Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Filosofia da Educ e Ciências da Educ
 
Disciplina: EDF0216 - História da Infância e da Família
EDF0216 - Childhood and Family History

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
O curso objetiva capacitar o aluno a compreender a historicidade da instituição da infância e da família e a lidar historicamente com conceitos filosófico-pedagógicos ligados à compreensão das mesmas. Para a consecução dos objetivos a disciplina conta com a realização de viagens didáticas a instituições de pesquisa, extensão cultural, preservação, guarda e acervo de interesse para as temáticas inerentes ao programa de estudos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6399271 - Ana Luiza Jesus da Costa
2177609 - Diana Gonçalves Vidal
6396959 - Maria Angela Borges Salvadori
2172708 - Maurilane de Souza Biccas
2049551 - Roni Cleber Dias de Menezes
58888 - Waldir Cauvilla
 
Programa Resumido
O curso  apresenta o desenvolvimento das instituições "infância" e "família", na sociedade ocidental, desde  o período da transição da sociedade feudal para a sociedade moderna até a época contemporânea, e no caso do Brasil, desde o período colonial até nossos dias.
 
The course presents the development of “childhood” and “family” as institutions in Western society, from the period of transition from feudal society to modern society until contemporary times, and in the case of Brazil from the colonial period until the present day.
 
 
Programa
1. Origem e formação da família contemporânea.
2. A emergência da infância.
3. A família brasileira: evolução e modelos.
4. Infância e família no Brasil.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, leituras e explicação de textos, seminários.
Critério
Participação nas aulas e atividades propostas durante o curso; aproveitamento nas avaliações (provas, seminários, trabalhos monográficos).
Norma de Recuperação
Realização de atividade(s) de recuperação conforme modalidade(s) proposta(s) pelo(a) docente após o encerramento do período letivo regular, em período de acordo com calendário da graduação estabelecido pela USP.
 
Bibliografia
     
ALMEIDA, Ângela M. de (org.). Pensando a família no Brasil. Da Colônia à Modernidade. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, Ed. Da UFRJ, 1987.
ARIÉS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 2ª ed., 1981.
CÂNDIDO, Antônio. Os parceiros do Rio Bonito. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1982.
CANEVACCI, Massimo. Dialética da família. 4ª ed. Trad.: Carlos M. Coutinho. São Paulo: Brasiliense, 1985.
CASEY, James. A história da família. Trad.: Sérgio Bath. São Paulo: Editora Ática, 1992.
CORREA,, Mariza (org.). Colcha de Retalhos.São Paulo: Brasiliense, 1982.
DEL PRIORE, Mary (org.). História da criança no Brasil. São Paulo: Contexto, 4ª ed., 1996.
----------------------------( org.) História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 1999. 
DE MAUSE, Lloyd. Historia de la infancia. Versión española de Maria Dolores L. Martinez. Madrid: Alianza Editorial, 1982. 
D´INCAO, Maria Ângela (org.). Amor e família no Brasil. São Paulo: Ed. Contexto, 1989.
FARIA FILHO, Luciano M. de ( org.). A infância e sua educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
FAUSTO NETO, Ana Maria Q. Família operária e reprodução da força de trabalho. Petrópolis: Vozes, 1982.
FREITAS, Marcos C. de (org.). História social da infância no Brasil. São Paulo: Cortez Ed./USF-IFAN, 1997.
FREITAS, Marcos C.; KUHLMANN Jr., Moysés (org.). Os intelectuais na história da infância. São Paulo: Cortez, 2002.
FREYRE, Gilberto. Casa-Grande & Senzala. 10ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1961.
HEYWOOD, Colin. Uma história da infância. Porto Alegre: Artmed, 2004.
KUHLMANN JR., Moysés. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998.
LOVISOLO, Hugo. Escola e família. Constelação imperfeita. Ciência Hoje, v. 6, n. 11, p. 52-56, maio de 1987.
MARCÍLIO, Maria Luiza. História social da criança abandonada. São Paulo: Ed. Hucitec,1998. 
POSTER, Mark. Teoria crítica da família. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
SAMARA, Eni de Mesquita. A família brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1983. 
 

Clique para consultar os requisitos para EDF0216

Clique para consultar o oferecimento para EDF0216

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP