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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Filosofia da Educ e Ciências da Educ
 
Disciplina: EDF0225 - História da Escolarização Elementar no Brasil
EDF0225 -History of Elementary Schooling in Brazil

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
a) Compreender a construção histórica da escola elementar brasileira;
b) Refletir sobre as estratégias de escolarização do social implementadas historicamente;
c) Discorrer sobre as escolas de formação e as práticas docentes constituídas historicamente
d) Perceber a participação de homens e mulheres na construção histórica da docência no Brasil.
Para a consecução dos objetivos a disciplina conta com a realização de viagens didáticas a instituições de pesquisa, extensão cultural, preservação, guarda e acervo de interesse para as temáticas inerentes ao programa de estudos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6399271 - Ana Luiza Jesus da Costa
162022 - Bruno Bontempi Junior
2177609 - Diana Gonçalves Vidal
6396959 - Maria Angela Borges Salvadori
2172708 - Maurilane de Souza Biccas
2049551 - Roni Cleber Dias de Menezes
58888 - Waldir Cauvilla
 
Programa Resumido
O curso pretende discorrer sobre as estratégias de escolarização do social constituídas historicamente. Para tanto, privilegia a construção da escola elementar e a formação do magistério das séries iniciais, interrogando-se sobre a produção de espaços, tempos e sujeitos, bem como de saberes e práticas escolares.
 
The course aims to discuss the social schooling strategies historically constituted. Therefore, it focuses on the construction of elementary school and teacher education for early grades, questioning the production of spaces, times and subjects as well as knowledge and school practices.
 
 
Programa
Unidade I: Primeiros passos na constituição da forma escolar moderna (séculos XVI a XVIII)
No mundo colonial, os vários sujeitos da educação
Espaços e tempos de educação
Professores leigos e religiosos
O início da funcionarização do magistério
A querela dos métodos

Unidade II: A cultura escolar primária em construção (1827-1890)
Primórdios da escola nacional: as primeiras leis e iniciativas
A quem atendia a escola primária oficial
Do mestre à professora
Métodos e modos de ensinar

Unidade III: A era dos grupos escolares (1890-1971)
Os templos de civilização
As reformas educacionais e a formação docente
Da pedagogia moderna à pedagogia da Escola Nova
A infância escolarizada
A feminização do magistério
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aula expositiva, trabalho em grupo, seminários, análise e discussão de textos e atividades de pesquisa.
Critério
Participação em aulas; Realização de trabalhos; Participação de Seminário; Realização de atividades de pesquisa.
Norma de Recuperação
Realização de atividade(s) de recuperação conforme modalidade(s) proposta(s) pelo(a) docente após o encerramento do período letivo regular, em período de acordo com calendário da graduação estabelecido pela USP.
 
Bibliografia
     
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VINCENT, Guy; LAHIRE, Bernard; THIN, Daniel. Sobre a história e a teoria da forma escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, Revista da Faculdade de Educação da UFMG, n. 33, p. 7-48, jun. 2001.
 

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