Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Educação
 
Filosofia da Educ e Ciências da Educ
 
Disciplina: EDF0648 - Educação: Caráter Universal e Relativismo Histórico
EDF0648 1 Education: Universal Character and Historical Relativism

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/1993 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina visa discutir o problema da formação de educadores, meta mais abrangente do Curso de Licenciatura, como um problema de antropologia filosófica. Tendo em vista impedir que os alunos se convertam naquilo que Ortega Y. Gasset denomina de "bárbaros modernos" ou "sábios-ignorantes", procuraremos examinar criticamente alguns conceitos básicos discutidos pela tradição filosófica ocidental, como alicerce seguro da reflexão pedagógica. Entre esses conceitos, salientamos os da educabilidade da vontade para a moralidade, da recriação da unidade do saber e do aprender a pensar ou aprender a aprender.
 
 
 
Programa Resumido
Esta disciplina visa a discutir o problema da formação de educadores, meta mais abrangente do Curso de Licenciatura, como um problema de antropologia filosófica. Tendo em vista impedir que os alunos se convertam naquilo que Ortega Y. Gasset denomina de "bárbaros modernos" ou "sábios-ignorantes", procuraremos examinar criticamente alguns conceitos básicos discutidos pela tradição filosófica ocidental, como alicerce seguro da reflexão pedagógica. Entre esses conceitos, salientamos os da educabilidade da vontade para a moralidade, da recriação da unidade do saber e do aprender a pensar ou aprender a aprender.
 
 
 
Programa
1. Historicismo, relativismo ético e caráter universal da pedagogia.
2. Reflexão filosófica enquanto reflexão ética sobre a ação pedagógica.
3. Educação e o ideal da Formação do Homem.
4. Educação: Vida e Crescimento.
a) a crítica ao pedantismo em educação.
b) a educação útil e as idéias inertes.
5. Vida do Espírito e Unidade do Saber.
6. Desenvolvimento intelectual de valor: o aprender a pensar ou o aprender a aprender.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e discussão de textos em seminários.
Critério
Provas escritas e participação nas atividades programadas.
Norma de Recuperação
 
Bibliografia
     
BOCHENSKI, J.M.- Diretrizes do Pensamento Filosófico, Ed. Herder, São Paulo, 1971.
______________ - Filosofia Contemporânea Ocidental, Ed. Herder, São Paulo, 1962.
JASPERS, Karl - Introdução do Pensamento Filosófico, Ed. Cultrix, São Paulo, 1973.
ORTEGA y GASSET, José - A Rebelião das Massas, Livro Ibero-Americano, Rio de Janeiro, 1971.
_____________________ - Que é Filosofia?, Livro Ibero-Americano, Rio de Janeiro, 1971.
REBOUL, Olivier - A Doutrinação, Ed. Nacional, São Paulo, 1980.
_______________ - Filosofia da Educação, Ed. Nacional, São Paulo, 1978.
WHITEHEAD, A.N. - Os Fins da Educação, Editora Nacional;, São Paulo, 1969.
DILTHEY, W. - Fundamentos de um Sistema de Pedagogia, Editorial Losada, S.N. Buenos Aires, 1940.
IMAZ, E. - El Pensamiento de Dilthey, El Colegio de Mexico, 1º ed., 1946.
AMARAL, M.N. de Camargo Pacheco - Dilthey: Um conceito de vida e uma pedagogia. Ed. Perspectiva. São Paulo. 1987.
DEWEY, John - Democracia e Educação, Ed. Nacional, São Paulo, 1959.
___________ - Vida e Educação, Ed. Melhoramentos, São Paulo, 1954.
AMARAL, M.N.C.P. - Dewey: Filosofia e Experiência Democrática, Ed. Perspectiva, São Paulo, 1990.
 

Clique para consultar os requisitos para EDF0648

Clique para consultar o oferecimento para EDF0648

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP