A ênfase do curso é no aspecto formativo. Um dos objetivos é contribuir para o desenvolvimento nos alunos das capacidades intelectuais básicas de ler, analisar e avaliar textos de Filosofia, de estruturar logicamente o pensamento, de criticar, de expressar as próprias idéias e defendê-las racionalmente. O conteúdo também é de natureza formativa: procura-se familiarizar os alunos com temas, conceitos e teorias fundamentais referentes à Educação concebida como problema filosófico.
O programa da disciplina tem por objetivos oferecer uma iniciação às particularidades do modo de pensar filosófico e explicitar a natureza do esforço teórico filosófico em Educação pela análise crítica do próprio conceito de Educação e pelo retomada de expressões históricas significativas desse esforço.
1. As origens da Filosofia. Filosofia e mito. Filosofia e senso comum. Filosofia e Linguagem. Filosofia e Ciências. 2. Conceito(s) de Educação. 3. Filosofia da Educação, Filosofia e Educação, Filosofia como Educação. 4. A natureza da teoria em Educação: aspectos epistemológicos, éticos e políticos. 5. A dimensão antropológica da Educação.
ABBAGNANO. N. Dicionário de Filosofia. Ed. revista e ampliada. SP: Martins Fontes, 2007. ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. SP: Abril,1978 (Coleção Os Pensadores). _____________. Política. Brasília: Editora Universidade de Brasília 1985. CASSIN. B. Aristóteles e o Lógos. SP: Loyola, 1999. COLLI. Giorgio. O Nascimento da Filosofia. Campinas: Editora da Unicamp, 1992. FERRATER MORA. J. Dicionário de Filosofia. SP: Martins Fontes, 2001. FREIRE. Paulo. Educação como prática da liberdade. RJ: Editora Civilização Brasileira, 1967. GUSDORF. George. Professores para quê? SP: Martins Fontes, 2003. HADOT. Pierre. O que é a Filosofia Antiga? SP: Loyola, 2004. JAEGER. W. Paideia - A Formação do Homem Grego. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1995. LAUAND. L. J. O que é uma Universidade? SP: EDUSP/Perspectiva, 1987. MARROU. H.I. História da Educação na Antiguidade. São Paulo: E.P.U., 1990. NUSSBAUM. M. Sem Fins Lucrativos - Por Que A Democracia Precisa Das Humanidades. SP: Martins Fontes, 2015. ______________. A fragilidade da bondade: fortuna e ética na tragédia e na filosofia grega. São Paulo, Martins Fontes, 2009 PLATÃO. Diálogos. Pará: Editora da Universidade Federal do Pará, 1973 (e anos seguintes). ROUSSEAU. J. - J. Do Contrato Social. SP: Editora Abril, 1973 (Col. Os Pensadores). _______________. Considerações sobre o governo da Polônia. SP: Brasiliense, 1982. _______________. Emílio ou Da Educação. SP: Martins Fontes, 1995. _______________. Discurso sobre a economia política. In Discurso sobre a economia política e Do contrato social. Petrópolis: Vozes, 1996. REALE. G. História da Filosofia Antiga. SP: Loyola, 1994. REBOUL. Olivier. Filosofia da Educação. SP: Editora Nacional, 1988. WOLLSTONECRAFT. M. Reivindicação dos direitos da mulher. SP: Boitempo, 2016. VERNANT. J. P. As Origens do Pensamento Grego. Rio de Janeiro: Difel, 2002. _____________. Mito e Pensamento entre os Gregos. SP: Paz e Terra, 2008.