Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Adm Escolar e Economia da Educação
 
Disciplina: EDA0696 - Direção de Unidade Escolar
EDA0696 - School Management

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Discutir a unidade escolar como local de trabalho e as tarefas intrínsecas de sua direção, à luz de princípios de justiça social e democracia. Pretende dotar o aluno de instrumentos analíticos para compreender os principais desafios contemporâneos da direção de unidade escolar.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1689780 - Roberto da Silva
87690 - Romualdo Luiz Portela de Oliveira
1838796 - Rubens Barbosa de Camargo
84853 - Sonia Maria Portella Kruppa
 
Programa Resumido
A disciplina visa discutir, a partir de um referencial acerca da justiça social, os principais desafios existentes para a direção da unidade escolar.
 
This course aims to discuss, within the framework of social justice, the main existing challenges for school management.
 
 
Programa
1 A escola enquanto objeto de estudo
1.1 Estudos organizacionais da escola
1.2 Estudos etnográficos da escola
2 Escola e Justiça Social
2.1 Relação entre igualdade jurídica e aprendizado escolar
2.2 O debate em torno das escolas eficazes
2.3 Escolas de sucesso que atendem populações vulneráveis
3 O Projeto Político-Pedagógico (PPP) e a avaliação institucional da escola
3.1 O PPP e a organização do trabalho na escola
3.2 Avaliação institucional da escola
3.3 O PPP e a participação da comunidade escolar
4 O magistério: carreira e avaliação
4.1 Análise das estruturas de cargos e salários do magistério no Brasil
4.2 Jornada de Trabalho
4.3 Estruturas Salariais
4.4 Planos de Carreira
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, seminários, trabalhos de aproveitamento.
Critério
Para fins de aprovação na disciplina, será necessária nota final maior ou igual a 5 (cinco), atribuída a partir da apresentação de trabalhos, orais e/ou escritos, e provas e frequência maior ou igual a 70%.
Norma de Recuperação
Terá direito à recuperação o estudante que obtiver nota da disciplina maior ou igual a 3 (três) e menor do que 5 (cinco) e frequência maior ou igual a 70%. Será realizada por meio de provas ou trabalhos complementares, de acordo com o calendário da USP.
 
Bibliografia
     
ARROYO, M. G. Mestre, educador, trabalhador (Organização do trabalho e profissionalização). Belo Horizonte, UFMG-FE, Tese de Titular, 1985.
BRAVERMAN, H. Trabalho e capital monopolista. Trad. Natanael Caixeiro. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
CADERNOS CEDES. Especialistas do ensino em questão. São Paulo, n º 6, 1982.
CARVALHO, M. P. No coração da sala de aula. São Paulo: Xamã, 1999.
CARVALHO, M. P. Uma identidade plural: estudo de uma escola pública na região metropolitana de São Paulo. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1991.
LIMA, L. A escola como organização educativa. São Paulo: Cortez, 2001.
MOTTA, F. C. P. Administração e participação: reflexões para a educação. In: FISCHMANN, R. Escola brasileira: temas e estudos. São Paulo: Atlas, 1987.
MOTTA. F. C. P. Organização & poder: empresa, Estado e escola. São Paulo: Atlas, 1990.
OLIVEIRA, D. A. Gestão democrática da educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
PARO, V. Por dentro da escola pública. São Paulo: Xamã, 1995.
PEREIRA, L. A escola numa área metropolitana. São Paulo: Pioneira, 1967.
SOUSA, S. M. Z L. Avaliação do rendimento escolar como instrumento de gestão educacional. In: OLIVEIRA, D. A. Gestão Democrática da Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. p. 264-283.
TRAGTENBERG, M. A escola como organização complexa. In: GARCIA, W. E. Educação brasileira contemporânea. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1978.
VALE, J. M. F. do. O Diretor de Escola em Situação de Conflito. In: Caderno Cedes. Especialistas do Ensino em Questão. São Paulo, n º 6, 1982.
 

Clique para consultar os requisitos para EDA0696

Clique para consultar o oferecimento para EDA0696

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP