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Faculdade de Educação
 
Filosofia da Educ e Ciências da Educ
 
Disciplina: EDF0285 - Introdução aos Estudos da Educação: Enfoque Filosófico
Introduction to Educational Studies: Philosophical Approach

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
Exercitar a leitura e a análise de textos clássicos da tradição filosófica sobre Educação
Discutir os fundamentos antropológicos, éticos, políticos e epistemológicos da Educação e suas conexões com a experiência e a prática docente. 
Prática como Componente Curricular  (PCC):
Constituem atividades de Prática como Componente Curricular  (PCC) exercícios de interpretação filosófica de obras cinematográficas e literárias que focalizam as instituições escolares, seus profissionais e agentes e projetos de investigação acerca da consistência teórica e argumentativa dos discursos e proposições presentes no contexto de ensino e prática docentes, sejam os de origem oficial (normas e deliberações), sejam outros, de caráter difuso e marcados pelo senso comum.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
170060 - Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis Boto
366155 - Cristiane Maria Cornelia Gottschalk
92852 - José Sergio Fonseca de Carvalho
1246883 - Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio
62751 - Maria de Fatima Simoes Francisco
 
Programa Resumido
A abordagem filosófica na introdução aos estudos da educação procura oferecer um exame crítico das diferentes doutrinas educacionais e pedagógicas presentes em textos clássicos e o exame analítico das teorias educacionais do ponto de vista da validade de suas conclusões e da clareza de seus conceitos. Volta-se ainda para as diversas teorias do conhecimento, articulando-as com textos e autores que problematizam conceitos e concepções de ensino, aprendizagem, formação e educação.
 
 
 
Programa
1. As origens da Filosofia. Filosofia e senso comum. Filosofia e Linguagem. Filosofia e Ciências.
2. Conceito(s) de Educação.
3. A natureza da teoria em Educação: aspectos epistemológicos, éticos e políticos.
4. Fins e valores na prática educacional como problemas filosóficos.
5. A dimensão ético-política da Educação.
6. Filosofia, Educação e prática docente.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas Expositivas. Leituras e discussões em grupo. Exercícios. Seminários. Provas.
Critério
Os alunos serão avaliados por meio das atividades indicadas acima.
Norma de Recuperação
A serem indicadas pelo(a) professor(a) no início das aulas.
 
Bibliografia
     
ABBAGNANO. N. Dicionário de Filosofia. Ed. revista e ampliada. SP: Martins Fontes, 2007.   
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AQUINO, Tomás. Sobre o ensino (De magistro). São Paulo: Martins Fontes, 2004.
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ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. SP: Abril,1978 (Coleção Os Pensadores).
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DEWEY, John. Democracia e educação. 3.ed. São Paulo: Nacional, 1959.
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____________. Experiência e Educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1971.
_____________ Vida e Educação. São Paulo: Melhoramentos, 1978.
____________. Escritos Seletos. São Paulo: Abril Cultural, 1980. (Col. Os Pensadores).
FERRATER MORA. J. Dicionário de Filosofia. SP: Martins Fontes, 2001.
FREIRE. Paulo. Educação como prática da liberdade. RJ: Editora Civilização Brasileira, 1967.
GUSDORF. George. Professores para quê? SP: Martins Fontes, 2003. 
HAACK. S. Manifesto de uma Moderada Apaixonada – Ensaios contra a moda irracionalista. PUC/Rio-Loyola, 2011.
JAEGER. W. Paideia - A Formação do Homem Grego. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1995.
KANT. I.  Sobre a pedagogia.  Piracicaba: Editora Unimep, 1996.
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LAUAND. L. J. O que é uma Universidade? SP: EDUSP/Perspectiva, 1987.
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PLATÃO. Diálogos. Pará: Editora da Universidade do Pará, 1973 (e anos seguintes). 
RANCIÈRE. J. O Mestre Ignorante. Cinco Lições sobre Emancipação Intelectual.
Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
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ROUSSEAU. J. - J. Do Contrato Social. SP: Editora Abril, 1973 (Col. Os Pensadores).
_______________. Considerações  sobre o governo da Polônia. SP: Brasiliense, 1982.
_______________. Emílio ou Da Educação. SP:  Martins Fontes, 1995.
_______________. Discurso sobre a economia política. In Discurso sobre a economia política e Do contrato social. Petrópolis: Vozes, 1996. 
RORTY. Richard. Contingência, Ironia e Solidariedade. SP: Martins Fontes, 2007. 
TEIXEIRA. Anísio. A Pedagogia de Dewey - Esboço da Teoria da Educação de John Dewey. In Dewey. J. Vida e Educação. SP: Abril Cultural, 1980  (Col. Os Pensadores).
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações. SP: Editora Abril, 1999 (Col. Os Pensadores).
WOLLSTONECRAFT. M. Reivindicação dos direitos da mulher. SP: Boitempo, 2016. 
VERNANT. J. P. As Origens do Pensamento Grego. Rio de Janeiro: Difel, 2002. 
 

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