenha de livros indicados.
Norma de Recuperação
A avaliação será contínua, por meio de fichamentos, trabalhos e exercícios (individuais e coletivos). Ficarão em recuperação os alunos que não freqüentarem as aulas e não realizarem as atividades propostas. Farão prova ou entregarão trabalho proposto pelo docente após o encerramento do período letivo regular.
 
Bibliografia
     
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