Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Educação
 
Filosofia da Educ e Ciências da Educ
 
Disciplina: EDF0115 - Filosofia da Educação I
EDF0115 1 Philosophy of Education I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 10 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/1999 Desativação:

Objetivos
A ênfase do curso é no aspecto formativo. Um dos objetivos é contribuir para o desenvolvimento nos alunos das capacidades intelectuais básicas de ler, analisar e avaliar textos teóricos de filosofia, de estruturar logicamente o pensamento, de criticar, de expressar as próprias idéias e defendê-las racionalmente. O conteúdo também é de natureza formativa: procura-se familiarizar os alunos com temas, conceitos e teorias fundamentais referentes ao conhecimento e ao estudo da Educação enquanto processo de transmissão do conhecimento.
A programação deste componente tem por objetivos: oferecer uma iniciação às particularidades do modo de pensar filosófico; - articular os momentos lógico-epistemológicos com os de Filosofia da Educação; - explicitar a natureza do esforço teórico em educação pela análise crítica do próprio conceito de educação e pelo retomada de expressões históricas significativas desse esforço.
 
 
 
Programa Resumido
A ênfase do curso é no aspecto formativo. Um dos objetivos é contribuir para o desenvolvimento nos alunos das capacidades intelectuais básicas de ler, analisar e avaliar textos teóricos de filosofia, de estruturar logicamente o pensamento, de criticar, de expressar as próprias idéias e defendê-las racionalmente. O conteúdo também é de natureza formativa: procura-se familiarizar os alunos com temas, conceitos e teorias fundamentais referentes ao conhecimento e ao estudo da Educação enquanto processo de transmissão do conhecimento.
A programação deste componente tem por objetivos: oferecer uma iniciação às particularidades do modo de pensar filosófico; - articular os momentos lógico-epistemológicos com os de Filosofia da Educação; - explicitar a natureza do esforço teórico em educação pela análise crítica do próprio conceito de educação e pelo retomada de expressões históricas significativas desse esforço.
 
 
 
Programa
1. As origens da Filosofia: Filosofia e mito. Filosofia e senso comum, Filosofia e linguagem, Filosofia e Ciências.

2. Domínios da Filosofia: Lógica e Teoria do Conhecimento, Ética, Estética, Filosofia Social, Filosofia da Educação.

3. O conceito de educação: análise crítica da educação

4. A natureza da teoria em educação.

5. A dimensão antropológica da educação
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas Expositivas. Leituras e discussões de grupo. Exercícios e trabalhos.
Critério
Os alunos serão avaliados pela realização de duas provas obrigatórias (uma, a cada dois meses), pelos trabalhos em grupo feitos em classe e pelas leituras reali
Norma de Recuperação
 
Bibliografia
     
ABBAGNANO - Dicionário de Filosofia. SP, Mestre Jou.
BOCHENSKY - Diretrizes do pensamento filosófico. SÓ, EPU, 1977.
BREHIER - História da Filosofia. Buenos Aires, Sudamericana, 1962.
COPI - Introdução à Lógica. SP, Mestre J ou 1981.
FERRATER Mora - Dicionário de Filosofia.
MORENTE - Fundamento de Filosofia. SP, Mestre Jou, 1970.
SALMON - Lógica, RJ, Zahar, 1978.
SCIACCA - História da Filosofia. SP, Mestre Jou, 1967.
ARISTÓTELES - Ética a Nicômaco, SP, Abril, 1973.
BOCHENSKI, I.M. - Diretrizes do pensamento filosófico. SP, EPU, 1977.
BREHIER, E. - História da Filosofia. Buenos Aires, Sudamerica, 1962.
GUSDORF, G. - Professores para que?. Lisboa, Moraes, 1970.
HEIDEGGER, M. - Que é isto: a Filosofia?, in Pensadores XLV, SP, Abril, 1973.
LAUAND, L.J. - O que é uma Universidade?. SP, EDUSP/Perspectiva, 1987.
MAGER, R. - Objetivos para o ensino efetivo. RJ, Senai, 1971.
NUNES, R.A.C - A idéia de verdade e a educação. SP, Convívio, 1978.
PIEPER, J. - O que é filosofar - O que é Acadêmico?. SP, EPU, 1981.
- Virtudes Fundamentais, Lisboa, Aster, 1960.
PLATÃO - Diálogos. SP, Cultrix.
SARTRE, J.P. - O existencialismo é um humanismo. in Pensadores XLV, SP, Ed. Abril, 1973.
SCIACCA, M.F. - O problema da educação. SP, Herder, 1966.
WHITEHEAD, A.N. - Os fins da educação. SP, Nacional, 1969.
 

Clique para consultar os requisitos para EDF0115

Clique para consultar o oferecimento para EDF0115

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP