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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Filosofia da Educ e Ciências da Educ
 
Disciplina: EDF0287 - Introdução aos Estudos da Educação: Enfoque Histórico
Introduction to Educational Studies: Historical Approach

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2007 Desativação: 14/07/2018

Objetivos
O curso tem por objetivo abordar a história da educação brasileira, com foco no processo de escolarização, como forma de introduzir os alunos aos estudos da Educação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6399271 - Ana Luiza Jesus da Costa
162022 - Bruno Bontempi Junior
2177609 - Diana Gonçalves Vidal
6396959 - Maria Angela Borges Salvadori
2172708 - Maurilane de Souza Biccas
2049551 - Roni Cleber Dias de Menezes
 
Programa Resumido
A disciplina se propõe a abordar a história da educação no mundo ocidental moderno e contemporâneo, a partir da análise do processo da escolarização da sociedade brasileira. 
 
 
 
Programa
1. A constituição da escola no Brasil entre os séculos XVI e XXI:
1.1. O aparecimento da escola moderna;
1.2. A organização do sistema educativo;
1.3. As reformas educacionais;
1.4. A legislação geral.

2. A história da profissão docente no Brasil:
2.1. As congregações docentes;
2.2. Os primeiros funcionários públicos;
2.3. A criação das escolas normais;
2.4. A feminização do magistério;
2.5 A proletarização da profissão docente.

3. Métodos e Práticas escolares:
3.1. Os métodos de organização da classe;
3.2. Os métodos de ensino;
3.3. As escolas moderna e nova.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aula expositiva, trabalhos em grupo, seminários e outros. Práticas como Componente Curricular: 20 horas, correspondentes a visitas externas a instituições de acervo e pesquisa em educação e cultura brasileira, bem como de memória da escola elementar paulista e exposições de interesse para a temática da disciplina. Complementarmente, figuram como atividades curriculares a assistência a filmes em que se possa discutir representações artísticas e leituras próprias a partir de conteúdos inerentes à história da escola e da educação elementar no Brasil; orientação de projetos de ensino e pesquisa e estímulo à leitura de obras literárias atinentes a aspectos englobados pela disciplina e uma correspondente atividade de escrita, como instrumento de desenvolvimento intelectual e de expressão do raciocínio.
Critério
Seminários, trabalhos em grupo, provas individuais e outros.
Norma de Recuperação
Realização de atividade(s) de recuperação conforme modalidade(s) proposta(s) pelo(a) docente após o encerramento do período letivo regular, em período de acordo com calendário da graduação estabelecido pela USP.
 
Bibliografia
     
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