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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Filosofia da Educ e Ciências da Educ
 
Disciplina: EDF0120 - História da Educação II
History of Education II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 10 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
- compreensão da historicidade dos processos educativos e das práticas escolares no Brasil;
- ampliação do repertório dos futuros professores quanto à diversidade de instituições escolares no passado;
- Conhecimento das diferentes instituições educativas;
- Reconhecimento das especificidades da história da profissão docente no Brasil;
- Identificação da História da Educação como campo de pesquisa;
- Para a consecução dos objetivos a disciplina conta com a realização de viagens didáticas a instituições de pesquisa, extensão cultural, preservação, guarda e acervo de interesse para as temáticas inerentes ao programa de estudos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6399271 - Ana Luiza Jesus da Costa
162022 - Bruno Bontempi Junior
2177609 - Diana Gonçalves Vidal
6396959 - Maria Angela Borges Salvadori
2172708 - Maurilane de Souza Biccas
2049551 - Roni Cleber Dias de Menezes
 
Programa Resumido
A disciplina aborda os processos e práticas históricas de educação no Brasil, investigando as diferentes maneiras pelas quais os sujeitos históricos organizaram seus modos de aprender e de transmitir fazeres e conhecimentos. Para isto, contempla sujeitos, espaços, tempos, objetos, saberes e práticas que caracterizaram a história da educação brasileira desde o período colonial até o século XX.
 
This course addresses the historical processes and practices of education in Brazil, by investigating the different ways in which historical subjects organized their ways of learning and transferring procedures and knowledge. Therefore, it investigates subjects, spaces, times, objects, knowledge, and practices that distinguished the history of Brazilian education, from the colonial period until the twentieth century.
 
 
Programa
- Práticas de educação indígenas;
- Colonização e catequese: os jesuítas; 
- Reformas Pombalinas;
- A ilustração no Brasil e suas repercussões nos modos de educar;
- Escola e Império; 
- Os republicanos, a educação e a escola;
- Conflitos sociais e projetos de educação na primeira república;
- Escola Nova no Brasil: dimensões filosóficas, políticas e pedagógicas;
- A Era Vargas e a educação;
- A escola Brasileira entre 1946 e 1964;
- Ditadura Militar e reformas educacionais;
- Educação e escola no Brasil nas décadas de 1980 e 1990.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas dialogadas, seminários, estudos dirigidos, discussões orientadas e produção de textos. Práticas como Componente Curricular 10 horas, correspondentes a visitas externas a instituições de acervo e pesquisa da educação e cultura brasileira, bem como de sua memória escolar. Também se inclui nessa modalidade a visita a exposições de interesse para a temática da disciplina. Complementarmente, figuram como atividades curriculares a assistência a filmes em que se possa discutir representações artísticas e leituras próprias a partir de conteúdos inerentes à cultura e educação brasileiras. Também se inclui a orientação de projetos de ensino e pesquisa em função dos núcleos constituintes do programa curricular e outrossim relacionados à emergência de debates atuais e aos interesses trazidos pelo corpo discente. Por fim, são estimuladas práticas de leitura de obras literárias atinentes a aspectos englobados pela disciplina e uma correspondente atividade de escrita, em que os alunos exercitem tal capacidade escriturária, como instrumento de desenvolvimento intelectual e de expressão do raciocínio.
Critério
Trabalhos individuais e em grupo, fichamentos e resenhas de textos; participação nas aulas; seminários; provas escritas;
Norma de Recuperação
Provas escritas e orais; entrega de trabalhos individuais;
 
Bibliografia
     
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XAVIER, Libania Nacif. Para além do campo educacional: um estudo sobre o manifesto dos Pioneiros da Educação Nova
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