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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Filosofia da Educ e Ciências da Educ
 
Disciplina: EDF0116 - Filosofia da Educação II (questões de Educação e Cultura no Pensamento Filosófico)
EDF0116 2 Philosophy of Education II (issues of Education and Culture in Thinking)

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 10 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Exercitar a leitura e a análise de textos clássicos da tradição filosófica sobre Educação.
Discutir os fundamentos da Educação a partir de seus aspectos epistemológicos, éticos e políticos, e o problema dos fins na teoria e na prática educacionais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
170060 - Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis Boto
366155 - Cristiane Maria Cornelia Gottschalk
92852 - José Sergio Fonseca de Carvalho
1246883 - Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio
62751 - Maria de Fatima Simoes Francisco
 
Programa Resumido
O programa da disciplina busca apresentar a Filosofia como meio de análise e compreensão dos componentes éticos e políticos da Educação, em sua conexão com os objetivos da teoria e da prática educacionais, e do modo como se justificam tais fins no âmbito das teorias da Educação.
 
This course aims to present Philosophy as a means of analyzing and understanding the ethical and political components of Education in their connection with the objectives of educational theory and practice, as well as how these purposes are justified in the context of the theories of Education.
 
 
Programa
1. A Filosofia e a dimensão ético-política da Educação.
2. Fins e valores na prática educacional como problemas filosóficos.
3. Aspectos epistemológicos e histórico-sociais da Educação e das teorias da Educação. 
4. As relações entre Estado, Sociedade e Educação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas Expositivas. Leituras e discussões em grupo. Exercícios. Seminários. Provas. Prática como Componente Curricular (PCC) Constituem atividades de Prática como Componente Curricular (PCC) exercícios de interpretação filosófica de obras cinematográficas e literárias que focalizam as instituições escolares, seus profissionais e agentes e projetos de investigação acerca da consistência teórica e argumentativa dos discursos e proposições presentes no contexto de ensino e prática docentes, sejam os de origem oficial (normas e deliberações), sejam outros, de caráter difuso e marcados pelo senso comum.
Critério
Os alunos serão avaliados por meio das atividades indicadas acima.
Norma de Recuperação
A serem indicadas pelo(a) professor(a) no início das aulas.
 
Bibliografia
     
ADORNO. T. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
AGOSTINHO. De Magistro. SP: Editora Abril, 1980 (Col. Os Pensadores).
AQUINO, Tomás. Sobre o ensino (De magistro). São Paulo: Martins Fontes, 2004.
ARENDT. H. Entre o passado e o futuro. SP: Perspectiva, 2014.
AZANHA, José Mário Pires. Educação- Alguns Escritos. SP: Companhia Editora Nacional,1987.
_______________________.   A Formação do Professor e Outros Escritos. SP: Editora Senac, 2006.
_______________________. Uma idéia de pesquisa educacional. São Paulo: EDUSP, 2011.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. SP: Abril,1978 (Coleção Os Pensadores).
_____________. Política. Brasília: Editora Universidade de Brasília 1985.
DEWEY, John. Democracia e educação. 3.ed. São Paulo: Nacional, 1959.
____________. Experiência e Educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1971.
_____________ Vida e Educação. São Paulo: Melhoramentos, 1978.
____________. Escritos Seletos. São Paulo: Abril Cultural, 1980. (Col. Os Pensadores).
HAACK. S. Manifesto de uma Moderada Apaixonada – Ensaios contra a moda irracionalista. PUC/Rio-Loyola, 2011.
KANT. I.  Sobre a pedagogia.  Piracicaba: Editora Unimep, 1996.
_______.  Resposta à pergunta: o que é o esclarecimento? Brasília, Casa das Musas, 2008.
MONTAIGNE.  Ensaios. SP: Abril Cultural, 1972.
MORGENBESSER, S. (Org). Filosofia da Ciência. São Paulo: ed. Cultrix, 1967.
NIETZSCHE. F. Escritos sobre Educação. RJ: Loyola, 2003.
PETERS, Richard S. El Concepto de Educación. Buenos Aires: Editorial Paidos, 1969.
PLATÃO. Diálogos. Pará: Editora da Universidade do Pará, 1973 (e anos seguintes). 
RANCIÈRE. J. O Mestre Ignorante. Cinco Lições sobre Emancipação Intelectual.
Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
ROUSSEAU. J. - J. Do Contrato Social. SP: Editora Abril, 1973 (Col. Os Pensadores).
_______________. Considerações  sobre o governo da Polônia. SP: Brasiliense, 1982.
_______________. Emílio ou Da Educação. SP:  Martins Fontes, 1995.
_______________. Discurso sobre a economia política. In Discurso sobre a economia política e Do contrato social. Petrópolis: Vozes, 1996. 
_______________.  Contingência, Ironia e Solidariedade. SP: Martins Fontes, 2007. 
TEIXEIRA. Anísio. A Pedagogia de Dewey - Esboço da Teoria da Educação de John Dewey. In Dewey. J. Vida e Educação. SP: Abril Cultural, 1980  (Col. Os Pensadores).
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações. SP: Editora Abril, 1999 (Col. Os Pensadores).
WOLLSTONECRAFT. M. Reivindicação dos direitos da mulher. SP: Boitempo, 2016. 
 

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