1. Possibilitar a alunos interessados em ampliar e aprofundar seus conhecimentos em filosofia, um estudo mais sistemático da tradição filosófica em termos de informações históricas e de análises teóricas.2. Propiciar aos alunos uma visão de conjunto dos principais modelos históricos do pensamento filosófico, em sua gênese, constituição e evolução na cultura ocidental.3. Explicitar as relações entre filosofia, cultura e educação, destacando a contribuição da filosofia para a configuração dos atuais contornos da cultura e da educação.4. Ensejar o contato do alunos com algumas obras clássicas da filosofia, mediante a leitura e análise de textos representativos dos vários sistemas.
Possibilitar a alunos do curso de Licenciatura, interessados em ampliar e aprofundar seus conhecimentos em filosofia, um estudo mais sistemático da tradição filosófica em termos de informações históricas e de análises teóricas.Propiciar aos alunos uma visão de conjunto dos principais modelos históricos do pensamento filosófico, em sua gênese, constituição e evolução na cultura ocidental.Explicitar as relações entre filosofia, cultura e educação, destacando a contribuição da filosofia para a configuração dos atuais contornos da cultura e da educação.Oportunizar o contato do alunos com algumas obras clássicas da filosofia, mediante a leitura e análise de textos representativos dos vários sistemas.
1. As origens da filosofia na cultura ocidental. O caráter antropológico da reflexão filosófica e sua expressão histórica.2. A problemática do ser e a visão essencialista da filosofia antiga e medieval. O realismo e o idealismo da ontologia clássica.3. A problemática do conhecimento e o projeto filosófico da modernidade. Empirismo e racionalismo na epistemologia moderna. A construção do iluminismo criticista. Idealismo e positivismo e sua expressão na filosofia moderna.4. A problemática da ação e os desafios da filosofia contemporânea. As expressões atuais da filosofia: a tradição positivista, a tradição subjetivista e a tradição dialética.5. A contribuição do projeto filosófico para a teoria e a prática da educação na atualidade.
ABBAGNANO, N. - História da Filosofia. 14 vols. Lisboa, Presença, 1978.ANDERY, M.A. e outros - Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. Rio/São Paulo, Espaço e Tempo/EDUC, 1988.BOCHENSKI, I.M. - A filosofia contemporânea ocidental. São Paulo, EPU/EDUSP, 1975.BREHIER, E. - História da filosofia. São Paulo, Mestre Jou, 1977.CHATELET, F. - História da Filosofia. 8 vols. Rio de Janeiro, Zahar, 1981.CHAUI, M. e outros - Primeira filosofia. São Paulo, Brasiliense, 1984.JAEGGER, W. - Paidéia. São Paulo, Martins Fontes, 1986.LARA, T.A. - Caminhos da razão no Ocidente. Petrópolis, Vozes, 1986.MONDOLFO, R. - O pensamento antigo. 2 vols. São Paulo, Mestre Jou, 1966.SCIACCA, M.F. - História da filosofia. 3 vols. São Paulo, Mestre Jou, 1975.SCRUTON, R. - Introdução à filosofia moderna. Rio de Janeiro, Zahar, 1982.COLEÇÕES DE TEXTOS: Os Pensadores. Editora Abril, São Paulo. Os Mestres da Modernidade. Ed. Cultrix, São Paulo.