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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Filosofia da Educ e Ciências da Educ
 
Disciplina: EDF0287 - Introdução aos Estudos da Educação: Enfoque Histórico
Introduction to Educational Studies: Historical Approach

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
O curso tem por objetivo abordar a história da educação brasileira, com foco no processo de escolarização, como forma de introduzir os alunos aos estudos da Educação.
Para a consecução dos objetivos a disciplina conta com a realização de viagens didáticas a instituições de pesquisa, extensão cultural, preservação, guarda e acervo de interesse para as temáticas inerentes ao programa de estudos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6399271 - Ana Luiza Jesus da Costa
162022 - Bruno Bontempi Junior
2177609 - Diana Gonçalves Vidal
6396959 - Maria Angela Borges Salvadori
2172708 - Maurilane de Souza Biccas
2049551 - Roni Cleber Dias de Menezes
 
Programa Resumido
A disciplina se propõe a abordar a história da educação no mundo ocidental moderno e contemporâneo, a partir da análise do processo da escolarização da sociedade brasileira.
 
The subject proposes to approach the history of education in the modern and contemporary western world, based on the analysis of the schooling process in Brazilian society.
 
 
Programa
1. A constituição da escola no Brasil entre os séculos XVI e XXI:
1.1. O aparecimento da escola moderna;
1.2. A organização do sistema educativo;
1.3. As reformas educacionais;
1.4. A legislação geral.

2. A história da profissão docente no Brasil:
2.1. As congregações docentes;
2.2. Os primeiros funcionários públicos;
2.3. A criação das escolas normais;
2.4. A feminização do magistério;
2.5 A proletarização da profissão docente.

3. Métodos e Práticas escolares:
3.1. Os métodos de organização da classe;
3.2. Os métodos de ensino;
3.3. As escolas moderna e nova.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aula expositiva, trabalhos em grupo, seminários e outros. Práticas como Componente Curricular: 20 horas, correspondentes a visitas externas a instituições de acervo e pesquisa em educação e cultura brasileira, bem como de memória da escola elementar paulista e exposições de interesse para a temática da disciplina. Complementarmente, figuram como atividades curriculares a assistência a filmes em que se possa discutir representações artísticas e leituras próprias a partir de conteúdos inerentes à história da escola e da educação elementar no Brasil; orientação de projetos de ensino e pesquisa e estímulo à leitura de obras literárias atinentes a aspectos englobados pela disciplina e uma correspondente atividade de escrita, como instrumento de desenvolvimento intelectual e de expressão do raciocínio.
Critério
Seminários, trabalhos em grupo, provas individuais e outros.
Norma de Recuperação
Realização de atividade(s) de recuperação conforme modalidade(s) proposta(s) pelo(a) docente após o encerramento do período letivo regular, em período de acordo com calendário da graduação estabelecido pela USP.
 
Bibliografia
     
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