Exercitar a leitura e a análise de textos clássicos da tradição filosófica sobre Educação. Discutir os fundamentos da Educação a partir de seus aspectos epistemológicos, éticos e políticos, e o problema dos fins na teoria e na prática educacionais.
O programa da disciplina busca apresentar a Filosofia como meio de análise e compreensão dos componentes éticos e políticos da Educação, em sua conexão com os objetivos da teoria e da prática educacionais, e do modo como se justificam tais fins no âmbito das teorias da Educação.
1. A Filosofia e a dimensão ético-política da Educação. 2. Fins e valores na prática educacional como problemas filosóficos. 3. Aspectos epistemológicos e histórico-sociais da Educação e das teorias da Educação. 4. As relações entre Estado, Sociedade e Educação.
ADORNO. T. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. AGOSTINHO. De Magistro. SP: Editora Abril, 1980 (Col. Os Pensadores). AQUINO, Tomás. Sobre o ensino (De magistro). São Paulo: Martins Fontes, 2004. ARENDT. H. Entre o passado e o futuro. SP: Perspectiva, 2014. AZANHA, José Mário Pires. Educação- Alguns Escritos. SP: Companhia Editora Nacional,1987. _______________________. A Formação do Professor e Outros Escritos. SP: Editora Senac, 2006. _______________________. Uma idéia de pesquisa educacional. São Paulo: EDUSP, 2011. ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. SP: Abril,1978 (Coleção Os Pensadores). _____________. Política. Brasília: Editora Universidade de Brasília 1985. DEWEY, John. Democracia e educação. 3.ed. São Paulo: Nacional, 1959. ____________. Experiência e Educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1971. _____________ Vida e Educação. São Paulo: Melhoramentos, 1978. ____________. Escritos Seletos. São Paulo: Abril Cultural, 1980. (Col. Os Pensadores). HAACK. S. Manifesto de uma Moderada Apaixonada – Ensaios contra a moda irracionalista. PUC/Rio-Loyola, 2011. KANT. I. Sobre a pedagogia. Piracicaba: Editora Unimep, 1996. _______. Resposta à pergunta: o que é o esclarecimento? Brasília, Casa das Musas, 2008. MONTAIGNE. Ensaios. SP: Abril Cultural, 1972. MORGENBESSER, S. (Org). Filosofia da Ciência. São Paulo: ed. Cultrix, 1967. NIETZSCHE. F. Escritos sobre Educação. RJ: Loyola, 2003. PETERS, Richard S. El Concepto de Educación. Buenos Aires: Editorial Paidos, 1969. PLATÃO. Diálogos. Pará: Editora da Universidade do Pará, 1973 (e anos seguintes). RANCIÈRE. J. O Mestre Ignorante. Cinco Lições sobre Emancipação Intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. ROUSSEAU. J. - J. Do Contrato Social. SP: Editora Abril, 1973 (Col. Os Pensadores). _______________. Considerações sobre o governo da Polônia. SP: Brasiliense, 1982. _______________. Emílio ou Da Educação. SP: Martins Fontes, 1995. _______________. Discurso sobre a economia política. In Discurso sobre a economia política e Do contrato social. Petrópolis: Vozes, 1996. _______________. Contingência, Ironia e Solidariedade. SP: Martins Fontes, 2007. TEIXEIRA. Anísio. A Pedagogia de Dewey - Esboço da Teoria da Educação de John Dewey. In Dewey. J. Vida e Educação. SP: Abril Cultural, 1980 (Col. Os Pensadores). WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações. SP: Editora Abril, 1999 (Col. Os Pensadores). WOLLSTONECRAFT. M. Reivindicação dos direitos da mulher. SP: Boitempo, 2016.