Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Educação
 
Adm Escolar e Economia da Educação
 
Disciplina: EDA0693 - Introdução à Pedagogia Socialista
EDA0693 1 Introduction to Socialist Pedagogy

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Propiciar aos alunos, numa perspectiva crítica, conhecimentos básicos referentes à concepção educacional presente na ideologia socialista e suas possíveis contribuições para a reflexão acerca da construção e uma concepção alternativa de educação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
87690 - Romualdo Luiz Portela de Oliveira
 
Programa Resumido
A disciplina visa introduzir os alunos na reflexão socialista sobre educação, bem como a trajetória das experiências educacionais inspiradas nessa tradição e a vida e obra de seus principais autores.
 
 
 
Programa
1. Socialismo: em busca de uma definição.
2. Das primeiras manifestações aos Socialistas Utópicos do Séc. XIX.
2.1. A educação na Utopia e na Cidade do Sol.
3. Os socialistas utópicos e as experiências de Owen e Fourier.
3.1. Charles Fourier e a formulação da unidade entre trabalho e educação.
3.2. Robert Owen e a educação em New Lanark e na America.
4. A educação anarquista e as experiências comunitaristas. Proudhom, Robin e Ferrer
5. A Educação nas revoluções socialistas do Séc. XX.
6. Os impasses advindos da derrocada do socialismo real: para repensar a educação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, seminários, trabalhos de aproveitamento.
Critério
Participação em aulas e seminários, elaboração de trabalhos, estágios, visitas, trabalhos de pesquisa.
Norma de Recuperação
Repor as atividades não realizadas e corrigir as insuficientes.
 
Bibliografia
     
BARTHES, R. Sade, Fourier, Loyola. São Paulo, Brasiliense/Sec. de Estado da Cultura de São PAULO, 1990.
BEISIEGEL, C. Política e Educação Popular: A teoria e a prática de Paulo Freire no Brasil. São Paulo, Ática, 1982.
BRAVERMAN, H. Trabalho e Capital Monopolista. Rio de Janeiro, Zahar, 1977.
CAMPANELLA, T. A Cidade do Sol. 2. Ed. São Paulo, Abril Cultural, 1978. Col. Os Pensadores.
DIETRICH, T. La Pedagogia socialista. Salamanca, Sigueme, 1976.
DOMMANGET, M. Los Grandes Socialistas y la Educación: de Platón a Lenin. Madrid, Frágua, 1972.
ENGELS, F. Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico. 4. ed. - São Paulo, Global, 1981.
FERRER Guardia, F. La Escuela Moderna. Bilbao, Zero, 1978.
FERRY, J. La Escuela laica. Buenos Aires: Losada, 1945.
FOURIER, C. O Novo Mundo industrial e societário e outros textos. Porto, Edições Marginais, 1973 (Antologia).
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
GADOTTI, M. Paulo Freire: uma biobibliografia. São Paulo, Cortez\IPF, 1996.
HOBSBAWN, E J. História do Marxismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. 12 vols.
HOERNLE, E. Educação burguesa e educação proletária. São Paulo: Unitas, 1934.
LENIN, V. I. As Três Fontes e as Três partes constitutivas do Marxismo. -2. ed. - São Paulo, Global, 1979.
LINHART, R. Lenin, os camponeses, Taylor: ensaio de análise baseado no materialismo histórico sobre a origem do sistema produtivo soviético. Rio de Janeiro, Marcozero, 1983.
LOWY, M.l & BENSAID, D. Marxismo, Modernidade, Utopia. São Paulo, Xamã, 2000.
LUIZETTO, F. Utopias anarquistas. São Paulo, Brasiliense, 1987.
MACHADO, L. R. S. Politecnia, escola unitária e trabalho. São Paulo, Cortez/Autores Associados, 1989.
MAGNANI, R. M. A. G. Robert Owen: Fábrica, Escola e Autogestão Administrativa. Campinas, FE-UNICAMP – Dissertação e Mestrado, 1987.
MAKARENKO, A. Poema Pedagógico. Lisboa, Horizonte, 1980.
MANACORDA, M. A. O Princípio Educativo em Gramsci. Porto Alegre, Artes Médicas, 1990.
MANACORDA, M. A. Marx e a Pedagogia Moderna. São Paulo, Cortez\Autores Associados, 1991.
MANDEL, E. O lugar do marxismo na história. São Paulo, Ed. Aparte, 1987.
MANUEL, F. E. Prefácio à Design for Utopia - selected writings of Charles Fourier. New York, Schoken Books, 1971.
MARX, K. & ENGELS, F. \ C. N. Coutinho. O Manifesto do Partido Comunista 150 anos depois. São Paulo, Contraponto, 1997.
MARX, K. & ENGELS, F. Textos sobre educação e ensino. São Paulo, Moraes, 1983.
MARX, K. & ENGELS, F. Obras Escolhidas. São Paulo, Alfa-Ômega, s.d. 3 vols.
MATOS, O. C. F. Paris 1968 – as barricadas do desejo. São Paulo, Brasiliense, 1982. Coleção Tudo é História Nº 9.
MORUS, T. A Utopia. 2. Ed. São Paulo, Abril Cultural, 1979. Col. Os Pensadores.
MOTTA, F. C. P. Alguns Precursores do Participacionismo. In. VENOSA, R. Participação e Participações: ensaios sobre autogestão. São Paulo, Babel Cultural, 1987.
NOGUEIRA, M. A. Educação, saber, produção em Marx e Engels. São Paulo, Cortez/Autores Associados, 1990.
PETITFILS, Jean-Christian. Os socialismos Utópicos. São Paulo, Círculo do Livro, 1977
PISTRAK. Fundamentos da Escola do Trabalho. São Paulo, Brasiliense, 1981.
READ, H. A Educacao pela arte. Sao Paulo, Martins Fontes, 2001.
ROSSI, W. Pedagogia do Trabalho: caminhos da educação socialista. São Paulo, Moraes, 1982.
SADER, E. O Mundo Depois da Queda. São Paulo, Paz e Terra, 1995.
SPINDEL, A. O que é socialismo. 27. ed. São Paulo, Brasiliense, 1987.
WOODCOCK, G. Os Grandes escritos Anarquistas. Porto Alegre, LP&M, 1981.
ZELDIN, D. The Educational Ideas of Charles Fourier (1772-1837). Londres, Frank & Cass, 1969
 

Clique para consultar os requisitos para EDA0693

Clique para consultar o oferecimento para EDA0693

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP