- compreensão da historicidade dos processos educativos e das práticas escolares no Brasil; - ampliação do repertório dos futuros professores quanto à diversidade de instituições escolares no passado; - Conhecimento das diferentes instituições educativas; - Reconhecimento das especificidades da história da profissão docente no Brasil; - Identificação da História da Educação como campo de pesquisa; - Para a consecução dos objetivos a disciplina conta com a realização de viagens didáticas a instituições de pesquisa, extensão cultural, preservação, guarda e acervo de interesse para as temáticas inerentes ao programa de estudos.
A disciplina aborda os processos e práticas históricas de educação no Brasil, investigando as diferentes maneiras pelas quais os sujeitos históricos organizaram seus modos de aprender e de transmitir fazeres e conhecimentos. Para isto, contempla sujeitos, espaços, tempos, objetos, saberes e práticas que caracterizaram a história da educação brasileira desde o período colonial até o século XX.
- Práticas de educação indígenas; - Colonização e catequese: os jesuítas; - Reformas Pombalinas; - A ilustração no Brasil e suas repercussões nos modos de educar; - Escola e Império; - Os republicanos, a educação e a escola; - Conflitos sociais e projetos de educação na primeira república; - Escola Nova no Brasil: dimensões filosóficas, políticas e pedagógicas; - A Era Vargas e a educação; - A escola Brasileira entre 1946 e 1964; - Ditadura Militar e reformas educacionais; - Educação e escola no Brasil nas décadas de 1980 e 1990.
ADORNO, S. Os aprendizes do poder: bacharelismo liberal na política brasileira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. ALGRANTI, Leila Mezan. D. João VI: os bastidores da independência. São Paulo: Ática, 1987. ANDRADE, Antonio A. B. de. A Reforma Pombalina dos Estudos Secundários no Brasil. São Paulo: Saraiva: Ed. da USP. 1978. AZEVEDO, Fernando de. A Cultura Brasileira. São Paulo: Melhoramentos; Brasília: INL, 1976. (volume 3, A transmissão da cultura). BAÊTA NEVES, L. F. O combate dos soldados de Cristo na terra dos papagaios. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1978. BAÍA HORTA, J. S. O hino, o sermão e a ordem do dia: a educação no Brasil (1930-1945). Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1994. BANHA de ANDRADE, A. A. A reforma pombalina dos estudos menores em Portugal e no Brasil. Revista de História, São Paulo, n. 112, 1977, p. 459-499. BARROS, Roque Spencer Maciel de. A ilustração brasileira e a idéia de universidade. São Paulo: Convívio/Edusp, 1986. BEISEGEL, Celso. Estado e educação popular. São Paulo: Pioneira, 1974. BICCAS, Maurilane de Souza, FREITAS, Marcos César de. História social da Educação no Brasil (1926-1996). São Paulo: Cortez, 2009. BINZER, Ina Von. Os meus romanos: alegrias e tristezas de uma educadora alemã no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. BITTENCOURT, Circe M. F. Produção didática e programas de Ensino nas escolas paulistas nas primeiras décadas do século XX. Educação e Pesquisa, São Paulo, n. 15, 1989, p. 167-187. BOMENY, Helena (Org.). Constelação Capanema. Rio de Janeiro/ Bragança Paulista: FGV/Edusf, 2001. BONTEMPI, Bruno. Em defesa de "legítimos interesses": o ensino secundário no discurso educacional de O Estado de S. Paulo (1946-1957). Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n.12, p. 121-158, jul./dez. 2006. BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: companhia das Letras, 1992. BOTO, Carlota. Iluminismo e educação em Portugal: o legado do século XVIII ao XIX. Educação e Pesquisa, USP, n. 22, 1996, p. 169-191. CAMORIM, Botyra. Uma vida no magistério. São Paulo: Saraiva, 1962. CARVALHO, Laerte Ramos - As Reformas Pombalinas da Instrução Pública. São Paulo: EDUSP, 1978. CARVALHO, Laerte Ramos de. Ação Missionária e educação. In. HOLANDA, Sérgio Buarque de (Org.). História Geral da Civilização Brasileira, vol. 1, tomo I. São Paulo: Difel, 1960, p. 138-144. CARVALHO, Laerte Ramos de. As reformas pombalinas da instrução pública. São Paulo: Saraiva/Edusp, 1978. CARVALHO, Marta Maria Chagas de. A escola e a República. São Paulo: Brasiliense, 1989. CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Molde Nacional e forma cívica. Bragança Paulista, SP: EDUSF, CDAPH, 1998. CUNHA, C. da. Educação e autoritarismo no Estado Novo. São Paulo: Cortez, 1981. CUNHA, L. A. A universidade temporã. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980. CUNHA, L. A. Educação e desenvolvimento social no Brasil. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979. CUNHA, L. A.. Educação, Estado e democracia no Brasil. São Paulo: Cortez; Niterói: CURY, Carlos Roberto Jamil. Ideologia e Educação Brasileira: católicos e liberais. São Paulo: Cortez e Moraes, 1978. CUSTÓDIO, M. Ap., HILSDORF, M. L. O colégio dos jesuídas de São Paulo: que não era colégio nem se chamava São Paulo. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, USP, n. 39, 1996, p. 169-180. DEMARTINI, Zeila de F. A escolarização da população negra na cidade de São Paulo nas primeiras décadas do século. Ande, n. 14, 1989, p. 51-60. DIAS, Maria Odila da S. Aspectos da ilustração no Brasil. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, n. 278, 1968, p. 105-170. FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Dos pardieiros aos palácios. Passo Fundo, RS: UPF, 2000. GOMES, Angela de Castro (Org.). Capanema: o ministro e seu ministério. Rio de Janeiro/ Bragança Paulista: FGV/Edusf, 2000. GONDRA, José Gonçalves. Artes de Civilizar: medicina, higiene e educação escolar no Corte Imperial. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2004. HAIDAR, M. de Lourdes M. O Ensino Secundário no Império. São Paulo: Grijalbo, 1972. HANSEN, J. A. O Nu e a luz: cartas jesuíticas no Brasil – Nóbrega, 1549-1558. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, USP, n. 38, 1995, p. 87-120. HILSDORF, Maria Lúcia S, História da Educação Brasileira: Leituras. São Paulo, Thomson, 2003. HILSDORF, Maria Lúcia S. Pensando a Educação Nos Tempos Modernos. São Paulo: Edusp, 1998. HILSDORF, Maria Lúcia. Tempos de escola: a presença feminina na educação, São Paulo, século XIX. São Paulo: Plêiade, 1999. KULHMANN JR., M. As grandes festas didáticas: a educação brasileira e as exposições internacionais (1862-1922). Bragança Paulista: EDUSF. 2001. LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia Greive (Orgs.). 500 anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2000. MATTOS, Luiz Alves de. Primórdios da educação no Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Edusp, 1988. MONARCHA, Carlos. A escola normal da praça. Campinas, EdUnicamp, 1999. MORAES, Carmem Silvia Vidigal. O ideário republicano e a educação: o ensino em Campinas no final do século XIX. Rev. Fac. Educ. [online]. 1985, vol.11, n.1-2, pp. 101-134. NAGLE, J. Educação e Sociedade na Primeira República. São Paulo: EPU/USP, 1974. NUNES, Clarice. O passado sempre presente. São Paulo: Cortez, 1992. PAIVA, J. M. Colonização e catequese. São Paulo: Cortez, 1982. PAIVA, Vanilda Pereira de. Educação Popular e Educação de Adultos. Contribuição à História da Educação Brasileira. São Paulo: Loyola, 1973. PRADO, Maria Ligia Coelho, VIDAL, Diana Gonçalves (Orgs.). À margem dos 500 anos: reflexões irreverentes. São Paulo: EDUSP, 2002. PRIORE, Mary Del (Org.). História da criança no Brasil. São Paulo: Contexto, 1996. PRIORE, Mary Del (Org.). História das Mulheres no Brasil. São Paulo:Contexto, 1991. REIS FILHO, Casemiro dos. A escola e a ilusão liberal. São Paulo: Cortez, 1981. ROCHA, Heloísa Helena Pimenta. A higienização dos costumes. São Paulo: FAPESP; Campinas, SP: mercado de Letras, 2003. ROMANELLI, Otaíza de O. História da Educação no Brasil (1930/1973). Petrópolis, R. J.: Vozes, 1982. ROMÃO, Jeruse (ORG). História da educação do negro e outras histórias. Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação continuada, Alfabetização e Diversidade. 2005 SAVIANI, Demerval. Política e educação no Brasil: o papel do Congresso Nacional na legislação do ensino. São Paulo: Cortez, 1987. SCHUELER, Alessandra, GONDRA, José Conçalves. Educação, poder e sociedade no império brasileiro. São Paulo: Cortez, 2008. SCHWARTZMAN, Simon et al. Tempos de Capanema. São Paulo/ Rio de Janeiro; Edusp/Paz e Terra, 1984. SOARES, Magda B. Metamemória, memórias: travessia de uma educadora. São Paulo: Cortez Editora, 1990. SOUZA, Rosa Fátima de. Templos de civilização. São Paulo: UNESP, 1998. STEPHANOU, Maria & BASTOS, Maria Helena Câmara (orgs.). Histórias e Memórias da Educação no Brasil. Rio de Janeiro: Vozes, 2005. (vols. 1, 2 e 3). VALDEMARIN, Vera Teresa. História dos métodos e materiais de ensino, a escola nova e seus usos. São Paulo, Cortez, 2010. VICENTINI, Paula Perin, LUGLI, Rosário Genta. História da profissão docente no Brasil. São Paulo: Cortez, 2009. VIDAL, Diana Gonçalves & FARIA FILHO, Luciano Mendes de. As lentes da história: estudos de história e historiografia da educação no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2005. VIDAL, Diana Gonçalves. Escola Nova e processo educativo. In. LOPES, Eliane Marta Teixeira, FARIA FILHO, Luciano Mendes, VEIGA, Cynthia Greive. 500 anos de educação no Brasil. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, p. 497-517. VIDAL, Diana Gonçalves, HILSDORF, Maria Lúcia Spedo (Orgs.). Tópicas em História da Educação. São Paulo: EDUSP, 2001. VILLALTA, L. C. O que se fala e o que se lê; língua, instrução e leitura. In. Souza, Laura de Mello e (Org.). História da vida provada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, vol. 1, p. 331-385. XAVIER, Libania Nacif. Para além do campo educacional: um estudo sobre o manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932). Bragança Paulista: EdUSF, 2002.