. Propiciar ao aluno o conhecimento do processo de constituição da subjetividade com vistas a uma compreensão psicanalítica da infância e da adolescência.
O curso pretende oferecer ao futuro educador o conhecimento mínimo do processo de constituição da subjetividade com vistas a uma compreensão psicanalítica da infância e a adolescência.
1.As psicologias da personalidade e do desenvolvimento: uma breve análise histórico-epistemológica.2. A psicanálise e uma outra forma de pensar a natureza e o funcionamento do psíquico.3. Desenvolvimento e momentos estruturantes da subjetividade.3.1. A imagem corporal, o ego e a experiência especular. 3.2. A sexualidade infantil, o desejo e o Complexo de Édipo.3.3. A adolescência e a filiação3.4. As “crises” do adolescer4. Das vicissitudes e dos impasses na subjetivação.
FREUD, Sigmund - “Cinco Lições de Psicanálise”. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas. Vol. XI, Rio de Janeiro, Editora Imago, 1970 (1909)._____________ - “Uma nota sobre o inconsciente na psicanálise”. IN: ESB, Vol. XVII, 1970 (1912)_____________ - “A organização sexual infantil”. In: ESB, Vol. XIX, 1970 (1923)_____________ - “A dissolução do complexo de Édipo”. In: ESB, Vol. XIX, 1970 (1924)_____________ - “Algumas conseqüências psíquicas da distinção anatômica dos sexos”. In: ESB, Vol. XIX, 1970 (1925). MANNONI, Maud – A Criança retardada e a mãe. São Paulo, Editora Martins Fontes, 1988 (1968)_______________ - La crise de l´adolescence. Paris: Denoel, 1984.WINNICOTT, Donald – A criança e seu mundo. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1982 (1964)