Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Filosofia da Educ e Ciências da Educ
 
Disciplina: EDF0223 - A Constituição da Subjetividade: Infância e Adolescência
EDF0223 4 Psychology of Education II (the Formation of Subjectivity: Childhood and Adolescence

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
. Propiciar ao aluno o conhecimento do processo de constituição da subjetividade com vistas a uma compreensão psicanalítica da infância e da adolescência.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
95532 - Leandro de Lajonquière
1979202 - Rinaldo Voltolini
 
Programa Resumido
O curso pretende oferecer ao futuro educador o conhecimento mínimo do processo de constituição da subjetividade com vistas a uma compreensão psicanalítica da infância e a adolescência.
 
 
 
Programa
1.As psicologias da personalidade e do desenvolvimento: uma breve análise histórico-epistemológica.
2. A psicanálise e uma outra forma de pensar a natureza e o funcionamento do psíquico.
3. Desenvolvimento e momentos estruturantes da subjetividade.
3.1. A imagem corporal, o ego e a experiência especular.
3.2. A sexualidade infantil, o desejo e o Complexo de Édipo.
3.3. A adolescência e a filiação
3.4. As “crises” do adolescer
4. Das vicissitudes e dos impasses na subjetivação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Aula expositiva tradicional (2 horas e 30 minutos)
2. Debate em sala de aula (1 hora e 30 minutos)
3. Plantão de dúvidas (extra-classe) do professor e do monitor. Acompanhamento e supervisão da redação de trabalhos acadêmicos.
4. Avaliação: Provas escritas individuais, sem consulta bibliográfica, a serem realizadas em sala de aula e redação (individual) trabalhos.
Critério
Provas escritas individuais, sem consulta bibliográfica, a serem realizadas em sala de aula em dias previamente agendados. Redação de trabalhos complementares. A nota final resulta da composição das notas parciais.
Norma de Recuperação
De acordo com o calendário do semestre
 
Bibliografia
     
FREUD, Sigmund - “Cinco Lições de Psicanálise”. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas. Vol. XI, Rio de Janeiro, Editora Imago, 1970 (1909).
_____________ - “Uma nota sobre o inconsciente na psicanálise”. IN: ESB, Vol. XVII, 1970 (1912)
_____________ - “A organização sexual infantil”. In: ESB, Vol. XIX, 1970 (1923)
_____________ - “A dissolução do complexo de Édipo”. In: ESB, Vol. XIX, 1970 (1924)
_____________ - “Algumas conseqüências psíquicas da distinção anatômica dos sexos”. In: ESB, Vol. XIX, 1970 (1925).
MANNONI, Maud – A Criança retardada e a mãe. São Paulo, Editora Martins Fontes, 1988 (1968)
_______________ - La crise de l´adolescence. Paris: Denoel, 1984.
WINNICOTT, Donald – A criança e seu mundo. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1982 (1964)
 

Clique para consultar os requisitos para EDF0223

Clique para consultar o oferecimento para EDF0223

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP