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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Filosofia da Educ e Ciências da Educ
 
Disciplina: EDF0115 - Filosofia da Educação I
EDF0115 1 Philosophy of Education I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 10 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
A ênfase do curso é no aspecto formativo. Um dos objetivos é contribuir para o desenvolvimento nos alunos das capacidades intelectuais básicas de ler, analisar e avaliar textos de Filosofia, de estruturar logicamente o pensamento, de criticar, de expressar as próprias idéias e defendê-las racionalmente. O conteúdo também é de natureza formativa: procura-se familiarizar os alunos com temas, conceitos e teorias fundamentais referentes à Educação concebida como problema filosófico.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
170060 - Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis Boto
366155 - Cristiane Maria Cornelia Gottschalk
92852 - José Sergio Fonseca de Carvalho
1246883 - Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio
62751 - Maria de Fatima Simoes Francisco
 
Programa Resumido
O programa da disciplina tem por objetivos oferecer uma iniciação às particularidades do modo de pensar filosófico e explicitar a natureza do esforço teórico filosófico em Educação pela análise crítica do próprio conceito de Educação e pelo retomada de expressões históricas significativas desse esforço.
 
This course aims to offer an introduction to the particularities of the philosophical thinking, and to explain the nature of the theoretical and philosophical effort in Education through the critical analysis of the very concept of Education, as well as by recovering significant historical expressions of such an effort.
 
 
Programa
1. As origens da Filosofia. Filosofia e mito. Filosofia e senso comum. Filosofia e Linguagem. Filosofia e Ciências.
2. Conceito(s) de Educação.
3. Filosofia da Educação, Filosofia e Educação, Filosofia como Educação.
4. A natureza da teoria em Educação: aspectos epistemológicos, éticos e políticos.
5. A dimensão antropológica da Educação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas Expositivas. Leituras e discussões em grupo. Exercícios. Seminários. Provas. Prática como Componente Curricular (PCC) Constituem atividades de Prática como Componente Curricular (PCC) exercícios de interpretação filosófica de obras cinematográficas e literárias que focalizam as instituições escolares, seus profissionais e agentes e projetos de investigação acerca da consistência teórica e argumentativa dos discursos e proposições presentes no contexto de ensino e prática docentes, sejam os de origem oficial (normas e deliberações), sejam outros, de caráter difuso e marcados pelo senso comum.
Critério
Os alunos serão avaliados por meio das atividades indicadas acima.
Norma de Recuperação
A serem indicadas pelo(a) professor(a) no início das aulas.
 
Bibliografia
     
ABBAGNANO. N. Dicionário de Filosofia. Ed. revista e ampliada. SP: Martins Fontes, 2007.   
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. SP: Abril,1978 (Coleção Os Pensadores).
_____________. Política. Brasília: Editora Universidade de Brasília 1985.
CASSIN. B. Aristóteles e o Lógos. SP: Loyola, 1999.
COLLI. Giorgio. O Nascimento da Filosofia. Campinas: Editora da Unicamp, 1992.
FERRATER MORA. J. Dicionário de Filosofia. SP: Martins Fontes, 2001.
FREIRE. Paulo. Educação como prática da liberdade. RJ: Editora Civilização Brasileira, 1967.
GUSDORF. George. Professores para quê? SP: Martins Fontes, 2003. 
HADOT. Pierre. O que é a Filosofia Antiga? SP: Loyola, 2004. 
JAEGER. W. Paideia - A Formação do Homem Grego. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1995.
LAUAND. L. J. O que é uma Universidade? SP: EDUSP/Perspectiva, 1987.
MARROU. H.I. História da Educação na Antiguidade. São Paulo: E.P.U., 1990.
NUSSBAUM. M. Sem Fins Lucrativos - Por Que A Democracia Precisa Das Humanidades. SP: Martins Fontes, 2015.
______________.  A fragilidade da bondade: fortuna e ética na tragédia e na filosofia grega. São Paulo, Martins Fontes, 2009
PLATÃO. Diálogos. Pará: Editora da Universidade Federal do Pará, 1973 (e anos seguintes).
ROUSSEAU. J. - J. Do Contrato Social. SP: Editora Abril, 1973 (Col. Os Pensadores).
_______________. Considerações  sobre o governo da Polônia. SP: Brasiliense, 1982.
_______________. Emílio ou Da Educação. SP:  Martins Fontes, 1995.
_______________. Discurso sobre a economia política. In Discurso sobre a economia política e Do contrato social. Petrópolis: Vozes, 1996. 
REALE. G. História da Filosofia Antiga. SP: Loyola, 1994. 
REBOUL. Olivier. Filosofia da Educação. SP: Editora Nacional, 1988.
WOLLSTONECRAFT. M. Reivindicação dos direitos da mulher. SP: Boitempo, 2016. 
VERNANT. J. P. As Origens do Pensamento Grego. Rio de Janeiro: Difel, 2002. 
_____________. Mito e Pensamento entre os Gregos. SP: Paz e Terra, 2008.
 

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