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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Filosofia da Educ e Ciências da Educ
 
Disciplina: EDF0113 - Sociologia da Educação I
Sociology of Education I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 10 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
A disciplina tem como objetivo geral introduzir o aluno nas discussões sobre educação empreendidas a partir de referências teóricas no campo das ciências sociais, tendo como eixo temático os processos de socialização. São objetivos específicos 1) que os alunos sejam familiarizados com autores, conceitos e métodos fundadores das ciências sociais; 2) que os alunos se apropriem de certo modo de pensar sociológico a partir do contato com pesquisas no campo educacional e 3) que os alunos se apropriem das práticas de leitura e escrita conformes às disciplinas de ciências sociais 4) que os alunos compreendam as várias dimensões envolvidas nos processos de socialização contemporâneos, com ênfase na educação escolar. Para a realização destes objetivos, está prevista a realização de viagens didáticas, de modo a aprofundar a reflexão e observação sociológicas a respeito de práticas educativas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
437709 - Carla Biancha Angelucci
2084300 - Elie George Guimaraes Ghanem Junior
2197032 - Fabiana Augusta Alves Jardim
854563 - Flavia Ines Schilling
5729040 - Kimi Aparecida Tomizaki
1199780 - Maria da Graca Jacintho Setton
 
Programa Resumido
O curso pretende examinar as dimensões sociais do processo educativo mediante o estudo das agências tradicionais de socialização e das novas modalidades que caracterizem as práticas socializadoras na sociedade contemporânea, sobretudo aquelas relacionadas à indústria cultural e à mídia. Os aspectos políticos e culturais do processo educativo serão analisados, contemplando não só as práticas de reprodução social como os elementos que configuram a inovação e a mudança social no interior dos sistemas educativos.
 
This course aims to examine the social dimensions of the educational process through the study of traditional socialization agents, and the new modalities that characterize socialization practices in contemporary society, especially those related to the culture industry and the media. The political and cultural aspects of the educational process will be analyzed in relation not only to social reproduction practices but also to the elements that shape innovation and social change within educational systems.
 
 
Programa
I. Educação como processo social
1. Processo de socialização e instituições sociais.
2. Agências socializadoras e reprodução social: família e escola.
3. O processo socializador na sociedade contemporânea: mídia e indústria cultural.
4. Formas difusas de socialização: o bairro, a cidade
5. Religiões e processo de socialização. 

II. Educação e reprodução das relações sociais.
1. Educação, integração e formas de controle social.
2. Educação, conflito e classes sociais.
3. Educação, poder e disciplina.
4. Educação, instituições políticas e Estado.

III. Escola, socialização e cultura
1. Dimensões culturais do processo educativo.
2. Práticas culturais, formas de sociabilidade e vida escolar.
3. A sociologia da sala de aula.
4. Escola e diversidade cultural.
5. Orientações dos agentes: professores, funcionários administrativos, técnicos e alunos.

IV. Educação, mudança social e gerações
1. Educação e inovação social.
2. O estudo sociológico das gerações.
3. Juventude e mudança social.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Prova escrita, (trabalho escrito individual, atividades em sala de aula (questionários, seminários, fichamentos) individuais ou em grupo. Aulas expositivas, leituras dirigidas, discussão de textos e seminários e realização de viagens didáticas. Prática como Componente Curricular (10 horas): - leituras orientadas. - pesquisas em campo: visitas a unidades educacionais. - visitas a museus, espaços públicos e espaços de memória. - atividades programadas de trabalhos específicos das disciplinas (levantamentos bibliográficos, filmes, literatura etc.). - realização de fichamentos, resenhas, resumos, textos, pesquisas etc. - ouvir os(as) colegas sobre temas propostos pelo(a) professor(a). - entrevistas com profissionais da área. - elaboração de seminários, pôsteres, folders relativos à educação.
Critério
Conforme as normas da Universidade, serão aprovados os alunos que tiverem ao menos 70% de frequência e resultados de ao menos 50% nas avaliações.
Norma de Recuperação
De acordo com o calendário do semestre.
 
Bibliografia
     
ABRAMO, Helena.Cenas juvenis: punks e darks no espetáculo urbano. São Paulo:Scritta, 1994.
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BECKER, Howard S. Outsiders: estudos de sociologia do desvio. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
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2. BERGER, Peter L.; BERGER, Brigitte. “Socialização: como ser um membro da sociedade”. In: FORACCHI, M.M.; MARTINS, J.S. (orgs.) Sociologia e Sociedade (Leituras de introdução à Sociologia). Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora S.A. 1987.
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CANCLINI, Nestor. As culturas populares no capitalismo.São Paulo, Brasiliense, 1983.
CANDIDO, Antonio. “O caipira em face da civilização urbana”. Os parceiros do Rio Bonito. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1982.
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SIMMEL, Georg. As grandes cidades e a vida do espírito, Mana, 11(2), 2005, p.577-591.
WEBER, Max. A ciência como vocação. In: Max Weber – ensaios de sociologia. GERTH, H.H. E WRIGHT MILLS, C. (orgs.). 2ª ed. Rio de Janeiro: Zahar ed. 1971, p.154-183.
 

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