Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Educação
 
Filosofia da Educ e Ciências da Educ
 
Disciplina: EDF0217 - Análise Psicológica do Cotidiano Escolar
EDF0217 2 Psychological Analysis of Everyday School Life

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2000 Desativação:

Objetivos
O curso pretende levar o aluno à compreensão dos diversos aspectos do processo de aprendizagem. Tem como objetivo fundamental a discussão das contribuições teóricas, e possíveis implicações, do campo psicológico ao educacional, identificando o âmbito psico-pedagógico como um processo complexo e dinâmico, de modo a permitir uma visão crítica das concepções muitas vezes reducionistas e esteriotipadas sobre seus determinantes. Inclue ainda análise de estudos psicosociais sobre a escolarização e temáticas acerca do cotidiano escolar, enfatizando os matizes sociais, institucionais e grupais na constituição da subjetividade, os processos de socialização, e as continuidades e descontinuidades nas relações entre família/escola/trabalho.
 
 
 
Programa Resumido
O curso pretende levar o aluno à compreensão dos diversos aspectos do processo de aprendizagem. Tem como objetivo fundamental a discussão das contribuições teóricas, e possíveis implicações, do campo psicológico ao educacional, identificando o âmbito psico-pedagógico como um processo complexo e dinâmico, de modo a permitir uma visão crítica das concepções muitas vezes reducionistas e esteriotipadas sobre seus determinantes.
 
 
 
Programa
1. O processo de aprendizagem em suas dimensões psicológicas.
2. O indivíduo que aprende e o processo de escolarização.
3. Aspectos psicológicos do cotidiano escolar.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e seminários.
Critério
Provas, trabalhos e seminários
Norma de Recuperação
De acordo com o calendário do semestre.
 
Bibliografia
     
AUSUBEL, D. - Psicologia Educacional. Rio de Janeiro, Interamericana, 1980.
AZANHA, J.M.P. - Educação: alguns escritos. S.P., Cia. Ed. Nacional, 1987.
CARRAHER, T.N. - Na vida dez, na escola zero. S.P., Cortez, 1988.
LOBROT, M., PERETTI, A., et alli - Modifiquemos a escola. Editorial Pórtico, Lisboa.
PATTO, M.H.S. - Introdução à Psicologia Escolar. S.P., Queiroz, 1981.
PATTO, M.H.S. - Psicologia e Ideologia: uma introdução à psicologia escolar. S.P. Queiroz, 1984.
ROCKWELL E. EZPELETA, J. Pesquisa Participante. São Paulo. Cortez e Autores Assocaidos, 1989.
 

Clique para consultar os requisitos para EDF0217

Clique para consultar o oferecimento para EDF0217

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP