Discutir a unidade escolar como local de trabalho e as tarefas intrínsecas de sua direção, à luz de princípios de justiça social e democracia. Pretende dotar o aluno de instrumentos analíticos para compreender os principais desafios contemporâneos da direção de unidade escolar.
A disciplina visa discutir, a partir de um referencial acerca da justiça social, os principais desafios existentes para a direção da unidade escolar.
1 A escola enquanto objeto de estudo 1.1 Estudos organizacionais da escola 1.2 Estudos etnográficos da escola 2 Escola e Justiça Social 2.1 Relação entre igualdade jurídica e aprendizado escolar 2.2 O debate em torno das escolas eficazes 2.3 Escolas de sucesso que atendem populações vulneráveis 3 O Projeto Político-Pedagógico (PPP) e a avaliação institucional da escola 3.1 O PPP e a organização do trabalho na escola 3.2 Avaliação institucional da escola 3.3 O PPP e a participação da comunidade escolar 4 O magistério: carreira e avaliação 4.1 Análise das estruturas de cargos e salários do magistério no Brasil 4.2 Jornada de Trabalho 4.3 Estruturas Salariais 4.4 Planos de Carreira
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