Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Educação
 
Filosofia da Educ e Ciências da Educ
 
Disciplina: EDF0535 - Filosofia da Educação (Filosofia, Cultura e Educação)
EDF0535 3 Philosophy of Education (Philosophy, Culture and Education)

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/1999 Desativação:

Objetivos
1. Possibilitar a alunos interessados em ampliar e aprofundar seus conhecimentos em filosofia, um estudo mais sistemático da tradição filosófica em termos de informações históricas e de análises teóricas.
2. Propiciar aos alunos uma visão de conjunto dos principais modelos históricos do pensamento filosófico, em sua gênese, constituição e evolução na cultura ocidental.
3. Explicitar as relações entre filosofia, cultura e educação, destacando a contribuição da filosofia para a configuração dos atuais contornos da cultura e da educação.
4. Ensejar o contato do alunos com algumas obras clássicas da filosofia, mediante a leitura e análise de textos representativos dos vários sistemas.
 
 
 
Programa Resumido
Possibilitar a alunos do curso de Licenciatura, interessados em ampliar e aprofundar seus conhecimentos em filosofia, um estudo mais sistemático da tradição filosófica em termos de informações históricas e de análises teóricas.
Propiciar aos alunos uma visão de conjunto dos principais modelos históricos do pensamento filosófico, em sua gênese, constituição e evolução na cultura ocidental.
Explicitar as relações entre filosofia, cultura e educação, destacando a contribuição da filosofia para a configuração dos atuais contornos da cultura e da educação.
Oportunizar o contato do alunos com algumas obras clássicas da filosofia, mediante a leitura e análise de textos representativos dos vários sistemas.
 
 
 
Programa

1. As origens da filosofia na cultura ocidental. O caráter antropológico da reflexão filosófica e sua expressão histórica.
2. A problemática do ser e a visão essencialista da filosofia antiga e medieval. O realismo e o idealismo da ontologia clássica.
3. A problemática do conhecimento e o projeto filosófico da modernidade. Empirismo e racionalismo na epistemologia moderna. A construção do iluminismo criticista. Idealismo e positivismo e sua expressão na filosofia moderna.
4. A problemática da ação e os desafios da filosofia contemporânea. As expressões atuais da filosofia: a tradição positivista, a tradição subjetivista e a tradição dialética.
5. A contribuição do projeto filosófico para a teoria e a prática da educação na atualidade.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, debates e seminários.
Critério
Participação nas aulas e debates e desempenho nos trabalhos.
Norma de Recuperação
 
Bibliografia
     
ABBAGNANO, N. - História da Filosofia. 14 vols. Lisboa, Presença, 1978.
ANDERY, M.A. e outros - Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. Rio/São Paulo, Espaço e Tempo/EDUC, 1988.
BOCHENSKI, I.M. - A filosofia contemporânea ocidental. São Paulo, EPU/EDUSP, 1975.
BREHIER, E. - História da filosofia. São Paulo, Mestre Jou, 1977.
CHATELET, F. - História da Filosofia. 8 vols. Rio de Janeiro, Zahar, 1981.
CHAUI, M. e outros - Primeira filosofia. São Paulo, Brasiliense, 1984.
JAEGGER, W. - Paidéia. São Paulo, Martins Fontes, 1986.
LARA, T.A. - Caminhos da razão no Ocidente. Petrópolis, Vozes, 1986.
MONDOLFO, R. - O pensamento antigo. 2 vols. São Paulo, Mestre Jou, 1966.
SCIACCA, M.F. - História da filosofia. 3 vols. São Paulo, Mestre Jou, 1975.
SCRUTON, R. - Introdução à filosofia moderna. Rio de Janeiro, Zahar, 1982.
COLEÇÕES DE TEXTOS: Os Pensadores. Editora Abril, São Paulo.
Os Mestres da Modernidade. Ed. Cultrix, São Paulo.
 

Clique para consultar os requisitos para EDF0535

Clique para consultar o oferecimento para EDF0535

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP