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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Filosofia da Educ e Ciências da Educ
 
Disciplina: EDF0296 - Psicologia da Educação : Uma Abordagem Psicossocial do Cotidiano Escolar
Educational Psychology: a Psychosocial Approach to School Life

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Estágio: 30 h , Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
a) Apresentar e discutir criticamente as aproximações entre a Psicologia e a Educação Escolar, particularmente no âmbito da educação brasileira e da formação de professores.
b) Apresentar os fundamentos da psicologia da educação e da psicologia escolar crítica, suas contribuições para o entendimento das relações professor-aluno, como lócus privilegiado no entendimento dos processos de desenvolvimento psicológico e da aprendizagem no contexto das instituições escolares e de seu cotidiano.
c) Apresentar e discutir algumas das principais questões do cotidiano escolar, enfatizando as matizes sociais e institucionais na constituição das práticas e processos escolares e seus resultados. 
d) Apresentar noções elementares da pesquisa que toma a escola como objeto de estudo bem como fornecer bases conceituais e práticas sobre as técnicas de observação e entrevista e seus registros, tomados como instrumentos formativos para a prática pedagógica e pesquisa educacional.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
53712 - Denise Trento Rebello de Souza
93593 - Sandra Maria Sawaya
 
Programa Resumido
A Psicologia constituiu-se historicamente como uma das ciências nas quais a Educação mais busca suporte para entender e intervir nas questões escolares. Essa contribuição se deu, em diversos momentos, a partir de uma transposição simplificada e reducionista sobre os fenômenos que se desenvolvem no cotidiano escolar. As críticas a essas apropriações, já feitas no âmbito da própria Psicologia, são tratadas no curso. Além disso, são apresentadas as principais teorias psicológicas, sua presença na educação na atualidade e no entendimento do processo de desenvolvimento psicológico dos alunos, da sua aprendizagem e das práticas e processos escolares. Para tanto, vale-se do trabalho de alguns autores que têm contribuído para a construção de referenciais teóricos que levam em consideração a natureza complexa e multideterminada dos processos de ensino e aprendizagem, da natureza das relações interpessoais e dos fenômenos psicossociais que se desenvolvem no dia-a-dia das escolas.
 
 
 
Programa
1. Psicologia e Educação: o conhecimento psicológico e o processo de escolarização.
a. Breve histórico da Psicologia da Educação e da Psicologia Escolar, incluindo seus modelos de atuação junto à educação escolar.
b. Relações interpessoais, formação de identidade e desempenho escolar.
2. Psicologia e Educação escolar: professor e aluno como principais protagonistas do processo de escolarização. 
a. Alguns conceitos básicos das teorias psicológicas do desenvolvimento humano. 
b. O processo de ensino aprendizagem e a relação professor-aluno.
c. As explicações tradicionais sobre as causas do baixo desempenho escolar: uma revisão histórica e crítica.
d. Mitos sobre as causas das dificuldades escolares.
3. Novas contribuições da Psicologia à Educação: o cotidiano escolar como dimensão de análise das práticas e processos educacionais.
a. Vida cotidiana: por que construir um outro objeto de estudo?
b. Preconceitos e estereótipos sociais e sua presença na vida escolar cotidiana.
c. Alguns temas centrais da escola contemporânea violência, disciplina, preconceitos, autoridade docente, autonomia discente.
d. Contribuições dos estudos etnográficos para a compreensão da escola, suas práticas e processos.
4. A Psicologia e a formação contínua do professor: repensando as estratégias tradicionais de formação contínua e as novas tendências.
a. Estratégias tradicionais e novas tendências. 
b. O aperfeiçoamento de professores: questão individual ou institucional?
 
 
 
Avaliação
     
Método
aulas expositivas, discussão em pequenos grupos e seminários. Atividades : Os alunos elaboram individualmente ou em duplas, um projeto de estágio a partir da definição de um tema central (por exemplo: autoridade docente). Esse projeto segue em linhas gerais os moldes de um projeto de iniciação científica: definição de questão orientadora, hipóteses, procedimentos e instrumentos, revisão de literatura, cronograma. Sugere-se que os projetos incluam entrevistas e observações, por serem instrumentos importantes na formação de professores e na pesquisa sobre a escola e seus processos educacionais. Porém, os alunos podem valer-se de outros instrumentos, caso seja necessário, para a realização de seu projeto de estágio (por exemplo: análise de documentos, questionário, etc ) Objetivos: 1. Propiciar ao aluno a oportunidade de estabelecer contato com escolas, educadores, alunos, preferencialmente das redes públicas. 2. Criar condições para que o aluno consiga elaborar reflexão final na qual possa articular a discussão desencadeada a partir do projeto de estágio aos conteúdos abordados ao longo do curso (aulas expositivas, leituras e discussões em sala de aula). 3. Oferecer noções sobre técnicas de entrevista e observação na pesquisa educacional. 4.Dar oportunidade aos alunos de conhecer a versão da escola, dos alunos, da equipe de direção, mediante entrevistas, observação em sala de aula, frequência a reunião de professores e conselhos de classe sobre as principais questões da educação e as soluções que têm buscado: fracasso escolar, indisciplina e violência na escola. Atividades desenvolvidas pelo docente: Preparação de aulas expositivas com orientações gerais sobre diferentes tipos usos e finalidades da técnica de entrevistas e observação, problemas enfrentados e estratégias de enfrentamento etc. Supervisão e orientação na elaboração dos projetos de estágio e dos roteiros de entrevistas (elaborados pelos alunos individualmente ou em duplas) e no trabalho de transcrição e análise do material obtido. Orientação na escolha de bibliografia complementar específica para análise dos temas de seus projetos de estágios. Práticas como componentes curriculares: (20hs) exercícios em classe; resenha de textos; elaboração de projetos de estágios; apresentação oral dos estágios em classe e discussão; exame de documentos; supervisão dos estágios, com análise do material recolhido e eventualmente devolutiva para a escola.
Critério
relatório de estágio e trabalhos individuais e em grupo em sala de aula
Norma de Recuperação
Realização de leituras e atividades supervisionadas, provas .
 
Bibliografia
     
ANGELUCCI, C. B. et al. O estado da arte da pesquisa sobre o fracasso escolar (1991-2002): um estudo introdutório. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.1, p.51-72, jan./abr. 2004.
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