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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Filosofia da Educ e Ciências da Educ
 
Disciplina: EDF0294 - Psicologia da educação: constituição do sujeito, desenvolvimento e aprendizagem na escola,cultura e sociedade
Educational Psychology: subjectivity , development and learning

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Estágio: 30 h , Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
O curso visa discutir criticamente as vicissitudes da educação na sociedade contemporânea, procurando analisar o impacto das tendências de constituição da subjetividade na pós-modernidade sobre a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos, bem como sobre a construção  da identidade do professor. Visa proporcionar ao futuro professor conhecimentos sobre o desenvolvimento cognitivo e psicossocial da criança e do adolescente, além de sensibilizá-lo para a diversidade étnica e cultural dos alunos, que aponte para uma diversidade de experiências capaz de propiciar ao sujeito em constituição identificações múltiplas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
95532 - Leandro de Lajonquière
43669 - Maria Cecilia Cortez Christiano de Souza
1517252 - Monica Guimaraes Teixeira do Amaral
1979202 - Rinaldo Voltolini
 
Programa Resumido
Noções fundamentais do campo psicológico, tais como aprendizagem e desenvolvimento devem ser entendidos em referência ao contexto histórico que as abriga e as influencia em sua dinâmica. Partindo das elaborações conceituais clássicas do campo, o curso examina o impacto da cultura contemporânea sobre a aprendizagem e o desenvolvimento do sujeito, principalmente na adolescência.
Discute também os fundamentos do discurso psicológico hegemônico, além de propor temas de reflexão acerca de estratégias e intervenções possíveis na crise atual da escola brasileira.
13: Estágio:
Esta disciplina prevê as seguintes atividades de estágio: 
- Os alunos deverão elaborar, individualmente ou em duplas, um projeto de estágio tendo um tema central definido a partir dos pontos do programa do curso. Tal projeto, a ser realizado em campo pode se valer de vários instrumentos comuns à pesquisa: entrevistas, observações diretas, análise de documentos, ficando a definição da pertinência de cada instrumento a critério da coerência com relação ao tema levantado.
- trabalho de campo envolvendo, observação, entrevistas com alunos, professores, educadores em geral;
- analise do material levantado nas observações e/ou entrevistas, à luz dos temas desenvolvidos no curso e da experiência particular do aluno;
 A realização do estágio na disciplina, por sua vez, tem o objetivo de permitir ao futuro professor um exame da complexidade da situação pedagógica, para aproxima-lo desse aluno concreto, sujeito da atividade educativa. As práticas como componentes curriculares (PCC) visam a investigação do cotidiano escolar e nessa disciplina consistirão em observações de jovens em situação educativa para posterior análise do material em discussões no decorrer da disciplina. Para tanto, os alunos deverão observar, relatar, analisar o material colhido.  

 
 
 
Programa
- Bases psicológicas dos processos de desenvolvimento na infância e na adolescência: os aspectos cognitivos (relação pensamento/linguagem) e afetivos (relação inteligência/ afetividade).
- Análise psicológica dos processos psicossociais da escolarização: temáticas do cotidiano escolar.
- Articulações entre a constituição do sujeito, desenvolvimento e aprendizagem.  
- Vicissitudes da aprendizagem e do desenvolvimento no contexto pós-moderno.
- A subjetividade adolescentena sociedade contemporânea.
- O declínio da autoridade e da responsabilidade.
- Estratégias e intervenções possíveis na crise atual da escola brasileira.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, seminários e análise de textos Atividade de estágio: Os alunos deverão elaborar, individualmente ou em duplas, um projeto de estágio tendo um tema central definido a partir dos pontos do programa do curso. Tal projeto, a ser realizado em campo pode se valer de vários instrumentos comuns à pesquisa: entrevistas, observações diretas, análise de documentos, ficando a definição da pertinência de cada instrumento a critério da coerência com relação ao tema levantado.
Critério
Participação em pelo menos 75% das atividades do curso, leitura dos textos obrigatórios, participação nos trabalhos e avaliações.
Norma de Recuperação
Realização de leituras e atividades supervisionadas, provas .
 
Bibliografia
     
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VOLTOLINI, R. Educação e Psicanálise. RJ , J.Z.E. 2011
VOLTOLINI, R. Retratos do mal-estar contemporâneo na educação, S.P. Escuta/FAPESP, 2013
 

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